O mercado de carros seminovos durante a pandemia do coronavírus

Publicado em 15/10/2020 / Atualizado em 08/09/2021

Desde que a pandemia do novo coronavírus teve início, o mercado, como um todo, mudou completamente. Diversos setores foram impactados positiva e negativamente, alguns mais do que outros. Mas e o mercado de carros seminovos, como está durante a pandemia? Como será o período pós Covid-19? 

Se essas dúvidas também são suas, continue por aqui. No post de hoje vamos falar sobre o mercado automotivo frente a situação que estamos passando e te mostrar como estão as vendas nesse momento! 

Vamos lá?

O cenário do mercado de carros seminovos e usados durante a pandemia 

A economia, os serviços prestados à população, as contratações para vagas de empregos  — de maneira geral — tudo foi afetado com a chegada do coronavírus. O que ninguém esperava, talvez, é que em meio a tantas turbulências e incertezas, o mercado automotivo conseguiria se reerguer e se manter aquecido. 

Para se ter ideia, o segmento de carros seminovos começou a apresentar números mais satisfatórios do que antes da pandemia.

De acordo com dados publicados pela Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores), o início de setembro demonstrou uma porcentagem ainda melhor do que o mesmo mês do ano passado. 

Foi constatado um aumento de cerca de 8,47% já na terceira semana de setembro, o que resulta, em média, 8 mil veículos negociados ao dia. Isso mostra que o setor vem se recuperando, depois de passar por uma queda em março, abril e maio,.

Como o consumidor tem se comportado nesse momento

Algumas pesquisas realizadas apontam para uma mudança no mercado de carros no Brasil. Isso porque, pela forma de contágio do Covid-19, as pessoas estão preocupadas em utilizar transporte público, ubers, táxis, entre outros meios de transporte que são compartilhados. 

Trata-se de uma questão de segurança que vem despertando desejo e criando a necessidade no consumidor de ter seu próprio veículo. 

Por outro lado, diante da crise econômica e o desemprego que o coronavírus gerou, há aqueles que ficam ainda mais receosos em perder o emprego e não conseguirem pagar um financiamento, por exemplo. 

São duas situações, mas a expectativa é que a primeira se sobressaia e o setor automotivo se mantenha crescente e aquecido. 

Confira 5 carros seminovos que sofreram maior depreciação na pandemia 

Alguns automóveis apresentaram um índice de desvalorização considerável no primeiro semestre de 2020 se comparado com o mesmo período de 2019. Veja, portanto, os 5 primeiros da lista: 

  • Volkswagen Fox 2009 – 1.0 MI 8V Flex 4P manual: queda de 14%
  • Citroën C3 2008 – 1.4 I GLX 8V FLEX 4P manual:  queda de 13,40%
  • Peugeot 207 2011 – 1.4 XR 8V FLEX 4P manual: queda de: 13%
  • Citroën C3 2011 – 1.4 I GLX 8V FLEX 4P manual: queda de 12,90%
  • Peugeot 207 2012 – 1.4 XR 8V FLEX 4P manual: queda de 12,70%

Esses foram os modelos que mais desvalorizaram e tiveram baixa no valor de comercialização.  

E então, como você tem lidado com tudo isso? O que tem feito para aumentar o lucro da sua loja de veículos? Nos conte nos comentários e aproveite para escrever suas dúvidas. Estamos à disposição para te ajudar! 

Para conferir outros conteúdos como esse, é fácil. Basta acompanhar o blog da AutoList e nos seguir nas redes sociais. Toda semana temos uma nova publicação com dicas que podem ajudar na rotina do seu negócio! 

Notícias relacionadas
Reciclagem automotiva: como é feito o desmonte de peças
Você sabe como as peças automotivas usadas são recicladas no Brasil? Confira agora como funciona cada etapa do processo e os principais tipos de reciclagem utilizados no segmento automobilístico!
O mercado de carros seminovos durante a pandemia do coronavírus
A chegada do coronavírus mudou o mercado, de maneira geral, e o hábito de consumo das pessoas. Saiba agora como anda o mercado de carros seminovos durante a pandemia!
Por que fazer consulta veicular: entenda a importância dessa análise
Muita gente ainda tem dúvida sobre o que é e por que fazer consulta veicular. Por isso, vamos te mostrar a importância dessa análise e suas principais vantagens!
Número do chassi do veículo: por que e como consultar?
Você sabe para que serve o número do chassi do veículo? O que ele significa de fato e como consultá-lo? A gente te explica agora mesmo!
Score para financiamento de veículo: qual a pontuação ideal?
Financiar é uma das opções mais buscadas pelos consumidores na hora de comprar um carro. Saiba, então, se existe um score para financiamento de veículo ideal!
Saiba como funciona a consulta de Proprietários Anteriores da AutoList
Saiba mais sobre a consulta de Proprietários Anteriores da AutoList e confira o que mudou com a nova regulamentação da Lei Geral de Proteção de Dados!
O que você precisa saber sobre veículo com débitos
Quando o assunto é veículo com débito, é preciso ficar atento. Saiba agora como fazer a consulta de débitos e se vale a pena investir em um automóvel nessa condição!
Confira os principais tipos de financiamento de carro
Financiar é a melhor alternativa quando não se tem a quantia necessária para pagar um veículo à vista. Mas é preciso entender como funciona o processo. Veja, portanto, os principais tipos de financiamento de carro!
6 dicas de como vender mais em sua revenda de veículos
Saber como vender mais é o desejo de qualquer dono de revenda de veículos. Por isso, preparamos 6 dicas básicas para te ajudar. Confira agora!
Pane seca: tudo o que você precisa saber sobre o assunto
Você sabia que a pane seca pode causar prejuízos não só para o veículo, como também para o condutor? Entenda tudo sobre o assunto agora!

#AutoDicas

Como saber se o veículo tem passagem por leilão e sua gravidade?
A consulta Leilão Prime traz informação de 7 banco de dados diferentes, os quais englobam desde passagens por leilões registros de locadoras e mercado securitário. Além disso a consulta verifica a classificação do veículo.
Confira a consulta ideal
Existe alguma forma de saber se o veículo foi sinistrado?
Sim. Através da consulta Acidentes e Procedência, terá o apontamento da existência, ou não, do acionamento do sinistro.
Confira a consulta ideal
Por que saber se um veículo tem passagem por Roubo e Furto?
O veículo com passagem por Roubo e Furto sofre grande desvalorização, podendo chegar até 30% de sua tabela FIPE.
Confira a consulta ideal
Como faço para saber se o veículo é assegurável independentemente do condutor?
Através da consulta Radar Securitário você recebe uma avaliação com mais de 15 seguradoras a respeito da aceitação do seguro, preço médio e aceitação da FIPE.
Confira a consulta ideal
Consigo verificar as restrições do veículo sem o RENAVAM?
Em nossa consulta de Débitos você identifica todos os tipos de restrições, tais como alienação fiduciária (financiamento), RENAJUD, dados cadastrais estaduais e muito mais.
Confira a consulta ideal
Posso ter problemas de transferência do veículo por conta do proprietário anterior?
Sim, pois caso o proprietário atual do veículo esteja envolvido em algum processo, você terá chances de ter problemas na transferência. Através da consulta RENAJUD, você verifica a existência e número do processo.
Confira a consulta ideal