Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wordpress_autolist/blog/wp-includes/functions.php on line 6114
Participação das mulheres no mercado auto
ÁREA DO CLIENTE
<strong>Participação das mulheres no mercado automotivo em 2023</strong>

Participação das mulheres no mercado automotivo em 2023

Aos poucos, o público feminino vem conquistando mais espaço em diversas áreas de atuação. Não é diferente no segmento automobilístico, a participação das mulheres no mercado auto teve um aumento em relação aos anos passados.

Uma pesquisa realizada pela Data OLX Autos mostrou que a presença feminina no segmento cresceu pouco mais de 3% entre 2011 e 2021. Ainda que seja um número singelo, estamos falando de uma representatividade muito importante. 

Por isso, neste post, reunimos alguns dados que demonstram como se deu esse avanço. Continue a leitura para conferir! 

Participação das mulheres no mercado auto: entenda o avanço 

São passos pequenos, mas que já contam muito. No mesmo estudo feito pela Data OLX Autos, os dados mostraram que, em 2011, as mulheres correspondiam a 16,8% do setor. Em 2021, esse número subiu para 19,4%. 

Além da parte da indústria, houve crescimento também nos trabalhos formais do comércio de automóveis. De 22,6% em 2011 para 23,1% em 2021. 

Essas informações tiveram como base de pesquisa a plataforma da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais). 

A economista Mariana Wik Atique comentou:

“Apesar da participação feminina no comércio de automóveis ser maior do que na indústria automotiva, há uma grande diferença quando se compara com o setor de comércio como um todo, em que as mulheres respondem por 44,1% das pessoas empregadas, um percentual que se aproxima mais da realidade da divisão populacional do país. Interessante notar que a participação de mulheres anunciantes privadas na OLX é muito próxima ao das profissionais formalmente empregadas no setor de comércio de automóveis”.

Presença feminina no setor por estados 

A atuação do público feminino no segmento varia de acordo com o estado: 

Em relação à indústria auto: 

  • Sergipe — 51,2%
  • Santa Catarina — 27,9%
  • Amazonas — 27,8%
  • Minas Gerais — 24,4%
  • Pernambuco — 20,2%

Comércio 

  • Amazonas — 28,7%
  • Pará — 27%
  • Roraima — 26,8%
  • Acre — 26,2%
  • Minas Gerais — 25%. 

O perfil das profissionais atuantes na área

Durante as análises, foi observado o perfil das mulheres que trabalham na indústria automotiva e na área comercial.

Ainda referente ao ano de 2021, 58% das profissionais do segmento industrial tinham entre 30 e 49 anos de idade e 60,2% possuíam ensino médio completo, enquanto os homens, nessa mesma idade, representavam 61%.

No âmbito comercial, essa mesma faixa etária comportava 52% das mulheres e 62,8% delas tinham o ensino médio concluído (contra 68,1% dos homens). 

A busca pela igualdade de gênero 

Empoderamento feminino é um tema recorrente em diferentes áreas, por isso, a busca pela igualdade de gêneros faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas. 

Um levantamento feito por pesquisadores da University of Zadar, na Croácia, mostrou que, entre 5 grandes nomes da indústria automobilística (BMW, Honda, Hyundai, Mercedes Benz e Toyota), 4 levantaram estratégias ativas para a igualdade de gênero em seus relatórios de sustentabilidade de 2020. 

Acompanhando esses avanços, em 2021 a Nissan América do Sul assinou o WEP’s (Princípios de Empoderamento das Mulheres) da ONU Mulheres e o Pacto Global das Nações Unidas. 

Hoje, na Nissan do Brasil, 21% da força de trabalho corresponde ao público feminino. Além da marca chinesa, a fabricante Stellantis tem o plano de chegar a 30% dos seus cargos de liderança ocupados por mulheres até 2025. Conforme afirmou o presidente da Stellantis para América Latina, Antonio Filosa: 

“Hoje temos 4.340 mulheres na Stellantis da América do Sul, 18,1% da nossa população total, representando 15,6% das nossas posições de produção e 25,6% das posições de staff e liderança em nossos times do Brasil”.

Você acabou de conferir os avanços das mulheres no setor automotivo e como está o cenário atualmente. Para ler outras matérias nossas, não deixe de acompanhar nosso blog e seguir as nossas redes sociais. Até a próxima!

Ficou com alguma dúvida? Escreva seu comentário aqui embaixo!

POSTS RELACIONADOS