Denomina-se avarias de leilão os veículos que apresentam algum dano, seja ele pequeno, médio ou grande. Aliás, boa parte dos carros leiloados em pátios são recuperados de algum tipo de sinistro. (Em nosso blog, inclusive, você pode conferir uma matéria completa sobre classificações e tipos de sinistro)
Esses desgastes nos automóveis podem interferir significativamente no valor da revenda e, ainda, determinar se ele está em condições ou não de circular. Para te ajudar a entender como esses veículos que vão aos pátios são oferecidos, preparamos este conteúdo exclusivo. Veja a seguir as diferentes classificações de avarias de leilão!
Avarias de leilão: entenda as 4 classificações
Para explicar melhor sobre as condições dos carros leiloados, a Autolist disponibiliza o serviço de avarias visuais de leilão. Essa consulta demonstra de maneira gráfica a situação em que se encontram as partes desses veículos.
A ideia de trabalhar com gráficos é uma proposta para substituir as imagens do automóvel que hoje não podem ser divulgadas por decisão judicial. A consulta é construída por especialistas que usam informações do banco de dados da Autolist e do edital de leilão. Dessa forma, ela possui 4 categorizações, veja:
1. Inteiro
Se o veículo consultado ter a peça avaliada como inteira, significa que ela não apresenta nenhuma avaria, isso é, que está em condições favoráveis.
2. Pequena avaria
A peça definida como pequena avaria quer dizer que, no momento da avaliação, o analista verificou danos de até 50%.
3. Média avaria
Quando apontada uma avaria de nível médio, o dano é calculado pelo analista em uma porcentagem que pode ir de 51 a 75.
4. Grande avaria
Como o próprio nome sugere, a 4ª classificação diz respeito a um dano expressivo, ou seja, quer dizer que o veículo sofreu uma avaria superior a 76%.
Veículos de média e grande avarias podem rodar normalmente?
Essa é uma dúvida muito comum entre revendedores e compradores de carros. Embora possuam desgastes mais significativos, veículos de média avaria geralmente ainda podem circular.
No entanto, é preciso que tudo esteja registrado no documento, pois é muito provável que eles tenham problemas no futuro. Já os automóveis apontados com grande avaria normalmente não são autorizados a rodar. Esses costumam ter suas peças retiradas e vendidas para lojas de segunda mão.
Por conta disso, é essencial fazer uma consulta de avarias visuais de leilão. Só assim você saberá exatamente quão danificado está determinado veículo para fechar boas negociações.
E então, este conteúdo foi útil? Para ler outros posts como esse, acompanhe nosso blog e nos siga nas redes sociais. Toda semana temos uma publicação nova que pode ajudar na rotina do seu negócio.
Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui embaixo!