Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wordpress_autolist/blog/wp-includes/functions.php on line 6114
Pneu remold: é seguro? Vale a pena? Entenda!
ÁREA DO CLIENTE
<strong>Pneu remold: é seguro? Vale a pena utilizar?</strong>

Pneu remold: é seguro? Vale a pena utilizar?

Você também tem dúvidas sobre o pneu remold? Não sabe exatamente como ele é feito, se é seguro e se vale a pena utilizá-lo para economizar? Então este conteúdo é para você! 

No post de hoje, vamos explicar o que é e como é produzido esse tipo de peça para que você possa escolher a melhor opção quando for fazer a troca de pneus! Continue a leitura para conferir! 

O que é o pneu remold e como ele é desenvolvido

O pneu remold ou remoldado, como também é conhecido, passa por uma espécie de reconstrução (e por isso recebe esse nome). Esse processo envolve a raspagem e a troca da borracha das laterais da peça, dos ombros e da banda de rodagem, preservando apenas a carcaça original do pneu. 

Vale entender melhor a função de cada uma dessas partes: 

  • Lateral: serve para amortecer as irregularidades do solo. Justamente por isso possui uma borracha resistente e flexível.
  • Ombro: responsável por suportar o peso do veículo em curvas, conta com uma borracha extra para aguentar os desgastes e promover estabilidade ao automóvel.
  • Banda de rodagem: é a parte do componente que fica em contato direto com o solo.
    Os desenhos e sulcos da banda garantem aderência em chão seco e molhado, evitando derrapagem, aquaplanagem, além de reduzirem a temperatura do pneu e minimizarem os ruídos. 

Pneu remold é seguro? Vale a pena utilizar? 

A peça remoldada está sujeita a sofrer maiores desgastes e a ter mais problemas se comparado com um novo, isso é fato. 

O grande fator negativo desse tipo de peça, no entanto, é em relação à carcaça. Mesmo que ela esteja em boas condições, sem rachaduras ou ressecada, nem sempre há como saber a marca e para o tipo de carro que foi projetada. 

Isso porque, de acordo com o Inmetro, os fabricantes não são obrigados a informar na lateral do pneu remodelado a marca original da peça. Dessa forma, é possível que você adquira um conjunto de componentes totalmente diferentes por dentro, que não é adequado para o modelo do seu veículo e que, consequentemente, vai interferir na performance do automóvel. 

A diferença entre pneu remold, recapado e recauchutado

Embora muita gente confunda os nomes, estes três tipos de pneus são diferentes. Entenda cada um:

  • Remold: os remoldados são reformados por completo, mantendo somente a carcaça do pneu usado. 
  • Recapados: nesse caso, apenas a borracha desgastada da banda de rodagem é substituída.
  • Recauchutados: aqui ocorre a troca da borracha desgastada da banda de rodagem e dos ombros. 

Pneus remold precisam da certificação do Inmetro, fique atento! 

Por mais que os fabricantes não tenham obrigação de apresentar a marca original da carcaça, os remoldados precisam ser certificados pelo Inmetro e contar com as seguintes informações: 

  • Marca e CNPJ do fornecedor
  • Dimensão do pneu
  • índice de carga e velocidade
  • Data de reforma
  • Tipo de reforma 

E então, este conteúdo foi útil? Você acabou de conferir se o pneu remold é seguro e como ele é construído. Para ler outros artigos como esse, continue acompanhando nosso blog e nos siga nas redes sociais! 

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo que responderemos em seguida!

POSTS RELACIONADOS