O que é multa Renainf? Saiba tudo sobre ela!

Publicado em 29/04/2021 / Atualizado em 08/09/2021

Você sabe o que é multa Renainf? Já ouviu falar nesse termo? Não? Tudo bem. Nós vamos te explicar o que ele significa, como funciona e como consultar a infração. É só continuar a leitura para conferir tudo sobre o assunto! 

Afinal, o que é multa Renainf? 

Antes de explicarmos como acontece, é preciso esclarecer que o Renainf (Registro Nacional de Infrações de Trânsito), na verdade, é um sistema coordenado pelo Denatran, com o intuito de identificar infrações cometidas em estados diferentes do que determinado automóvel foi cadastrado

Esse sistema vai verificar e notificar o dono do veículo sobre a ocorrência, a qual acarretará em uma multa vinculada ao Detran do estado em que o veículo está registrado.  

É mais ou menos assim: vamos imaginar que o proprietário de um carro do Paraná vai viajar para São Paulo. Chegando lá, o condutor comete uma infração de trânsito. Para  validar o processo, o órgão autuador de São Paulo irá registrar por meio do sistema Renainf que o veículo do Paraná consumou a infração e, então, o proprietário receberá uma notificação. 

Como saber se o veículo possui multa Renainf?

Apesar de não ser muito conhecida, a Renainf merece atenção, principalmente se você pretende comprar um automóvel seminovo ou usado.

Muitas vezes, a pessoa adquire o carro sem saber da existência da multa. Quando descoberta, o pagamento tem de ser feito, e possivelmente já com o acréscimo de juros. Por isso, antes de fechar negócio, é preciso analisar. 

Para consultar se há inscrição de multa, você deve verificar qual foi o órgão autuador para entrar em contato. Isso porque, além do Detran, pode ser que ela tenha sido autuada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) ou ainda pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). 

Normalmente as instruções de pagamento e informações de contato são enviadas através das notificações. Portanto, a dica é: fique de olho!

Além de identificar a incidência de multas, vale a pena fazer uma consulta veicular mais completa. Para isso, você pode contar com as soluções da AutoList e garantir negociações mais seguras. Aproveite para conferir! 

E então, esse conteúdo foi útil para você? Se quiser ler outras postagens como essa, é só continuar acompanhando nosso blog e nos seguir nas redes sociais. Até a próxima!

Notícias relacionadas
O que você precisa saber sobre a LGPD para sua revenda de veículos
Entenda qual a proposta da LGPD (Lei Geral da Proteção de Dados) e o que deve ser adaptado em sua revenda!
Carros de repasse: veja como trabalhar com eles!
Carros de repasse sempre deixam dúvidas para os revendedores de veículos. Será que vale a pena trabalhar com eles? Saiba mais agora mesmo!
Conheça as classificações e os principais tipos de sinistro de carro
Sinistro de carro, como sabemos, é o nome utilizado para referenciar veículos que tenham sofrido ou causado algum dano estrutural, recuperável ou não. Mas você conhece as classificações e os tipos de sinistro? Confira agora!
Super carros elétricos: a nova tendência do setor automotivo
Entenda como funcionam os carros elétricos, por que eles ainda são inacessíveis no Brasil e os lançamentos mais esperados do momento!
Vistoria cautelar: por que fazer e o que é observado
A vistoria cautelar é um ponto importantíssimo para garantir negociações mais seguras. Saiba por que e como fazê-la e o que é observado na avaliação!
Número do chassi do veículo: por que e como consultar?
Você sabe para que serve o número do chassi do veículo? O que ele significa de fato e como consultá-lo? A gente te explica agora mesmo!
Entenda qual a melhor época para comprar e vender carros seminovos
Quer saber qual é a melhor época do ano para comprar e vender carros seminovos? Acesse agora para conferir!
Veja por que acompanhar a desvalorização de veículos da sua loja
Você acompanha o quanto os carros da sua revenda desvalorizam ao longo do tempo? Saiba agora por que você deve ficar atento a isso!
O mercado de carros seminovos durante a pandemia do coronavírus
A chegada do coronavírus mudou o mercado, de maneira geral, e o hábito de consumo das pessoas. Saiba agora como anda o mercado de carros seminovos durante a pandemia!
3 Situações que podem atrapalhar a transferência de veículo
Algumas situações podem impedir a transferência de veículos. Confira agora quais são e veja também as consequências acarretadas por uma transferência incorreta.

#AutoDicas

Como saber se o veículo tem passagem por leilão e sua gravidade?
A consulta Leilão Prime traz informação de 7 banco de dados diferentes, os quais englobam desde passagens por leilões registros de locadoras e mercado securitário. Além disso a consulta verifica a classificação do veículo.
Confira a consulta ideal
Existe alguma forma de saber se o veículo foi sinistrado?
Sim. Através da consulta Acidentes e Procedência, terá o apontamento da existência, ou não, do acionamento do sinistro.
Confira a consulta ideal
Por que saber se um veículo tem passagem por Roubo e Furto?
O veículo com passagem por Roubo e Furto sofre grande desvalorização, podendo chegar até 30% de sua tabela FIPE.
Confira a consulta ideal
Como faço para saber se o veículo é assegurável independentemente do condutor?
Através da consulta Radar Securitário você recebe uma avaliação com mais de 15 seguradoras a respeito da aceitação do seguro, preço médio e aceitação da FIPE.
Confira a consulta ideal
Consigo verificar as restrições do veículo sem o RENAVAM?
Em nossa consulta de Débitos você identifica todos os tipos de restrições, tais como alienação fiduciária (financiamento), RENAJUD, dados cadastrais estaduais e muito mais.
Confira a consulta ideal
Posso ter problemas de transferência do veículo por conta do proprietário anterior?
Sim, pois caso o proprietário atual do veículo esteja envolvido em algum processo, você terá chances de ter problemas na transferência. Através da consulta RENAJUD, você verifica a existência e número do processo.
Confira a consulta ideal