Como comprar e vender carro online: 7 dicas importantes!

Quer saber como comprar e vender carro online? Então este post é para você! 

A negociação de veículos pela internet tem se tornado cada vez mais comum, principalmente depois da pandemia, em que os hábitos de consumo precisaram ser readaptados. 

O que antes parecia uma realidade distante — já que muitos consumidores preferem ir até uma loja física para fazer a compra — hoje, mostra-se um negócio promissor e que pode dar muito certo. 

Por isso, preparamos algumas dicas para você, que pretende comprar ou vender um carro online. Acompanhe! 

Dicas de como comprar e vender carro online

Apesar de muita gente ainda ter receio de adquirir ou anunciar um carro pela internet, não podemos negar a praticidade e comodidade que as vendas no ambiente online proporcionam. No entanto, assim como qualquer negociação, é preciso tomar alguns cuidados. 

Como comprar um veículo online: quais cuidados tomar? 

Pesquise o modelo do automóvel com calma e atenção  

Normalmente, quando se decide comprar um carro, a pessoa já tem o modelo desejado em mente e a quantidade que pode gastar. 

A partir disso, faça uma busca avançada em diferentes sites e anúncios (de confiança) para encontrar um preço que caiba no seu orçamento e um veículo em boas condições. 

Confira a tabela Fipe 

Vale a pena consultar a tabela Fipe para verificar se o valor aplicado é condizente com o modelo do carro. Desconfie sempre de preços muito abaixo do que estão sendo praticados pela maioria das revendedoras.  

Analise a reputação dos vendedores e/ou sites 

Existem muitos anúncios falsos de golpistas na internet, por isso, é imprescindível avaliar a reputação do vendedor ou site antes de fechar a compra. 

Observe se há reclamações, a quantidade de vendas realizadas anteriormente, os pontos positivos e negativos, entre em contato, faça perguntas pontuais e esclareça todas as suas dúvidas. 

Como vender carros online: por onde começar? 

Anuncie em plataformas conhecidas e de confiança 

Além das redes sociais, anunciar o veículo em marketplaces e plataformas especializadas no segmento aumenta a visibilidade e atinge mais pessoas

Faça uma descrição completa do carro e utilize boas imagens 

Não basta apenas anunciar, é importante criar uma boa descrição do produto e publicar imagens de qualidade e reais para chamar atenção do usuário. 

Mantenha o canal de comunicação sempre aberto 

Provavelmente o consumidor entrará em contato para tirar dúvidas, falar sobre orçamento e afins. Portanto, deixe o canal de comunicação sempre aberto e responda todas as perguntas com clareza. Esse contato é crucial na tomada de decisão do cliente. 

Acompanhe seus concorrentes 

Observe a forma como seus concorrentes fazem as publicações dos automóveis e os preços que estão sendo cobrados. No momento da precificação do carro, é válido analisar a tabela Fipe para não sair fora da média. 

Você acabou de conferir algumas dicas de como comprar e vender carros online. Para ambas as situações, vale ainda fazer uma consulta veicular para se certificar de que não há nenhuma irregularidade com o veículo e garantir uma negociação segura. 

E então, gostou deste conteúdo? Para ler outros materiais como esse, fique de olho em nosso blog e nos siga nas redes sociais. Até a próxima! 

Ficou com dúvidas? Escreva um comentário abaixo! 

POSTS RELACIONADOS

Olá, posso ajudar?