Está pensando em trocar seu veículo usado por outro? Então este conteúdo é para você! Para te ajudar a fazer uma negociação vantajosa e segura, trouxemos alguns cuidados ao trocar de carro que você deve ter.
Afinal de contas, a mudança de automóvel vai além de fatores estéticos. É preciso que o conjunto inteiro esteja em ordem para que não haja nenhuma dor de cabeça no futuro.
Quer saber mais sobre o assunto? É só continuar a leitura!
3 Cuidados ao trocar de carro: confira agora!
Trocar de carro é o desejo de muitas pessoas, mas é importante fazer uma análise completa antes de fechar negócio. Por isso, saiba agora o que você deve avaliar:
Documentação do veículo e débitos pendentes
O primeiro ponto a ser verificado sobre o automóvel escolhido é a documentação e a existência de taxas referentes a impostos, como IPVA, seguro obrigatório, licenciamento, entre outros.
Portanto, certifique-se de que não há nenhuma irregularidade com o veículo e nenhum débito a ser pago, se os documentos estão todos corretos e em dia para que o carro possa circular normalmente.
Condições da mecânica e demais sistemas do veículo
Além da documentação, é imprescindível analisar a mecânica e outros sistemas do automóvel. Para isso, tenha um profissional de confiança para te ajudar nesse momento. Peça uma revisão completa do motor, freio, suspensão, câmbio e toda a parte elétrica.
Assim você tem noção de tudo o que precisará ser substituído e ainda pode conseguir negociar o valor do carro.
Modificações na estrutura do automóvel
É comum que os proprietários façam modificações e personalizem o veículo. No entanto, algumas alterações devem ser informadas ao Detran e necessitam de aprovação para serem incluídas na documentação.
Entre as modificações que precisam de autorização estão:
- Aumento da potência original do motor
- Mudança do tipo de combustível utilizado
- Blindagem
- Alteração dos pneus e rodas originais do carro
- Modificação na suspensão, como rebaixamento do veículo
- Mudança de cor e estética
- Adição de faróis de xenon.
Dessa forma, se o carro que você está pensando em comprar já passou por alguma dessas alterações acima, verifique se no Certificado de Segurança Veicular (CSV) consta a legalidade dessas personalizações.
Você acabou de conferir 3 dicas básicas para te ajudar na hora de trocar o seu veículo. Lembre-se sempre que as consultas veiculares são essenciais para conhecer o histórico do automóvel.
Gostou deste conteúdo? Então acompanhe nosso blog semanalmente e nos siga nas redes sociais para aproveitar outros materiais com temas relacionados!