Insurtech: o que é, para que serve e como funciona?

Você sabe o que é Insurtech ou já ouviu falar nessa modalidade de seguro digital? Se não, este post é para você! 

A realidade de muitas pessoas é esta: trabalham no modelo home office ou usam algum meio de locomoção alternativo para ir ao trabalho, como bicicleta ou patinete elétrico, e utilizam carro esporadicamente. Por conta disso, consideram caro arcar com um seguro auto tradicional. 

No entanto, nós sabemos que contar com essa proteção para o veículo é essencial. E é aí que entram as Insurtechs! 

A seguir, entenda como elas funcionam! 

O que é insurtech: qual a proposta desse modelo de negócio? 

O termo “insurtech” é uma mistura das palavras seguro e tecnologia em inglês para se referir a startups que utilizam a tecnologia para atuar na área de seguros, semelhante às fintechs do ramo financeiro. 

Assim como os bancos digitais — que têm crescido exponencialmente e conquistado a preferência e confiança das pessoas — essas startups também estão ganhando espaço no mercado de seguros. 

A grande vantagem apresentada por essas empresas é oferecer um serviço facilitado, mais flexível, com coberturas atrativas e de modo totalmente digital. 

Como as insurtechs trabalham? 

Segundo levantamento da CNseg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais), 70% da frota de carros no Brasil não tem seguro. 

Em vista disso, as startups desse segmento trabalham a fim de acompanhar as necessidades do cliente, orientando a cobertura mais adequada ao que ele deseja e precisa. 

Para isso, contam com ferramentas digitais, como aplicativos, softwares e inteligência artificial, que as mantêm próximas dos clientes, mas sem tanta burocracia. 

Outro ponto interessante, é que as insurtechs ampliaram o leque de serviços. Há dois anos, mais ou menos, a Susep (Superintendência de Seguros Privados) liberou as opções de reembolso automático, seguro por uso, chamado de pay-per-use e por partes do veículo. 

Além disso, elas conseguem atender demandas de automóveis que possuem algum tipo de restrição, CPF negativado, ou que são muito antigos, sinistrados, com passagem por leilão, motorista de aplicativo e afins (o que não costuma acontecer nas seguradoras tradicionais). 

Como o preço é determinado 

Flexibilidade é a palavra-chave para as empresas digitais de seguro. O preço por si só não é o maior diferencial, mas a acessibilidade e praticidade sim. 

Os valores dos serviços são definidos com base no perfil do condutor e na frequência de uso. Esses dados são gerados através da Inteligência Artificial, que é capaz de identificar como o motorista dirige e suas necessidades. Dependendo dos resultados obtidos, os descontos podem chegar até 30%. 

O que levar em conta antes de fechar negócio  

  • Em primeiro lugar, verifique se a empresa é autorizada pela Susep 
  • Antes de decidir, pesquise! Avalie qual a sua real necessidade e a forma como você usa o veículo 
  • Leia com muita atenção as coberturas oferecidas no contrato 
  • Analise como a insurtech calcula os valores de indenização
  • Observe se a assistência para caso de acidente compensa. 

Independentemente do modelo escolhido, seja uma startup ou uma seguradora convencional, buscar um seguro é bastante recomendado. 

Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo. Para ler outros como esse, acompanhe nosso blog e nossas redes sociais. Até a próxima! 

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário aqui embaixo!

POSTS RELACIONADOS

Veículo não encontrado

Não localizamos nenhum veículo para placa informada converse com nosso time para tentar ajudar.

Limite diário atingido

Seu limite diário para consumo sem custo foi atingido, mais não se preocupe.
Temos planos que encaixam com sua necessidade, entre em contato com nosso time de especialistas.

Reunindo informações.... Analisando histórico.... Buscando restrições.... Gerando relatório...

Aqui estão algumas informações básicas do veículo consultado:

PLACA

CHASSI

ANO MODELO

MODELO

COR

LEILÃO

DÉBITOS

SINISTROS

ACIDENTES

Faz consultas com frequência?

Temos planos com soluções completas para você que é revendedor, concessionária ou atua em outra área do setor automotivo e faz consultas veiculares com frequência! Converse agora com os nossos consultores para saber mais!

Olá, posso ajudar?