Laudo, vistoria veicular e vistoria ECV, você sabe o que significam?

Laudo, vistoria veicular e vistoria ECV são somente alguns dos nomes que surgem na hora de comprar ou vender um carro. Muitas pessoas, inclusive, os confundem, mas é válido lembrar que se tratam de serviços diferentes. 

E você, sabe o que significa cada um deles? A seguir, vamos explicar ao que se refere cada termo. Continue a leitura para conferir! 

Entenda a diferença entre laudo, vistoria veicular e vistoria ECV

Um veículo usado que esteja regularizado com certeza terá muito mais chances de ser vendido do que um automóvel que apresente irregularidades em sua documentação e estrutura, isso é fato. Entre os requisitos para garantir a boa condição do carro, estão o laudo, a vistoria veicular e a vistoria ECV. Saiba agora em que eles consistem:

Laudo 

Muita gente confunde o laudo com a vistoria em si, mas na verdade ele é apenas um parecer técnico que irá mostrar o que foi analisado e constatado durante o serviço

Vistoria veicular 

Diferente da inspeção veicular, que utiliza equipamentos específicos para analisar a condição da estrutura do automóvel, a vistoria é uma espécie de checkup para verificar se o carro pode ou não circular. Isso envolve a avaliação de componentes do veículo, como freios, buzina, triângulo, pneus, extintor, número do chassi, motor, documentos, entre outros. 

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), essa análise deve ser feita e regularizada por um órgão estadual, como o Detran, ou por alguma empresa credenciada. 

Vistoria ECV 

A ECV nada mais é do que a vistoria realizada por empresas credenciadas, que acabamos de falar, e regulamentadas com o Denatran. 

As duas possuem o mesmo objetivo de identificar se há algum problema que possa impedir o veículo de rodar. Porém, na ECV é feita uma leitura óptica para a coleta dos números do motor e chassi. Essa, portanto, é a maior diferença entre elas.

Você acabou de conferir a que se refere o laudo, a vistoria veicular e a vistoria ECV. Todos eles, assim como a consulta veicular, são essenciais para garantir uma compra e venda mais segura. 

E então, este conteúdo foi útil? Para ler outros posts como esse, continue acompanhando nosso blog e nos siga nas redes sociais!

POSTS RELACIONADOS

Olá, posso ajudar?