Como consultar o veículo pela placa? O que dá para saber?

Publicado em 25/03/2021 / Atualizado em 08/09/2021

Com certeza você já ouviu e sabe que dá para consultar o veículo pela placa, não é mesmo? Mas você sabe exatamente o que é possível descobrir sobre o histórico do automóvel somente avaliando o número da placa? 

A gente vai te explicar tudo! Vamos te mostrar que essa consulta é mais simples do que se imagina e dizem por aí e como ela pode ser útil. Para conferir, é só continuar a leitura deste artigo!

Como consultar a placa do veículo: o que você precisa saber!

Como sabemos, a placa funciona como uma espécie de identidade, ou seja, é o código de identificação do veículo, incluído ao Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), reconhecido em todo o país.

Por isso, fazer a consulta da placa pode revelar diversas informações sobre um carro — e é mais simples do que parece. Principalmente no momento de fechar negócio, seja uma compra ou venda, é essencial conferir se está tudo certo com o veículo. 

Através da verificação do número da placa, é possível ter acesso a informações, como: 

  • Dados cadastrais 
  • Renavam
  • Ano de fabricação 
  • Número do chassi 
  • Modelo do veículo 
  • Se há algum tipo de restrição, débitos ou multas
  • Se houve clonagem da placa, entre outros.

Como fazer a consulta da placa do veículo? 

Existem duas maneiras gratuitas para verificar a placa do automóvel, pelo site do Detran e por meio do Sinesp Cidadão.

Para a pesquisa no Detran, você deve acessar a página do departamento correspondente ao estado em que seu carro está registrado. É válido frisar que alguns sites pedem, além da placa, o número do chassi e Renavam. 

Já pelo Sinesp, basta ter o número da placa, porém, o quadro de respostas apresentará informações mais básicas sobre o veículo, como os dados cadastrais, indício de roubo e furto etc. 

Agora, se quiser um resultado mais abrangente, que colete todos os dados referentes ao histórico do automóvel, sugerimos utilizar a consulta veículo completo da AutoList. A partir dela, você visualizará diversos blocos com informações sobre: 

  • Perda total
  • Acidentes e procedência 
  • Leilão 
  • Débitos
  • Registros de motores
  • Registros precificadores
  • Registros decodificadores

Nesse sentido, conhecer o automóvel que você pretende negociar é extremamente importante para evitar problemas no futuro. Portanto, não deixe de consultá-lo e avaliar se há alguma irregularidade em seu histórico. 

E então, o que achou deste conteúdo? Para conferir outras postagens como essa, fique de olho em nosso blog e nos acompanhe nas redes sociais. Toda semana temos um novo post! Até a próxima! 

Notícias relacionadas
O que você precisa saber sobre veículo com passagem por São Paulo
Você sabia que grande parte dos carros registrados no país são do estado de SP? Saiba mais sobre veículo com passagem por São Paulo agora mesmo!
Tipos de vistoria automotiva: veja os principais e o que eles avaliam
Saber as reais condições do veículo na hora de fechar um negócio é essencial. Confira agora os principais tipos de vistoria automotiva e para que servem!
Confira 5 dicas de como valorizar o carro na hora da venda!
Saiba como valorizar o carro na hora da venda! Confira 5 dicas práticas que preparamos para te ajudar!
Como dar baixa no desmanche de veículo: saiba mais!
Saiba como dar baixa no desmanche de veículo, quais documentos são necessários e quanto tempo demora para finalizar o processo! Acesse agora e confira!
Saiba mais sobre a categoria de carros premium usados
A categoria de carros premium usados tem crescido cada vez mais. Confira agora as principais marcas dessa classificação, como ela surgiu e seus diferenciais!
Número do chassi do veículo: por que e como consultar?
Você sabe para que serve o número do chassi do veículo? O que ele significa de fato e como consultá-lo? A gente te explica agora mesmo!
10 modelos de veículos que mais valorizaram no final de 2020
Um levantamento feito nos últimos meses do ano passado, revelou uma situação atípica no setor automotivo: alguns veículos seminovos foram valorizados. Confira agora quais são os modelos!
Laudo, vistoria veicular e vistoria ECV, você sabe o que significam?
Laudo, vistoria veicular e vistoria ECV são alguns dos nomes que aparecem na hora de vender ou comprar um carro usado. Saiba agora a diferença entre eles!
Conheça as classificações e os principais tipos de sinistro de carro
Sinistro de carro, como sabemos, é o nome utilizado para referenciar veículos que tenham sofrido ou causado algum dano estrutural, recuperável ou não. Mas você conhece as classificações e os tipos de sinistro? Confira agora!
Veja como é classificada e avaliada a perda total de veículo
Registro de sinistro nem sempre quer dizer que um carro deu PT. Veja o que é e como é classificada a perda total de um veículo, além do passo a passo de como é feita essa avaliação!

#AutoDicas

Como saber se o veículo tem passagem por leilão e sua gravidade?
A consulta Leilão Prime traz informação de 7 banco de dados diferentes, os quais englobam desde passagens por leilões registros de locadoras e mercado securitário. Além disso a consulta verifica a classificação do veículo.
Confira a consulta ideal
Existe alguma forma de saber se o veículo foi sinistrado?
Sim. Através da consulta Acidentes e Procedência, terá o apontamento da existência, ou não, do acionamento do sinistro.
Confira a consulta ideal
Por que saber se um veículo tem passagem por Roubo e Furto?
O veículo com passagem por Roubo e Furto sofre grande desvalorização, podendo chegar até 30% de sua tabela FIPE.
Confira a consulta ideal
Como faço para saber se o veículo é assegurável independentemente do condutor?
Através da consulta Radar Securitário você recebe uma avaliação com mais de 15 seguradoras a respeito da aceitação do seguro, preço médio e aceitação da FIPE.
Confira a consulta ideal
Consigo verificar as restrições do veículo sem o RENAVAM?
Em nossa consulta de Débitos você identifica todos os tipos de restrições, tais como alienação fiduciária (financiamento), RENAJUD, dados cadastrais estaduais e muito mais.
Confira a consulta ideal
Posso ter problemas de transferência do veículo por conta do proprietário anterior?
Sim, pois caso o proprietário atual do veículo esteja envolvido em algum processo, você terá chances de ter problemas na transferência. Através da consulta RENAJUD, você verifica a existência e número do processo.
Confira a consulta ideal