Desde janeiro de 2023, a procura por seguro de carros vem crescendo no Brasil. Até agora, março apresentou o melhor resultado em relação aos meses anteriores, somando 27,19% de alta em comparação com fevereiro.
De acordo com o INDS (Índice Neurotech de Demanda por Seguros), no comparativo anual, foi registrado um aumento de 13,28%. O indicador ainda mostrou que o cenário para o mercado de seguros é otimista para este ano.
Pensando nisso, pode ser interessante trabalhar com parcerias ou oferecer algum serviço de seguro como complemento às vendas de carro da sua loja, revendedor. Entenda mais a seguir!
Busca por seguro de carros cresce no Brasil: entenda o cenário!
Segundo o head comercial de seguros da Neurotech, Daniel Gusson, o salto nos preços dos veículos novos e usados fez com que o valor das apólices também aumentasse. Sendo assim, os corretores de seguro têm procurado os melhores preços para repassar a seus clientes.
“Houve o aumento da tabela Fipe que não é repassado diretamente pela seguradora. Ela precisa esperar até 12 meses para fazer este reajuste de preços. Este fato, junto com a sinistralidade, levou a um aumento das apólices em torno de 40%, quando comparamos 2021 com 2022. Até então, os segurados estavam acostumados a somente renovar o seguro, sem cotar outras companhias, mas agora começaram a procurar o menor preço. O produto é muito parecido e, mesmo com o relacionamento com a seguradora, o preço passou a destoar tanto que não fazia mais sentido pagar a mais sendo que, muitas vezes, o carro ainda estava parado em casa”, afirma.
Outra explicação para a alta procura é o fim da pandemia. Gusson completa:
“Como os veículos estavam ficando em casa, não era necessário fazer o seguro. A retomada também tem impactado a demanda”.
Dos estados que foram analisados pelo índice, todos registraram aumento. Entre eles, estão:
- São Paulo (34,44%),
- Minas Gerais (25,33%),
- Rio de Janeiro (25%),
- Rio Grande do Sul (24,69%)
- Paraná (18,99%).
Como aproveitar essa alta demanda para vender mais em sua loja?
Aproveitar o embalo dessa grande procura por seguro auto pode ser uma oportunidade de melhorar as vendas em sua loja de carros.
Uma forma de fazer isso é firmar parceria com alguma empresa que trabalhe associada a seguradoras. A Autolist, por exemplo, disponibiliza mais de 20 seguradoras para que o cliente possa escolher, entre as propostas mais flexíveis, a que mais fizer sentido para a necessidade dele.
Desse modo, no âmbito da venda do veículo, você consegue colocar em prática a chamada estratégia de cross sell, que é justamente oferecer algo que complemente o produto que o seu cliente está levando por um valor mais atrativo e garantindo uma experiência de compra melhor. Assim, ambos saem ganhando na negociação.
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