Garantia de motor e caixa: como funciona? O que diz a lei?

A garantia de motor e caixa é uma questão que sempre gera dúvidas aos consumidores e às revendedoras na hora de negociar um veículo usado. Acontece que, muitas vezes, a loja não está alinhada ao que diz a legislação e o prazo não bate com o que é esperado pelo comprador. 

Por isso, antes de fechar negócio, é essencial entender quais os direitos e deveres de ambas as partes, consumidor e vendedor, para evitar problemas futuros com o carro e situações desagradáveis. 

Acompanhe a leitura para entender como funciona a garantia para automóveis usados! 

Garantia de motor e caixa é obrigatória? O que diz a legislação?

Para compreendermos os direitos do consumidor e da loja de veículos, é preciso destacar que existem dois tipos de garantias: a legal e a contratual. 

  • Garantia legal: está prevista por lei no CDC (Código de Defesa do Consumidor), portanto, é irrevogável. Tendo um prazo de 30 dias para bens e serviços não duráveis e 90 dias para bens e serviços duráveis, como a garantia de motor e caixa. 

Além disso, alguns advogados ainda alegam que problemas ocultos, descobertos somente depois de um tempo, também podem ser assegurados juridicamente. 

  • Garantia contratual: aqui está a diferença, a contratual não é obrigatória. Ou seja, é a revendedora quem decide ofertá-la ou não. Porém, se oferecida no âmbito da negociação, a loja deve segui-la estritamente, deixando evidente todas as regras, direitos e limitações no contrato. 

A partir de quando a garantia de motor e caixa começa a contar?

Outro ponto bastante importante que você precisa saber é que a garantia contratual só passa a contar quando a garantia legal se encerra

Quer dizer que se você, revendedor, oferecer uma garantia de 90 dias ao consumidor — o que é muito comum em lojas de carros usados — ela só começará a correr quando a proteção legal chegar ao fim (após os 90 dias).

Isso significa que o comprador terá 180 dias de garantia e não apenas 90. Dessa forma, o mais recomendado é analisar os prazos, avaliar o histórico do veículo completo, revisar as peças, observar suas reais condições e conversar com um advogado para definir um período adequado, que seja benéfico tanto para a revenda, quanto para o cliente. 

E então, o que achou deste conteúdo? Você acabou de saber como funciona a garantia de motor e caixa. Para ler outras matérias com temas relacionados e dicas veiculares, é só acompanhar nosso blog e nossas redes sociais. 

Ficou com alguma dúvida? Nos deixe um comentário que responderemos em seguida! 

POSTS RELACIONADOS

Veículo não encontrado

Não localizamos nenhum veículo para placa informada converse com nosso time para tentar ajudar.

Limite diário atingido

Seu limite diário para consumo sem custo foi atingido, mais não se preocupe.
Temos planos que encaixam com sua necessidade, entre em contato com nosso time de especialistas.

Reunindo informações.... Analisando histórico.... Buscando restrições.... Gerando relatório...

Aqui estão algumas informações básicas do veículo consultado:

PLACA

CHASSI

ANO MODELO

MODELO

COR

LEILÃO

DÉBITOS

SINISTROS

ACIDENTES

Faz consultas com frequência?

Temos planos com soluções completas para você que é revendedor, concessionária ou atua em outra área do setor automotivo e faz consultas veiculares com frequência! Converse agora com os nossos consultores para saber mais!

Olá, posso ajudar?