Laudo, vistoria veicular e vistoria ECV, você sabe o que significam?

30/07/2021

Laudo, vistoria veicular e vistoria ECV são somente alguns dos nomes que surgem na hora de comprar ou vender um carro. Muitas pessoas, inclusive, os confundem, mas é válido lembrar que se tratam de serviços diferentes. 

E você, sabe o que significa cada um deles? A seguir, vamos explicar ao que se refere cada termo. Continue a leitura para conferir! 

Entenda a diferença entre laudo, vistoria veicular e vistoria ECV

Um veículo usado que esteja regularizado com certeza terá muito mais chances de ser vendido do que um automóvel que apresente irregularidades em sua documentação e estrutura, isso é fato. Entre os requisitos para garantir a boa condição do carro, estão o laudo, a vistoria veicular e a vistoria ECV. Saiba agora em que eles consistem:

Laudo 

Muita gente confunde o laudo com a vistoria em si, mas na verdade ele é apenas um parecer técnico que irá mostrar o que foi analisado e constatado durante o serviço

Vistoria veicular 

Diferente da inspeção veicular, que utiliza equipamentos específicos para analisar a condição da estrutura do automóvel, a vistoria é uma espécie de checkup para verificar se o carro pode ou não circular. Isso envolve a avaliação de componentes do veículo, como freios, buzina, triângulo, pneus, extintor, número do chassi, motor, documentos, entre outros. 

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), essa análise deve ser feita e regularizada por um órgão estadual, como o Detran, ou por alguma empresa credenciada. 

Vistoria ECV 

A ECV nada mais é do que a vistoria realizada por empresas credenciadas, que acabamos de falar, e regulamentadas com o Denatran. 

As duas possuem o mesmo objetivo de identificar se há algum problema que possa impedir o veículo de rodar. Porém, na ECV é feita uma leitura óptica para a coleta dos números do motor e chassi. Essa, portanto, é a maior diferença entre elas.

Você acabou de conferir a que se refere o laudo, a vistoria veicular e a vistoria ECV. Todos eles, assim como a consulta veicular, são essenciais para garantir uma compra e venda mais segura. 

E então, este conteúdo foi útil? Para ler outros posts como esse, continue acompanhando nosso blog e nos siga nas redes sociais!

Notícias relacionadas
Confira 5 dicas de como valorizar o carro na hora da venda!
Saiba como valorizar o carro na hora da venda! Confira 5 dicas práticas que preparamos para te ajudar!
Veículo clonado: como funciona? O que fazer nessa situação?
Veículo clonado é um tipo de fraude mais comum do que imaginamos. Saiba, portanto, como identificar uma clonagem e o que fazer nessa situação.
Número do chassi do veículo: por que e como consultar?
Você sabe para que serve o número do chassi do veículo? O que ele significa de fato e como consultá-lo? A gente te explica agora mesmo!
Saiba como funciona a consulta de Proprietários Anteriores da AutoList
Saiba mais sobre a consulta de Proprietários Anteriores da AutoList e confira o que mudou com a nova regulamentação da Lei Geral de Proteção de Dados!
Seguro auto: os carros da sua garagem são aceitos por algum?
Os carros que você vende são aceitos por algum seguro auto? Entenda agora a importância dessa informação para o seu cliente e veja o que pode interferir na contratação do serviço!
O que é veículo recuperado: tudo o que você precisa saber!
Quando se fala em carro recuperado, é normal surgir diversas dúvidas. Por isso, preparamos este conteúdo exclusivo para explicar tudo o que você precisa saber!
Veja o que não fazer na revenda de carros seminovos e usados
A aplicação de golpes ainda é comum no meio veicular. Saiba quais as principais fraudes cometidas e veja o que não fazer na sua revenda de carros seminovos e usados!
O que você precisa saber sobre veículo com passagem por São Paulo
Você sabia que grande parte dos carros registrados no país são do estado de SP? Saiba mais sobre veículo com passagem por São Paulo agora mesmo!
O que você precisa saber sobre a LGPD para sua revenda de veículos
Entenda qual a proposta da LGPD (Lei Geral da Proteção de Dados) e o que deve ser adaptado em sua revenda!
Histórico do veículo: confira 6 pontos que devem ser analisados!
As aparências podem enganar! Não basta olhar somente a estrutura do carro no momento de fechar um negócio, o histórico do veículo é capaz de revelar muito mais do que a sua boa estética. Confira, portanto, 6 fatores que devem ser analisados!

#AutoDicas

Como saber se o veículo tem passagem por leilão e sua gravidade?
A consulta Leilão Prime traz informação de 7 banco de dados diferentes, os quais englobam desde passagens por leilões registros de locadoras e mercado securitário. Além disso a consulta verifica a classificação do veículo.
Confira a consulta ideal
Existe alguma forma de saber se o veículo foi sinistrado?
Sim. Através da consulta Acidentes e Procedência, terá o apontamento da existência, ou não, do acionamento do sinistro.
Confira a consulta ideal
Por que saber se um veículo tem passagem por Roubo e Furto?
O veículo com passagem por Roubo e Furto sofre grande desvalorização, podendo chegar até 30% de sua tabela FIPE.
Confira a consulta ideal
Como faço para saber se o veículo é assegurável independentemente do condutor?
Através da consulta Radar Securitário você recebe uma avaliação com mais de 15 seguradoras a respeito da aceitação do seguro, preço médio e aceitação da FIPE.
Confira a consulta ideal
Consigo verificar as restrições do veículo sem o RENAVAM?
Em nossa consulta de Débitos você identifica todos os tipos de restrições, tais como alienação fiduciária (financiamento), RENAJUD, dados cadastrais estaduais e muito mais.
Confira a consulta ideal
Posso ter problemas de transferência do veículo por conta do proprietário anterior?
Sim, pois caso o proprietário atual do veículo esteja envolvido em algum processo, você terá chances de ter problemas na transferência. Através da consulta RENAJUD, você verifica a existência e número do processo.
Confira a consulta ideal