Cuidados ao trocar de carro: o que observar?

Está pensando em trocar seu veículo usado por outro? Então este conteúdo é para você! Para te ajudar a fazer uma negociação vantajosa e segura, trouxemos alguns cuidados ao trocar de carro que você deve ter. 

Afinal de contas, a mudança de automóvel vai além de fatores estéticos. É preciso que o conjunto inteiro esteja em ordem para que não haja nenhuma dor de cabeça no futuro. 

Quer saber mais sobre o assunto? É só continuar a leitura! 

3 Cuidados ao trocar de carro: confira agora!

Trocar de carro é o desejo de muitas pessoas, mas é importante fazer uma análise completa antes de fechar negócio. Por isso, saiba agora o que você deve avaliar: 

Documentação do veículo e débitos pendentes 

O primeiro ponto a ser verificado sobre o automóvel escolhido é a documentação e a existência de taxas referentes a impostos, como IPVA, seguro obrigatório, licenciamento, entre outros. 

Portanto, certifique-se de que não há nenhuma irregularidade com o veículo e nenhum débito a ser pago, se os documentos estão todos corretos e em dia para que o carro possa circular normalmente. 

Condições da mecânica e demais sistemas do veículo 

Além da documentação, é imprescindível analisar a mecânica e outros sistemas do automóvel. Para isso, tenha um profissional de confiança para te ajudar nesse momento. Peça uma revisão completa do motor, freio, suspensão, câmbio e toda a parte elétrica. 

Assim você tem noção de tudo o que precisará ser substituído e ainda pode conseguir negociar o valor do carro. 

Modificações na estrutura do automóvel 

É comum que os proprietários façam modificações e personalizem o veículo. No entanto, algumas alterações devem ser informadas ao Detran e necessitam de aprovação para serem incluídas na documentação. 

Entre as modificações que precisam de autorização estão: 

  • Aumento da potência original do motor 
  • Mudança do tipo de combustível utilizado 
  • Blindagem 
  • Alteração dos pneus e rodas originais do carro 
  • Modificação na suspensão, como rebaixamento do veículo 
  • Mudança de cor e estética 
  • Adição de faróis de xenon. 

Dessa forma, se o carro que você está pensando em comprar já passou por alguma dessas alterações acima, verifique se no Certificado de Segurança Veicular (CSV) consta a legalidade dessas personalizações. 

Você acabou de conferir 3 dicas básicas para te ajudar na hora de trocar o seu veículo. Lembre-se sempre que as consultas veiculares são essenciais para conhecer o histórico do automóvel. 

Gostou deste conteúdo? Então acompanhe nosso blog semanalmente e nos siga nas redes sociais para aproveitar outros materiais com temas relacionados! 

POSTS RELACIONADOS

Olá, posso ajudar?