Desde que a pandemia do novo coronavírus teve início, o mercado, como um todo, mudou completamente. Diversos setores foram impactados positiva e negativamente, alguns mais do que outros. Mas e o mercado de carros seminovos, como está durante a pandemia? Como será o período pós Covid-19?
Se essas dúvidas também são suas, continue por aqui. No post de hoje vamos falar sobre o mercado automotivo frente a situação que estamos passando e te mostrar como estão as vendas nesse momento!
Vamos lá?
O cenário do mercado de carros seminovos e usados durante a pandemia
A economia, os serviços prestados à população, as contratações para vagas de empregos — de maneira geral — tudo foi afetado com a chegada do coronavírus. O que ninguém esperava, talvez, é que em meio a tantas turbulências e incertezas, o mercado automotivo conseguiria se reerguer e se manter aquecido.
Para se ter ideia, o segmento de carros seminovos começou a apresentar números mais satisfatórios do que antes da pandemia.
De acordo com dados publicados pela Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores), o início de setembro demonstrou uma porcentagem ainda melhor do que o mesmo mês do ano passado.
Foi constatado um aumento de cerca de 8,47% já na terceira semana de setembro, o que resulta, em média, 8 mil veículos negociados ao dia. Isso mostra que o setor vem se recuperando, depois de passar por uma queda em março, abril e maio,.
Como o consumidor tem se comportado nesse momento
Algumas pesquisas realizadas apontam para uma mudança no mercado de carros no Brasil. Isso porque, pela forma de contágio do Covid-19, as pessoas estão preocupadas em utilizar transporte público, ubers, táxis, entre outros meios de transporte que são compartilhados.
Trata-se de uma questão de segurança que vem despertando desejo e criando a necessidade no consumidor de ter seu próprio veículo.
Por outro lado, diante da crise econômica e o desemprego que o coronavírus gerou, há aqueles que ficam ainda mais receosos em perder o emprego e não conseguirem pagar um financiamento, por exemplo.
São duas situações, mas a expectativa é que a primeira se sobressaia e o setor automotivo se mantenha crescente e aquecido.
Confira 5 carros seminovos que sofreram maior depreciação na pandemia
Alguns automóveis apresentaram um índice de desvalorização considerável no primeiro semestre de 2020 se comparado com o mesmo período de 2019. Veja, portanto, os 5 primeiros da lista:
- Volkswagen Fox 2009 – 1.0 MI 8V Flex 4P manual: queda de 14%
- Citroën C3 2008 – 1.4 I GLX 8V FLEX 4P manual: queda de 13,40%
- Peugeot 207 2011 – 1.4 XR 8V FLEX 4P manual: queda de: 13%
- Citroën C3 2011 – 1.4 I GLX 8V FLEX 4P manual: queda de 12,90%
- Peugeot 207 2012 – 1.4 XR 8V FLEX 4P manual: queda de 12,70%
Esses foram os modelos que mais desvalorizaram e tiveram baixa no valor de comercialização.
E então, como você tem lidado com tudo isso? O que tem feito para aumentar o lucro da sua loja de veículos? Nos conte nos comentários e aproveite para escrever suas dúvidas. Estamos à disposição para te ajudar!
Para conferir outros conteúdos como esse, é fácil. Basta acompanhar o blog da AutoList e nos seguir nas redes sociais. Toda semana temos uma nova publicação com dicas que podem ajudar na rotina do seu negócio!