Nova CNH começa a valer em junho de 2022: confira as mudanças!

Começa a valer em junho de 2022 o novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação, que já estava previsto de acordo com a resolução 886 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de dezembro de 2021. Além do formato impresso, a nova CNH também estará disponível na versão digital. 

Quer saber mais sobre as mudanças do documento? Então continue acompanhando este post! 

Quais as principais mudanças da nova CNH

Além do formato digital, a grande mudança do documento é seu visual. A carteira de habilitação agora terá as cores verde e amarelo.

Próximo as informações do titular, haverá uma letra P que corresponde a “permissão para dirigir” ou a letra D, que equivale a versão “definitiva” 

Na parte de trás, terá um quadro com as categorias de habilitação, apontando em quais delas o condutor está apto a dirigir. No mesmo lado, o documento ainda mostrará se o portador utiliza a CNH para trabalhar e se possui alguma restrição médica. 

O novo formato também contará com um QR Code que serve para armazenar os dados do documento. Esse código, na verdade, já aparece nas CNHs emitidas a partir de 2017. Por fim, terá um número de identificação estadual e um número nacional. 

(Saiba mais sobre o modelo digital em: As principais dúvidas sobre a CNH Digital). 

Como funcionará a emissão do novo documento 

Apesar do novo modelo, nem todos precisarão emiti-lo de imediato. O formato estará disponível para motoristas que tirarem a carteira a partir desta data e para aqueles que forem renovar a CNH, adicionar uma nova categoria ou precisar alterar algum dado. 

Portanto, quem estiver tirando a primeira habilitação e for concluí-la depois de junho, já irá recebê-la na nova versão. 

Se o seu documento está em dia, é só esperar até a data para a renovação ou até que o governo estabeleça alguma regra. 

É importante enfatizar que essas mudanças não interferem na validade do documento, que passou a ser de 10 anos para condutores que tenham até 50 anos de idade, nem nas definições e limites de pontos. 

(Você pode ler mais sobre as regras da Carteira Nacional de Habilitação em: Mudanças nas leis de trânsito e novas regras da CNH).

E então, gostou deste conteúdo? Para conferir outros materiais como esse, não deixe de acompanhar nosso blog e nossas redes sociais. E se tiver alguma dúvida, é só escrever seu comentário aqui embaixo! Até a próxima!

POSTS RELACIONADOS

Olá, posso ajudar?