Você também tem dúvidas sobre o pneu remold? Não sabe exatamente como ele é feito, se é seguro e se vale a pena utilizá-lo para economizar? Então este conteúdo é para você!
No post de hoje, vamos explicar o que é e como é produzido esse tipo de peça para que você possa escolher a melhor opção quando for fazer a troca de pneus! Continue a leitura para conferir!
O que é o pneu remold e como ele é desenvolvido
O pneu remold ou remoldado, como também é conhecido, passa por uma espécie de reconstrução (e por isso recebe esse nome). Esse processo envolve a raspagem e a troca da borracha das laterais da peça, dos ombros e da banda de rodagem, preservando apenas a carcaça original do pneu.
Vale entender melhor a função de cada uma dessas partes:
- Lateral: serve para amortecer as irregularidades do solo. Justamente por isso possui uma borracha resistente e flexível.
- Ombro: responsável por suportar o peso do veículo em curvas, conta com uma borracha extra para aguentar os desgastes e promover estabilidade ao automóvel.
- Banda de rodagem: é a parte do componente que fica em contato direto com o solo.
Os desenhos e sulcos da banda garantem aderência em chão seco e molhado, evitando derrapagem, aquaplanagem, além de reduzirem a temperatura do pneu e minimizarem os ruídos.
Pneu remold é seguro? Vale a pena utilizar?
A peça remoldada está sujeita a sofrer maiores desgastes e a ter mais problemas se comparado com um novo, isso é fato.
O grande fator negativo desse tipo de peça, no entanto, é em relação à carcaça. Mesmo que ela esteja em boas condições, sem rachaduras ou ressecada, nem sempre há como saber a marca e para o tipo de carro que foi projetada.
Isso porque, de acordo com o Inmetro, os fabricantes não são obrigados a informar na lateral do pneu remodelado a marca original da peça. Dessa forma, é possível que você adquira um conjunto de componentes totalmente diferentes por dentro, que não é adequado para o modelo do seu veículo e que, consequentemente, vai interferir na performance do automóvel.
A diferença entre pneu remold, recapado e recauchutado
Embora muita gente confunda os nomes, estes três tipos de pneus são diferentes. Entenda cada um:
- Remold: os remoldados são reformados por completo, mantendo somente a carcaça do pneu usado.
- Recapados: nesse caso, apenas a borracha desgastada da banda de rodagem é substituída.
- Recauchutados: aqui ocorre a troca da borracha desgastada da banda de rodagem e dos ombros.
Pneus remold precisam da certificação do Inmetro, fique atento!
Por mais que os fabricantes não tenham obrigação de apresentar a marca original da carcaça, os remoldados precisam ser certificados pelo Inmetro e contar com as seguintes informações:
- Marca e CNPJ do fornecedor
- Dimensão do pneu
- índice de carga e velocidade
- Data de reforma
- Tipo de reforma
E então, este conteúdo foi útil? Você acabou de conferir se o pneu remold é seguro e como ele é construído. Para ler outros artigos como esse, continue acompanhando nosso blog e nos siga nas redes sociais!
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