Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wordpress_autolist/blog/wp-includes/functions.php on line 6114
O que é multa Renainf? Entenda como ela funciona!
ÁREA DO CLIENTE
<strong>O que é multa Renainf? Saiba tudo sobre ela!</strong>

O que é multa Renainf? Saiba tudo sobre ela!

Você sabe o que é multa Renainf? Já ouviu falar nesse termo? Não? Tudo bem. Nós vamos te explicar o que ele significa, como funciona e como consultar a infração. É só continuar a leitura para conferir tudo sobre o assunto! 

Afinal, o que é multa Renainf? 

Antes de explicarmos como acontece, é preciso esclarecer que o Renainf (Registro Nacional de Infrações de Trânsito), na verdade, é um sistema coordenado pelo Denatran, com o intuito de identificar infrações cometidas em estados diferentes do que determinado automóvel foi cadastrado

Esse sistema vai verificar e notificar o dono do veículo sobre a ocorrência, a qual acarretará em uma multa vinculada ao Detran do estado em que o veículo está registrado.  

É mais ou menos assim: vamos imaginar que o proprietário de um carro do Paraná vai viajar para São Paulo. Chegando lá, o condutor comete uma infração de trânsito. Para  validar o processo, o órgão autuador de São Paulo irá registrar por meio do sistema Renainf que o veículo do Paraná consumou a infração e, então, o proprietário receberá uma notificação. 

Como saber se o veículo possui multa Renainf?

Apesar de não ser muito conhecida, a Renainf merece atenção, principalmente se você pretende comprar um automóvel seminovo ou usado.

Muitas vezes, a pessoa adquire o carro sem saber da existência da multa. Quando descoberta, o pagamento tem de ser feito, e possivelmente já com o acréscimo de juros. Por isso, antes de fechar negócio, é preciso analisar. 

Para consultar se há inscrição de multa, você deve verificar qual foi o órgão autuador para entrar em contato. Isso porque, além do Detran, pode ser que ela tenha sido autuada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) ou ainda pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). 

Normalmente as instruções de pagamento e informações de contato são enviadas através das notificações. Portanto, a dica é: fique de olho!

Além de identificar a incidência de multas, vale a pena fazer uma consulta veicular mais completa. Para isso, você pode contar com as soluções da AutoList e garantir negociações mais seguras. Aproveite para conferir! 

E então, esse conteúdo foi útil para você? Se quiser ler outras postagens como essa, é só continuar acompanhando nosso blog e nos seguir nas redes sociais. Até a próxima!

POSTS RELACIONADOS