Tem dúvidas sobre como funciona a bateria do carro elétrico? Então, este conteúdo é para você!
Selecionamos alguns dos principais mitos e verdades a respeito do assunto para que você entenda tudo sobre os veículos elétricos. É só continuar a leitura para conferir!
7 Mitos e verdades sobre bateria de carro elétrico
Algumas dúvidas ainda percorrem por aí sobre o funcionamento e modo de recarga das baterias dos automóveis elétricos. Veja a seguir:
1. Os carros elétricos são mais prejudiciais ao meio ambiente
Mito. Muito pelo contrário! Diferente dos veículos a combustão que emitem diversos gases poluentes (como monóxido de carbono, dióxido de carbono, dióxido de enxofre e fuligem), os carros elétricos ganham destaque no quesito sustentabilidade, pois não causam danos ambientais.
2. A bateria vicia
Mito. Muitas pessoas dizem que, assim como as baterias dos celulares, as dos veículos eletrificados também viciam. Mas não é verdade.
As baterias dos carros são feitas de íons de lítio, um material que não causa o “efeito memória”. Além disso, elas possuem vários módulos que vão se compensando quando surge algum defeito. Assim, o próprio sistema mantém a carga equilibrada para não afetar o funcionamento do automóvel.
3. O carro elétrico pode ser carregado em casa
Verdade. É possível carregar o carro em casa, desde que o ponto de carregamento seja aterrado.
Recomenda-se, porém, que as tomadas de 110V tenham no mínimo 10 amperes e no máximo 20, e que as de 220V, tenham corrente de 20 amperes.
4. A manutenção é mais cara
Verdade. Por serem veículos equipados de forma totalmente tecnológica, não só o valor de compra, como a manutenção também é mais cara. No entanto, mantê-lo ao longo de sua vida útil é mais barato se comparado com um carro comum.
5. Emitem menos ruídos
Verdade. Os modelos elétricos são mais silenciosos em relação aos veículos tradicionais, pois não há queima de combustível ao dar partida, por exemplo.
6. São mais rápidos do que os carros movidos à combustão
Verdade. A potência de aceleração dos elétricos é instantânea, diferente dos veículos tradicionais que precisam atingir uma velocidade de circulação. Entretanto, a velocidade máxima dos carros a combustão ainda é maior.
7. O carregamento do veículo elétrico é demorado
Depende. Essa é uma das dúvidas mais recorrentes de quem pretende comprar um veículo elétrico.
É importante lembrar que existem dois tipos principais de carregadores: os de corrente alternada (AC), comuns em ambientes domésticos, como wallboxes, e os de corrente contínua (DC), que são encontrados em pontos de carregamento rápidos.
Dessa forma, o tempo de carga vai depender do carregador utilizado e das características de cada automóvel (a potência do carregador e a capacidade da bateria). Por exemplo:
Um JAC E-JS1, com bateria de 30,2 kWh
- 8,1 horas (com carregador de 3,7 kW)
- 4,3 horas (com carregador de 7 kW)
- 1,3 horas (com carregador de 22 kW)
Nissan Leaf com bateria de 40 kWh
- 10,8 horas (com carregador de 3,7 kW)
- 5,7 horas (com carregador de 7 kW)
- 1,8 horas (com carregador de 22 kW)
Peugeot e-208 GT com bateria 50kWh
- 13,5 horas (com carregador de 3,7 kW)
- 7,1 horas (com carregador de 7 kW)
- 2,2 horas (com carregador de 22 kW).
E então, suas perguntas foram respondidas? Esperamos que este artigo tenha sido útil para você! Continue acompanhando outros materiais como esse em nosso blog e nossas redes sociais. Até a próxima!