O impacto do 5G nas indústrias e a produtividade das montadoras

Apesar de ter um longo caminho a percorrer, a quinta geração da rede móvel, aos poucos, vem chegando ao país. E o impacto do 5G nas indústrias tende a ser grande, principalmente no que diz respeito à produtividade das montadoras

As expectativas são altas, pois as funcionalidades da rede podem otimizar todo o setor de produção e gerar muito mais entrega em menos tempo. A seguir, você vai entender como o 5G poderá influenciar o trabalho das montadoras no Brasil! 

O impacto do 5G nas indústrias: quando a tecnologia chegará ao Brasil

Depois do leilão da Anatel que aconteceu em 05 de novembro de 2021, ficou previsto que a rede 5G chegará ao país por volta de julho de 2022. No entanto, o acesso será, em primeiro momento, somente para as capitais. 

Para o restante da população — em cidades com mais de 30 mil habitantes —, a previsão é que até 2029 a tecnologia já esteja disponível. Isso porque a implementação requer investimento, estrutura e preparo para começar a rodar. 

Vale lembrar que cidades de países como China, Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Noruega, Austrália, Suíça, Alemanha, Japão, Coreia do Sul, por exemplo, já utilizam a tecnologia 5G desde 2020. 

Como a rede 5G pode influenciar a produção das montadoras 

A rede 5G terá um padrão de transmissão de dados muito superior ao 4G, que é usado atualmente. Para se ter ideia, a estimativa é que ela ofereça velocidade de 10 a 20 vezes mais rápida, com a proposta de manter conectividade em qualquer lugar e sem interrupções, sem falar do potencial para a digitalização da economia, sobretudo para a indústria. 

Apesar de não haver muita exatidão sobre a data de início da tecnologia aqui no Brasil, alguns segmentos já estão se atualizando e se inteirando sobre as vantagens que ela poderá acarretar. É o caso do setor automobilístico. 

Um levantamento feito pela Accenture Industry X, indicou que a produtividade das montadoras pode ter um crescimento de 5% a 15% por conta do avanço da rede móvel. 

De acordo com o diretor associado da empresa, Carlos Boechat, “existe aplicabilidade para a indústria automotiva e entendemos que uma combinação de tecnologias, incluindo armazenamento de informações na nuvem e a internet das coisas, ajudarão a transformar a manufatura das montadoras. Estamos participando de discussões intensas para trabalhar junto com as montadoras e outras organizações para criar, de fato, uma jornada voltada para a escalabilidade”.

Além disso, o esperado é que os carros sejam projetados de forma mais inteligente, rumo a um caminho muito mais tecnológico, trazendo cada vez mais conforto e facilidades às pessoas. 

Você acabou de ver como o 5G pode influenciar a produtividade das montadoras. E essas são apenas previsões iniciais. A tendência é que a rede móvel de quinta geração traga ainda mais melhorias! 

E então, gostou deste conteúdo? Para ler outros posts como esse, é só continuar acompanhando nosso blog e nos seguir nas redes sociais. Toda semana publicamos diferentes materiais! Até a próxima!

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário aqui embaixo que responderemos em seguida! 

POSTS RELACIONADOS

Veículo não encontrado

Não localizamos nenhum veículo para placa informada converse com nosso time para tentar ajudar.

Limite diário atingido

Seu limite diário para consumo sem custo foi atingido, mais não se preocupe.
Temos planos que encaixam com sua necessidade, entre em contato com nosso time de especialistas.

Reunindo informações.... Analisando histórico.... Buscando restrições.... Gerando relatório...

Aqui estão algumas informações básicas do veículo consultado:

PLACA

CHASSI

ANO MODELO

MODELO

COR

LEILÃO

DÉBITOS

SINISTROS

ACIDENTES

Faz consultas com frequência?

Temos planos com soluções completas para você que é revendedor, concessionária ou atua em outra área do setor automotivo e faz consultas veiculares com frequência! Converse agora com os nossos consultores para saber mais!

Olá, posso ajudar?