O mercado de carros seminovos durante a pandemia do Coronavírus

Desde que a pandemia do novo coronavírus teve início, o mercado, como um todo, mudou completamente. Diversos setores foram impactados positiva e negativamente, alguns mais do que outros. Mas e o mercado de carros seminovos, como está durante a pandemia? Como será o período pós Covid-19? 

Se essas dúvidas também são suas, continue por aqui. No post de hoje vamos falar sobre o mercado automotivo frente a situação que estamos passando e te mostrar como estão as vendas nesse momento! 

Vamos lá?

O cenário do mercado de carros seminovos e usados durante a pandemia 

A economia, os serviços prestados à população, as contratações para vagas de empregos  — de maneira geral — tudo foi afetado com a chegada do coronavírus. O que ninguém esperava, talvez, é que em meio a tantas turbulências e incertezas, o mercado automotivo conseguiria se reerguer e se manter aquecido. 

Para se ter ideia, o segmento de carros seminovos começou a apresentar números mais satisfatórios do que antes da pandemia.

De acordo com dados publicados pela Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores), o início de setembro demonstrou uma porcentagem ainda melhor do que o mesmo mês do ano passado. 

Foi constatado um aumento de cerca de 8,47% já na terceira semana de setembro, o que resulta, em média, 8 mil veículos negociados ao dia. Isso mostra que o setor vem se recuperando, depois de passar por uma queda em março, abril e maio,.

Como o consumidor tem se comportado nesse momento

Algumas pesquisas realizadas apontam para uma mudança no mercado de carros no Brasil. Isso porque, pela forma de contágio do Covid-19, as pessoas estão preocupadas em utilizar transporte público, ubers, táxis, entre outros meios de transporte que são compartilhados. 

Trata-se de uma questão de segurança que vem despertando desejo e criando a necessidade no consumidor de ter seu próprio veículo. 

Por outro lado, diante da crise econômica e o desemprego que o coronavírus gerou, há aqueles que ficam ainda mais receosos em perder o emprego e não conseguirem pagar um financiamento, por exemplo. 

São duas situações, mas a expectativa é que a primeira se sobressaia e o setor automotivo se mantenha crescente e aquecido. 

Confira 5 carros seminovos que sofreram maior depreciação na pandemia 

Alguns automóveis apresentaram um índice de desvalorização considerável no primeiro semestre de 2020 se comparado com o mesmo período de 2019. Veja, portanto, os 5 primeiros da lista: 

  • Volkswagen Fox 2009 – 1.0 MI 8V Flex 4P manual: queda de 14%
  • Citroën C3 2008 – 1.4 I GLX 8V FLEX 4P manual:  queda de 13,40%
  • Peugeot 207 2011 – 1.4 XR 8V FLEX 4P manual: queda de: 13%
  • Citroën C3 2011 – 1.4 I GLX 8V FLEX 4P manual: queda de 12,90%
  • Peugeot 207 2012 – 1.4 XR 8V FLEX 4P manual: queda de 12,70%

Esses foram os modelos que mais desvalorizaram e tiveram baixa no valor de comercialização.  

E então, como você tem lidado com tudo isso? O que tem feito para aumentar o lucro da sua loja de veículos? Nos conte nos comentários e aproveite para escrever suas dúvidas. Estamos à disposição para te ajudar! 

Para conferir outros conteúdos como esse, é fácil. Basta acompanhar o blog da AutoList e nos seguir nas redes sociais. Toda semana temos uma nova publicação com dicas que podem ajudar na rotina do seu negócio! 

POSTS RELACIONADOS

Veículo não encontrado

Não localizamos nenhum veículo para placa informada converse com nosso time para tentar ajudar.

Limite diário atingido

Seu limite diário para consumo sem custo foi atingido, mais não se preocupe.
Temos planos que encaixam com sua necessidade, entre em contato com nosso time de especialistas.

Reunindo informações.... Analisando histórico.... Buscando restrições.... Gerando relatório...

Aqui estão algumas informações básicas do veículo consultado:

PLACA

CHASSI

ANO MODELO

MODELO

COR

LEILÃO

DÉBITOS

SINISTROS

ACIDENTES

Faz consultas com frequência?

Temos planos com soluções completas para você que é revendedor, concessionária ou atua em outra área do setor automotivo e faz consultas veiculares com frequência! Converse agora com os nossos consultores para saber mais!

Olá, posso ajudar?