Busca e apreensão de veículo: como consultar?

Pesquisar se há registro de busca e apreensão do veículo está no checklist de pontos a serem verificados antes de fechar negócio. Para isso, é preciso entender o que caracteriza a busca e apreensão, como consultar e o que fazer nesse caso. 

E é sobre isso que vamos falar no post de hoje! Continue a leitura para saber mais! 

Busca e apreensão de veículo: o que isso quer dizer? 

A busca e apreensão acontece quando ocorre o atraso do pagamento das parcelas do financiamento do carro. Tendo a dívida ativa, a instituição financeira com a qual foi feita a negociação pode abrir um processo judicial para reaver o automóvel. 

É por isso que muitas vezes, ao procurar um carro seminovo ou usado para comprar, ouvimos dizer que o “veículo está alienado”. A alienação nada mais é do que uma restrição de propriedade justamente pela existência da dívida. 

Funciona mais ou menos assim: você tem a posse do automóvel, mas ele pertence ao banco até que o financiamento (que é feito mediante um contrato) seja inteiramente pago. 

Como consultar busca e apreensão de veículo 

Para identificar se há alguma irregularidade com o automóvel, é necessário fazer uma avaliação. Como sempre falamos por aqui, a consulta veicular é essencial para garantir negociações mais seguras. 

E não é nada difícil descobrir se existe algo de errado. Utilizando a consulta veículo completo da AutoList, por exemplo, é possível ter acesso a um panorama geral sobre o carro. Basta informar o número da placa ou chassi. 

Além da restrição de financiamento, você visualiza um quadro completo com diversas outras informações essenciais sobre o veículo. 

E então, este conteúdo foi útil? Para ler outras matérias como essa, não deixe de acompanhar nosso blog e nos seguir nas redes sociais. 

Ainda ficou com alguma dúvida? Escreva um comentário abaixo! 

POSTS RELACIONADOS

Olá, posso ajudar?