Os fabricantes estão cada vez mais dedicados ao desenvolvimento de veículos elétricos. Isso porque esse tipo de sistema não depende de combustíveis fósseis, é mais eficiente e consequentemente gera menos danos ambientais. No entanto, quando se fala em carros eletrificados, os híbridos sempre aparecem na discussão e aí a dúvida surge: carro híbrido ou elétrico, qual a melhor opção?
Você também quer saber? Então continue a leitura deste post para entender a diferença entre eles, as vantagens e desvantagens de cada um!
Carro híbrido ou elétrico: veja as principais diferenças entre eles!
Antes de mais nada, é importante entender a diferença entre o híbrido e o elétrico. Confira:
Veículo híbrido
Os modelos híbridos possuem dois motores que trabalham em conjunto, um movido a bateria e outro a combustão. Dependendo da condição de uso, o veículo funciona somente no modo elétrico para economizar combustível.
Quando for preciso mais desempenho, o carro pode rodar com o motor a combustão ou combinar os dois para aumentar a potência. Em outras palavras, trata-se de um tipo de central eletrônica que vai gerenciar qual unidade será utilizada em determinado momento.
Veículo elétrico
Como o próprio sugere, este funciona apenas através de energia. Automóveis elétricos podem ter um ou mais motores, que são alimentados por baterias recarregáveis. Logo, dependem da energia armazenada na bateria — que normalmente é feita de íons de lítio — para rodar.
Vantagens e desvantagens dos carros híbridos e elétricos
Assim como qualquer tipo de veículo, existem vantagens e desvantagens em relação aos dois modelos. Dá uma olhada:
Híbridos
Por contar com um motor a combustão capaz de gerar energia para as baterias, o automóvel híbrido não necessita de recarga. Além disso, a manutenção é muito semelhante a de um carro comum, movido apenas a combustível.
Outra característica é que os híbridos têm melhor desempenho na cidade do que na estrada, principalmente em congestionamentos. Nesse caso, eles utilizam apenas o motor elétrico e, durante as frenagens, as baterias são recarregadas.
O ponto negativo, no entanto, é que apesar de serem menos nocivos ao ambiente do que os carros a combustão, eles ainda emitem gases poluentes.
Elétricos
O fato de ser sustentável e não agredir o meio ambiente é uma das maiores vantagens dos veículos elétricos. Além do mais, são muito mais silenciosos, evitando também a chamada poluição sonora.
Seria tudo muito positivo se não fosse a falta de estrutura e investimento para lidar com esse tipo de carro no Brasil, que carece de pontos de recarga para atender aos veículos.
Outra desvantagem é o tempo para recarregar, que geralmente leva de 6 a 12 horas.
Ambas as opções possuem prós e contra. Portanto, é válido analisar qual se adapta melhor as suas necessidades e realidade antes de escolher.
E então, gostou deste conteúdo? Para ler outros materiais como esse, não deixe de acompanhar nosso blog semanalmente e seguir nossas redes sociais!