Como escolher um carro usado: 5 dicas para uma boa negociação!

Publicado em 19/05/2022 / Atualizado em 25/05/2022

Não é novidade que o mercado de seminovos e usados tem crescido consideravelmente nos últimos anos. A alta dos preços dos veículos 0km, a falta de componentes para produzi-los e todos os desafios enfrentados em decorrência da pandemia, fez com que essa categoria fosse ainda mais procurada. No entanto, a dúvida de como escolher um carro usado sempre surge! 

Para te ajudar a fazer uma boa compra, listamos alguns fatores importantes que devem ser levados em conta na hora da escolha! É só continuar a leitura para conferir! 

Como escolher um carro usado: o que analisar na hora da compra?

Adquirir um carro é um investimento alto que merece bastante atenção para que não haja problemas no futuro. Portanto, é essencial fazer uma avaliação antes de fechar negócio. Veja, a seguir, o que verificar no seu novo veículo! 

1. Faça um test drive 

O test drive é indispensável! Muitas vezes, por se tratar de um automóvel usado, as pessoas deixam de fazê-lo. Porém, através do teste, é possível saber se há problemas com o motor, embreagem, freio, acelerador, faróis, se a dirigibilidade está boa e se existe alguma irregularidade com os demais componentes internos. 

2. Evite comprar veículos fora de linha ou de modelos muito antigos 

Carros fora de linha ou muito antigos não são as opções mais recomendadas. Caso precise de assistência técnica, por exemplo, pode ser mais difícil encontrar as peças. Além disso, se um dia desejar vender ou trocar, é provável que tenha mais dificuldade do que com um modelo mais recente. 

3. Busque informações do antigo dono 

Informações sobre o dono anterior pode eliminar uma série de complicações. Para isso, vale a pena utilizar a consulta Proprietários Anteriores. Com ela, você fica sabendo se o carro teve um ou mais proprietários, se se trata de pessoa física ou jurídica e o tempo que cada um passou com o automóvel. 

4. Não se esqueça do histórico do veículo 

Analisar o histórico do veículo é mais um fator imprescindível! Verifique se ele já esteve envolvido em roubo e furto ou acidentes, se a documentação está completa e com tudo regularizado, o número do chassi nos vidros e na placa e se há alguma pendência financeira ou multa. 

5. Avalie cuidadosamente o estado de conservação

Por fim, mas não menos importante, faça uma avaliação cuidadosa do estado de conservação. Observe se a pintura e a lataria estão em boas condições, se o automóvel já passou por algum tipo de personalização, a situação dos pneus e afins. 

Você acabou de conferir 5 dicas importantes de como escolher um carro usado. Agora é só segui-las para fechar uma negociação de sucesso! 

E então, este conteúdo te ajudou? Para ler outros materiais como esse, é só acompanhar nosso blog e nossas redes sociais! Até a próxima! 

Tire suas dúvidas deixando um comentário aqui embaixo!

Notícias relacionadas
Histórico de proprietários anteriores, por que consultar?
Saiba como e por que é importante consultar o histórico de proprietários anteriores do veículo antes de fechar negócio!
Troca de carro financiado: o que você precisa saber
Saiba tudo sobre a troca de carro financiado: como funciona o processo e como fazer uma negociação segura!
Como consultar o veículo pela placa? O que dá para saber?
Saiba agora como consultar um veículo pela placa e quais informações você pode ter acesso através dessa pesquisa.
Combustível adulterado: 5 sinais para te ajudar a identificar!
Saiba como identificar combustível adulterado! Preparamos 5 dicas que vão te ajudar a detectar se o combustível que você usa é de boa qualidade!
Vistoria cautelar: por que fazer e o que é observado
A vistoria cautelar é um ponto importantíssimo para garantir negociações mais seguras. Saiba por que e como fazê-la e o que é observado na avaliação!
Restrições judiciais de veículo: o que você precisa saber
Com certeza você já ouviu falar do Renajud, mas você conhece todos os tipos de restrições judiciais de veículo? Sabe como elas funcionam, por que ocorre o bloqueio e como identificá-las? Confira tudo agora!
Tipos de vistoria automotiva: veja os principais e o que eles avaliam
Saber as reais condições do veículo na hora de fechar um negócio é essencial. Confira agora os principais tipos de vistoria automotiva e para que servem!
O que você precisa saber sobre veículo com débitos
Quando o assunto é veículo com débito, é preciso ficar atento. Saiba agora como fazer a consulta de débitos e se vale a pena investir em um automóvel nessa condição!
O que você precisa saber sobre a busca e apreensão de veículo
Entenda agora como funciona o processo de busca e apreensão de veículo, como saber se o automóvel foi financiado e como resolver a situação!
O que é veículo recuperado: tudo o que você precisa saber!
Quando se fala em carro recuperado, é normal surgir diversas dúvidas. Por isso, preparamos este conteúdo exclusivo para explicar tudo o que você precisa saber!

#AutoDicas

Como saber se o veículo tem passagem por leilão e sua gravidade?
A consulta Leilão Prime traz informação de 7 banco de dados diferentes, os quais englobam desde passagens por leilões registros de locadoras e mercado securitário. Além disso a consulta verifica a classificação do veículo.
Confira a consulta ideal
Existe alguma forma de saber se o veículo foi sinistrado?
Sim. Através da consulta Acidentes e Procedência, terá o apontamento da existência, ou não, do acionamento do sinistro.
Confira a consulta ideal
Por que saber se um veículo tem passagem por Roubo e Furto?
O veículo com passagem por Roubo e Furto sofre grande desvalorização, podendo chegar até 30% de sua tabela FIPE.
Confira a consulta ideal
Como faço para saber se o veículo é assegurável independentemente do condutor?
Através da consulta Radar Securitário você recebe uma avaliação com mais de 15 seguradoras a respeito da aceitação do seguro, preço médio e aceitação da FIPE.
Confira a consulta ideal
Consigo verificar as restrições do veículo sem o RENAVAM?
Em nossa consulta de Débitos você identifica todos os tipos de restrições, tais como alienação fiduciária (financiamento), RENAJUD, dados cadastrais estaduais e muito mais.
Confira a consulta ideal
Posso ter problemas de transferência do veículo por conta do proprietário anterior?
Sim, pois caso o proprietário atual do veículo esteja envolvido em algum processo, você terá chances de ter problemas na transferência. Através da consulta RENAJUD, você verifica a existência e número do processo.
Confira a consulta ideal