Número do chassi do veículo: por que e como consultar?

Publicado em 20/05/2021 / Atualizado em 08/09/2021

Você sabe para que serve o número do chassi do veículo, o que ele significa de fato e como consultá-lo? 

No post de hoje vamos te mostrar a importância desse código identificador e o porquê você deve ficar atento a ele na hora de comprar ou vender um carro seminovo ou usado. 

Para conferir o conteúdo completo, é só continuar a leitura! 

Número do chassi: o que é, o que significa? 

Mais do que uma parte fundamental para a estrutura de qualquer veículo, o chassi ainda possui um número de identificação.

Trata-se de uma composição de 17 caracteres alfanuméricos, que funciona como uma espécie de DNA para o automóvel. Todo carro conta com um código único, marcado na fábrica, e cada elemento que o constitui representa um dado sobre o veículo. 

Chamados de Vehicle Identification Number (VIN), esses caracteres são um padrão desde 1983 e servem para fornecer informações importantes sobre os automóveis. 

Os 2 primeiros elementos se referem a região e ao país de fabricação; o terceiro indica a montadora do veículo. Os próximos 5 variam de acordo com cada fabricante, mas dizem respeito ao modelo; os últimos componentes apontam o ano do carro, o código da planta (local exato de fabricação) e o número de série. 

Por que e como consultar o chassi?

Como vimos, este código alfanumérico representa as seguintes características: 

  • Região geográfica e país de fabricação
  • Montadora e tipo de carroceria
  • Modelo do veículo
  • Ano de fabricação
  • Local em que foi produzido
  • Número de série.

Além de ter acesso a esses dados, com a consulta você também consegue saber se a estrutura original do automóvel foi danificada, se houve remarcação do chassi e afins. 

Inclusive, a remarcação acontece exatamente quando ocorre algum tipo de dano. Por exemplo, desgastes do tempo e ferrugens, acidentes, batidas. Em casos de roubo e furto, é comum também que o número seja adulterado, entre outras situações que merecem atenção. Afinal, chassi remarcado pode ser um quesito para a desvalorização do carro

Por essa e outras razões a consulta veicular é sempre recomendada. Principalmente na hora de vender ou comprar um automóvel, informações como essas podem evitar dores de cabeça e garantir uma negociação mais segura. 

E então, gostou deste conteúdo? Para ler outras matérias relacionadas, é só ficar de olho em nosso blog e nos seguir nas redes sociais. Até a próxima!

Notícias relacionadas
Seguro auto: os carros da sua garagem são aceitos por algum?
Os carros que você vende são aceitos por algum seguro auto? Entenda agora a importância dessa informação para o seu cliente e veja o que pode interferir na contratação do serviço!
Responsabilidades na revenda de veículos, o que você precisa saber
Uma venda não termina quando o cliente faz o pagamento. Saiba quais as responsabilidades na revenda de veículos que você precisa ter!
Como consultar um veículo roubado pela placa, entenda!
Conhecer o histórico do automóvel que está em negociação é essencial para evitar cair em golpes. Confira agora como consultar um veículo roubado pela placa!
Garantia de motor e caixa: como funciona? O que diz a lei?
A garantia de motor e caixa é um ponto que sempre causa dúvidas aos consumidores e revendedoras. Entenda agora como funciona na prática e o que diz a lei!
Veja por que acompanhar a desvalorização de veículos da sua loja
Você acompanha o quanto os carros da sua revenda desvalorizam ao longo do tempo? Saiba agora por que você deve ficar atento a isso!
5 dicas de como aumentar as vendas no final do ano
O final do ano chegou! Quer saber como aumentar as vendas da sua revenda de veículos? Dá uma olhadas nas dicas práticas que preparamos!
Vistoria cautelar: por que fazer e o que é observado
A vistoria cautelar é um ponto importantíssimo para garantir negociações mais seguras. Saiba por que e como fazê-la e o que é observado na avaliação!
Entenda qual a melhor época para comprar e vender carros seminovos
Quer saber qual é a melhor época do ano para comprar e vender carros seminovos? Acesse agora para conferir!
Histórico de proprietários anteriores, por que consultar?
Saiba como e por que é importante consultar o histórico de proprietários anteriores do veículo antes de fechar negócio!
Ações de marketing para aumentar as vendas na sua revenda de veículos
Já pensou em utilizar ações de marketing para aumentar as vendas da sua revenda de carros? Confira agora 5 dicas práticas que podem tornar o seu negócio mais visível no meio digital!

#AutoDicas

Como saber se o veículo tem passagem por leilão e sua gravidade?
A consulta Leilão Prime traz informação de 7 banco de dados diferentes, os quais englobam desde passagens por leilões registros de locadoras e mercado securitário. Além disso a consulta verifica a classificação do veículo.
Confira a consulta ideal
Existe alguma forma de saber se o veículo foi sinistrado?
Sim. Através da consulta Acidentes e Procedência, terá o apontamento da existência, ou não, do acionamento do sinistro.
Confira a consulta ideal
Por que saber se um veículo tem passagem por Roubo e Furto?
O veículo com passagem por Roubo e Furto sofre grande desvalorização, podendo chegar até 30% de sua tabela FIPE.
Confira a consulta ideal
Como faço para saber se o veículo é assegurável independentemente do condutor?
Através da consulta Radar Securitário você recebe uma avaliação com mais de 15 seguradoras a respeito da aceitação do seguro, preço médio e aceitação da FIPE.
Confira a consulta ideal
Consigo verificar as restrições do veículo sem o RENAVAM?
Em nossa consulta de Débitos você identifica todos os tipos de restrições, tais como alienação fiduciária (financiamento), RENAJUD, dados cadastrais estaduais e muito mais.
Confira a consulta ideal
Posso ter problemas de transferência do veículo por conta do proprietário anterior?
Sim, pois caso o proprietário atual do veículo esteja envolvido em algum processo, você terá chances de ter problemas na transferência. Através da consulta RENAJUD, você verifica a existência e número do processo.
Confira a consulta ideal