Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wordpress_autolist/blog/wp-includes/functions.php on line 6114
Projeto de lei prevê multas mais caras de acordo com o carro
ÁREA DO CLIENTE
<strong>Projeto de lei prevê multas mais caras de acordo com o modelo do carro</strong>

Projeto de lei prevê multas mais caras de acordo com o modelo do carro

Já ouviu falar sobre o projeto de lei (PL) que está tramitando na Câmara dos Deputados, que poderá fazer com que o valor das multas de trânsito gravíssimas fiquem mais caras de acordo com o preço do carro envolvido? 

É sobre isso que vamos explicar neste post! Para saber mais, é só continuar a leitura!

Como vai funcionar o projeto de lei?

A iniciativa de enviar a proposta à Câmara foi do Deputado Nicolleti (PSR-RR), o qual sugere que, para infrações gravíssimas, o condutor pague, além do valor já tabelado de R$ 293,47, um adicional de 0,5% correspondente ao valor de mercado do veículo multado. 

A justificativa dada por Nicolleti é que os valores cobrados pelas infrações são baixos, tendo em vista a gravidade que podem causar, e que não incomodam os motoristas. Isso faz com que eles continuem circulando com carros caros e potentes sem se preocupar com as leis e segurança no trânsito. 

“O acréscimo visa a inibir condutas que geram maior risco de acidentes e vítimas, uma vez que o valor atual das multas muitas vezes é insuficiente para impedir infrações cometidas por pessoas de maior poder aquisitivo, em grande parte utilizando veículos de centenas de milhares de reais”.

O projeto de lei ainda está em discussão. Saiba mais!

O plano de adicionar uma porcentagem ao valor da multa gravíssima ainda está em análise. O texto deve ser avaliado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e depois pela Comissão de Constituição de Justiça e Cidadania e de Viação e Transportes.

Um dos fatores que está em discussão é o índice que será usado para determinar o valor do automóvel envolvido na multa. 

A alternativa especulada até agora é que o Contran faça uma publicação anual de quanto vale cada modelo de veículo para que o acréscimo de 0,5% seja reconhecido de forma geral. E é justamente por isso que o projeto não foi aprovado por enquanto. 

E então, o que achou deste conteúdo? Você acabou de conferir o novo projeto de lei que corre na Câmara de Deputados no momento. Para ter acesso a mais informações como essa, não deixe de acompanhar nosso blog e nos seguir nas redes sociais.

Ficou com alguma dúvida? É só nos escrever um comentário logo abaixo!

POSTS RELACIONADOS