Saiba como funciona a consulta de Proprietários Anteriores da AutoList

Publicado em 23/04/2021 / Atualizado em 08/09/2021

Como sabemos, em agosto de 2018 a Fenaseg (Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização) interrompeu o acesso às informações de proprietários anteriores por conta da regulamentação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor. 

Desse modo, as empresas que deram continuidade a comercialização deste serviço não entregaram os resultados exatamente como deveriam, pois os dados não foram atualizados. 

Por prezar por oferecer soluções seguras e legalizadas a seus clientes, a AutoList também descontinuou o uso dessas informações por um momento. Porém, seguindo todos os regulamentos da LGPD, foi possível readequar e retornar com a consulta. E é sobre isso que vamos falar no post de hoje! 

Preparamos este conteúdo para te mostrar como funciona a consulta de proprietários anteriores e por que você deve usá-la na hora de avaliar e negociar um veículo. Continue a leitura para conferir! 

Como funciona a consulta Proprietários Anteriores?

A consulta irá identificar os antigos donos de determinado automóvel, classificando-os entre pessoas físicas e jurídicas e exibindo ainda o tempo que cada um ficou com o carro. 

No entanto, por conta das regras da LGPD, não é permitido mostrar o nome do proprietário. Mas se o dono anterior for uma seguradora ou locadora, você será informado. Além disso, a solução tem como diferencial retornar o proprietário por transferência e não mais pelo DPVAT, como acontecia antigamente. 

(Leia mais em: O que aconteceu com a consulta de proprietários anteriores?)

As informações são apresentadas em dois quadros, sendo um deles para pessoas físicas e o outro para pessoas jurídicas. Para cada pessoa verificada irão aparecer os seguintes dados:

  • UF
  • Município (ponto importante para saber de houve uma transferência entre estados, o que pode indicar algo negativo) 
  • Proprietário 
  • Ano
  • Placa
  • Motivo do registro
  • Tempo de posse

É válido ressaltar que, em caso de PF, o nome do indivíduo não será mostrado completamente, ele aparecerá parcialmente ocultado. 

Entretanto, diferente das consultas passadas que levavam em consideração o pagamento do DPVAT, que ocorre anualmente, para detectar os donos anteriores e retornavam com apenas um resultado, agora, se o veículo tiver mais de um proprietário no mesmo ano, será possível visualizar. 

E então, o que achou desse conteúdo? Para ler outras postagens como essa, é só ficar de olho no blog da AutoList. E se quiser conhecer melhor a consulta, basta entrar em contato com a nossa equipe através do chat em nosso site. 

Notícias relacionadas
3 Situações que podem atrapalhar a transferência de veículo
Algumas situações podem impedir a transferência de veículos. Confira agora quais são e veja também as consequências acarretadas por uma transferência incorreta.
Quilometragem adulterada: como identificar em um carro seminovo?
Quilometragem adulterada é uma das preocupações de quem vai adquirir um carro. Confira 5 dicas básicas de como identificar se há algo de errado com o veículo!
Confira as principais dúvidas sobre a CNH digital
Apesar de ser válida como documento oficial em todo o território nacional desde 2018, ainda existem muitas dúvidas sobre a CNH digital. Confira, então, as principais perguntas sobre a nova versão da carteira de habilitação!
Pane elétrica no carro: o que fazer? Como evitar o problema?
Estava dirigindo e o veículo começou a apresentar falhas? Confira agora as principais causas da pane elétrica, o que fazer e como evitá-la!
Veja por que acompanhar a desvalorização de veículos da sua loja
Você acompanha o quanto os carros da sua revenda desvalorizam ao longo do tempo? Saiba agora por que você deve ficar atento a isso!
Contratar seguro auto com nome sujo, é possível?
Muita gente se pergunta se é possível contratar seguro auto tendo alguma pendência financeira em seu nome. Veja, então, como é feita a avaliação por parte das seguradoras!
Como dar baixa no desmanche de veículo: saiba mais!
Saiba como dar baixa no desmanche de veículo, quais documentos são necessários e quanto tempo demora para finalizar o processo! Acesse agora e confira!
Responsabilidades na revenda de veículos, o que você precisa saber
Uma venda não termina quando o cliente faz o pagamento. Saiba quais as responsabilidades na revenda de veículos que você precisa ter!
Confira os principais tipos de financiamento de carro
Financiar é a melhor alternativa quando não se tem a quantia necessária para pagar um veículo à vista. Mas é preciso entender como funciona o processo. Veja, portanto, os principais tipos de financiamento de carro!
Saiba como funciona a consulta de Proprietários Anteriores da AutoList
Saiba mais sobre a consulta de Proprietários Anteriores da AutoList e confira o que mudou com a nova regulamentação da Lei Geral de Proteção de Dados!

#AutoDicas

Como saber se o veículo tem passagem por leilão e sua gravidade?
A consulta Leilão Prime traz informação de 7 banco de dados diferentes, os quais englobam desde passagens por leilões registros de locadoras e mercado securitário. Além disso a consulta verifica a classificação do veículo.
Confira a consulta ideal
Existe alguma forma de saber se o veículo foi sinistrado?
Sim. Através da consulta Acidentes e Procedência, terá o apontamento da existência, ou não, do acionamento do sinistro.
Confira a consulta ideal
Por que saber se um veículo tem passagem por Roubo e Furto?
O veículo com passagem por Roubo e Furto sofre grande desvalorização, podendo chegar até 30% de sua tabela FIPE.
Confira a consulta ideal
Como faço para saber se o veículo é assegurável independentemente do condutor?
Através da consulta Radar Securitário você recebe uma avaliação com mais de 15 seguradoras a respeito da aceitação do seguro, preço médio e aceitação da FIPE.
Confira a consulta ideal
Consigo verificar as restrições do veículo sem o RENAVAM?
Em nossa consulta de Débitos você identifica todos os tipos de restrições, tais como alienação fiduciária (financiamento), RENAJUD, dados cadastrais estaduais e muito mais.
Confira a consulta ideal
Posso ter problemas de transferência do veículo por conta do proprietário anterior?
Sim, pois caso o proprietário atual do veículo esteja envolvido em algum processo, você terá chances de ter problemas na transferência. Através da consulta RENAJUD, você verifica a existência e número do processo.
Confira a consulta ideal