Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wordpress_autolist/blog/wp-includes/functions.php on line 6114
Mulheres no mercado automotivo: 5 nomes influentes no setor
ÁREA DO CLIENTE
<strong>Mulheres no mercado automotivo: 5 lideranças femininas no setor</strong> 

Mulheres no mercado automotivo: 5 lideranças femininas no setor 

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher que está chegando, hoje trouxemos 5 lideranças femininas no setor automotivo. 

Tratar temas como esse é muito importante para enaltecer as lutas e conquistas das mulheres, principalmente em um mercado que é dominado por homens.

A disparidade de gênero sempre existiu e há, ainda, um longo caminho a ser percorrido na busca por mais igualdade. Mesmo que os números sejam baixos e desequilibrados, é necessário enfatizar e reconhecer tudo o que o público feminino já alcançou até aqui. Saber que existem mulheres influentes neste meio é uma forma de mostrar que existe, sim, espaço para elas, onde elas quiserem. 

Por isso, convidamos você a dar continuidade a este conteúdo. Vamos lá? 

Mulheres no mercado automotivo: 5 nomes influentes!

Segundo uma pesquisa realizada pela Data OLX Autos, a participação das mulheres no mercado automotivo, de 2011 a 2021, passou de 16,8% para 19,4%. Desses números, quase 20% trabalham em montadoras e cerca de 23% no comércio de automóveis. Nos cargos de gestão, o percentual é mais baixo, somente 7% ocupam essas cadeiras. 

A seguir, conheça 5 mulheres que atuam em posições de liderança no segmento. 

1. Maru Escobedo – BMW

Primeira mulher a se tornar presidente e CEO do BMW Group Brasil, Maru tem mais de 20 anos de experiência internacional no mercado de marcas premium. 

A executiva ocupou essa posição em 2023, mas, antes disso, era líder da marca no México. Escobedo faz parte da montadora desde 1998 e já trabalhou na Alemanha, onde gerenciava diferentes atividades na área de vendas para a BMW e MINI na Europa. 

2. Priscilla Cortezze – Volkswagen 

Priscilla é uma jornalista especializada na indústria automotiva, e chegou na Volkswagen em 2018 como diretora de assuntos corporativos e relações com a imprensa.

É a primeira brasileira a assumir uma função de liderança — em nível mundial — na comunicação corporativa da montadora. Antes disso, também foi diretora de comunicação e sustentabilidade do grupo no Brasil. 

3. Ana Theresa Borsari – Stellantis 

Desde 2021, Borsari é líder global de experiência digital e do cliente na Stellatins. No entanto, sua carreira no segmento começou em 1995, quando ocupou o posto de diretora de atendimento ao consumidor da Peugeot no país e depois de diretora de marketing e coordenadora comercial da marca na França. 

Outro fato importante é que foi Ana Theresa que, em 2015, deu início ao plano de reestruturação comercial da montadora. 

Em seu currículo, a executiva carrega cargos de direção não só da Peugeot, mas da Citroën e DS para o Brasil. 

4. Gleide Souza – BMW e Anfavea 

Além de ser diretora de relações governamentais da BMW e uma das negociadoras para levar a marca para Araquari (SC), Gleide Souza é vice-presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), onde participa do planejamento de estratégias para o setor e se mantém em diálogos com o governo.

5. Ana Cristina Santos – DAF Caminhões 

Ana Cristina Santos possui um currículo acadêmico de peso e já soma 25 anos de experiência no meio automotivo. Ao longo de sua trajetória, passou por empresas renomadas, como Bosch, Wabco e Valeo. 

Atualmente, é diretora de compras da DAF Caminhões, conduzindo o planejamento, gestão e controle de processos da marca.

Esses são apenas alguns dos nomes de mulheres no mercado automotivo que estão em funções de liderança. Esperamos que você tenha gostado desta matéria. Até a próxima!

POSTS RELACIONADOS