Como comprar e vender carro online: 7 dicas importantes!

27/01/2022

Quer saber como comprar e vender carro online? Então este post é para você! 

A negociação de veículos pela internet tem se tornado cada vez mais comum, principalmente depois da pandemia, em que os hábitos de consumo precisaram ser readaptados. 

O que antes parecia uma realidade distante — já que muitos consumidores preferem ir até uma loja física para fazer a compra — hoje, mostra-se um negócio promissor e que pode dar muito certo. 

Por isso, preparamos algumas dicas para você, que pretende comprar ou vender um carro online. Acompanhe! 

Dicas de como comprar e vender carro online

Apesar de muita gente ainda ter receio de adquirir ou anunciar um carro pela internet, não podemos negar a praticidade e comodidade que as vendas no ambiente online proporcionam. No entanto, assim como qualquer negociação, é preciso tomar alguns cuidados. 

Como comprar um veículo online: quais cuidados tomar? 

Pesquise o modelo do automóvel com calma e atenção  

Normalmente, quando se decide comprar um carro, a pessoa já tem o modelo desejado em mente e a quantidade que pode gastar. 

A partir disso, faça uma busca avançada em diferentes sites e anúncios (de confiança) para encontrar um preço que caiba no seu orçamento e um veículo em boas condições. 

Confira a tabela Fipe 

Vale a pena consultar a tabela Fipe para verificar se o valor aplicado é condizente com o modelo do carro. Desconfie sempre de preços muito abaixo do que estão sendo praticados pela maioria das revendedoras.  

Analise a reputação dos vendedores e/ou sites 

Existem muitos anúncios falsos de golpistas na internet, por isso, é imprescindível avaliar a reputação do vendedor ou site antes de fechar a compra. 

Observe se há reclamações, a quantidade de vendas realizadas anteriormente, os pontos positivos e negativos, entre em contato, faça perguntas pontuais e esclareça todas as suas dúvidas. 

Como vender carros online: por onde começar? 

Anuncie em plataformas conhecidas e de confiança 

Além das redes sociais, anunciar o veículo em marketplaces e plataformas especializadas no segmento aumenta a visibilidade e atinge mais pessoas

Faça uma descrição completa do carro e utilize boas imagens 

Não basta apenas anunciar, é importante criar uma boa descrição do produto e publicar imagens de qualidade e reais para chamar atenção do usuário. 

Mantenha o canal de comunicação sempre aberto 

Provavelmente o consumidor entrará em contato para tirar dúvidas, falar sobre orçamento e afins. Portanto, deixe o canal de comunicação sempre aberto e responda todas as perguntas com clareza. Esse contato é crucial na tomada de decisão do cliente. 

Acompanhe seus concorrentes 

Observe a forma como seus concorrentes fazem as publicações dos automóveis e os preços que estão sendo cobrados. No momento da precificação do carro, é válido analisar a tabela Fipe para não sair fora da média. 

Você acabou de conferir algumas dicas de como comprar e vender carros online. Para ambas as situações, vale ainda fazer uma consulta veicular para se certificar de que não há nenhuma irregularidade com o veículo e garantir uma negociação segura. 

E então, gostou deste conteúdo? Para ler outros materiais como esse, fique de olho em nosso blog e nos siga nas redes sociais. Até a próxima! 

Ficou com dúvidas? Escreva um comentário abaixo! 

Notícias relacionadas
Entenda como funciona o sistema start-stop
Você já ouviu falar no sistema Start-Stop? Saiba agora como essa inovação do meio automotivo funciona e para que serve!
Você sabe a diferença entre seguro auto e proteção veicular?
Embora muita gente confunda e pense que os serviços são iguais, existem diferenças entre o seguro auto e a proteção veicular. Entenda agora cada um deles!
Troca de carro financiado: o que você precisa saber
Saiba tudo sobre a troca de carro financiado: como funciona o processo e como fazer uma negociação segura!
6 dicas de como vender mais em sua revenda de veículos
Saber como vender mais é o desejo de qualquer dono de revenda de veículos. Por isso, preparamos 6 dicas básicas para te ajudar. Confira agora!
Responsabilidades na revenda de veículos, o que você precisa saber
Uma venda não termina quando o cliente faz o pagamento. Saiba quais as responsabilidades na revenda de veículos que você precisa ter!
Vistoria cautelar: por que fazer e o que é observado
A vistoria cautelar é um ponto importantíssimo para garantir negociações mais seguras. Saiba por que e como fazê-la e o que é observado na avaliação!
Veículo clonado: como funciona? O que fazer nessa situação?
Veículo clonado é um tipo de fraude mais comum do que imaginamos. Saiba, portanto, como identificar uma clonagem e o que fazer nessa situação.
Veículo com passagem por leilão, até onde vale a pena comprar um?
Você sabia que um veículo com passagem por leilão tem grande desvalorização no mercado? Grande parte, 20% em relação a tabela FIPE.
Como consultar o veículo pela placa? O que dá para saber?
Saiba agora como consultar um veículo pela placa e quais informações você pode ter acesso através dessa pesquisa.
Confira as mudanças na lei de trânsito e as novas regras da CNH
Em abril de 2021, a Lei 14.071/20 entrou em vigor. Sancionada desde outubro do ano passado, a nova legislação alterou diversos pontos do CTB, principalmente em relação à CNH. Saiba então o que mudou!

#AutoDicas

Como saber se o veículo tem passagem por leilão e sua gravidade?
A consulta Leilão Prime traz informação de 7 banco de dados diferentes, os quais englobam desde passagens por leilões registros de locadoras e mercado securitário. Além disso a consulta verifica a classificação do veículo.
Confira a consulta ideal
Existe alguma forma de saber se o veículo foi sinistrado?
Sim. Através da consulta Acidentes e Procedência, terá o apontamento da existência, ou não, do acionamento do sinistro.
Confira a consulta ideal
Por que saber se um veículo tem passagem por Roubo e Furto?
O veículo com passagem por Roubo e Furto sofre grande desvalorização, podendo chegar até 30% de sua tabela FIPE.
Confira a consulta ideal
Como faço para saber se o veículo é assegurável independentemente do condutor?
Através da consulta Radar Securitário você recebe uma avaliação com mais de 15 seguradoras a respeito da aceitação do seguro, preço médio e aceitação da FIPE.
Confira a consulta ideal
Consigo verificar as restrições do veículo sem o RENAVAM?
Em nossa consulta de Débitos você identifica todos os tipos de restrições, tais como alienação fiduciária (financiamento), RENAJUD, dados cadastrais estaduais e muito mais.
Confira a consulta ideal
Posso ter problemas de transferência do veículo por conta do proprietário anterior?
Sim, pois caso o proprietário atual do veículo esteja envolvido em algum processo, você terá chances de ter problemas na transferência. Através da consulta RENAJUD, você verifica a existência e número do processo.
Confira a consulta ideal