Número do chassi do veículo: por que e como consultar?

Você sabe para que serve o número do chassi do veículo, o que ele significa de fato e como consultá-lo? 

No post de hoje vamos te mostrar a importância desse código identificador e o porquê você deve ficar atento a ele na hora de comprar ou vender um carro seminovo ou usado. 

Para conferir o conteúdo completo, é só continuar a leitura! 

Número do chassi: o que é, o que significa? 

Mais do que uma parte fundamental para a estrutura de qualquer veículo, o chassi ainda possui um número de identificação.

Trata-se de uma composição de 17 caracteres alfanuméricos, que funcionam como uma espécie de DNA para o automóvel. Todo carro conta com um código único, marcado na fábrica, e cada elemento que o constitui representa um dado sobre o veículo. 

Chamados de Vehicle Identification Number (VIN), esses caracteres são um padrão desde 1983 e servem para fornecer informações importantes sobre os automóveis. 

Os 2 primeiros elementos se referem a região e ao país de fabricação; o terceiro indica a montadora do veículo. Os próximos 5 variam de acordo com cada fabricante, mas dizem respeito ao modelo; os últimos componentes apontam o ano do carro, o código da planta (local exato de fabricação) e o número de série. 

Por que e como consultar o chassi?

Como vimos, este código alfanumérico representa as seguintes características: 

  • Região geográfica e país de fabricação
  • Montadora e tipo de carroceria
  • Modelo do veículo
  • Ano de fabricação
  • Local em que foi produzido
  • Número de série.

Além de ter acesso a esses dados, com a consulta você também consegue saber se a estrutura original do automóvel foi danificada ou se houve remarcação do chassi. 

Inclusive, a remarcação acontece exatamente quando ocorre algum tipo de dano. Por exemplo, desgastes do tempo e ferrugens, acidentes, batidas. Em casos de roubo e furto, é comum também que o número seja adulterado, entre outras situações que merecem atenção. Afinal, chassi remarcado pode ser um motivo de desvalorização do carro

Por essa e outras razões a consulta veicular é sempre recomendada. Principalmente na hora de vender ou comprar um automóvel, informações como essas podem evitar dores de cabeça e garantir uma negociação mais segura. 

E então, gostou deste conteúdo? Para ler outras matérias relacionadas, é só ficar de olho em nosso blog e nos seguir nas redes sociais. Até a próxima!

POSTS RELACIONADOS

Veículo não encontrado

Não localizamos nenhum veículo para placa informada converse com nosso time para tentar ajudar.

Limite diário atingido

Seu limite diário para consumo sem custo foi atingido, mais não se preocupe.
Temos planos que encaixam com sua necessidade, entre em contato com nosso time de especialistas.

Reunindo informações.... Analisando histórico.... Buscando restrições.... Gerando relatório...

Aqui estão algumas informações básicas do veículo consultado:

PLACA

CHASSI

ANO MODELO

MODELO

COR

LEILÃO

DÉBITOS

SINISTROS

ACIDENTES

Faz consultas com frequência?

Temos planos com soluções completas para você que é revendedor, concessionária ou atua em outra área do setor automotivo e faz consultas veiculares com frequência! Converse agora com os nossos consultores para saber mais!

Olá, posso ajudar?