Não deveria ser assim, mas andar com o carro na reserva já se tornou um costume para muitas pessoas. Esse mau hábito pode trazer problemas não só ao tráfego, como causar a chamada pane seca que, além de comprometer o motor do veículo, ainda pode gerar multa ao condutor.
Você sabia disso? No post de hoje vamos explicar os prejuízos de dirigir com o carro na reserva. Acompanhe!
As consequências causadas pela pane seca
Como dissemos, a pane seca pode acarretar alguns problemas para o veículo e para o condutor. Entenda:
Para o carro
O componente que mais sofre após a pane é a bomba de combustível. Isso porque ela é responsável por levar o álcool ou gasolina do tanque para o sistema de injeção. A peça fica mergulhada no combustível para garantir a lubrificação e uma temperatura ideal. Quando não há gasolina ou etanol, ela superaquece e queima.
Além da bomba, o sistema de injeção é outra parte que pode ser prejudicada. Ao circular na reserva, as sujeiras e impurezas que se acumulam no fundo do tanque acabam passando para ele.
Para o motorista
Muita gente se esquece que a pane seca também gera multa ao condutor, pois provoca risco no trânsito. Segundo o artigo 180 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a infração pode render 4 pontos na carteira e um valor de R$130,00.
Como evitar a pane seca: o que deve ser observado?
A resolução é simples: manter o veículo sempre abastecido, próximo ou acima de ¼ da capacidade do tanque.
No entanto, é importante verificar também se não há algum outro motivo por trás, como consumo excessivo do combustível ou se o marcador no painel está funcionando de modo incorreto. Por isso, se perceber que o automóvel está “bebendo mais gasolina” do que o normal, é preciso investigar o que está acontecendo. O mesmo vale para o marcador.
E então, curtiu este conteúdo? Para conferir outros posts como esse, continue acompanhando nosso blog e nos siga nas redes sociais!
E se tiver alguma dúvida, nos deixe um comentário!