Pane elétrica no carro: o que fazer? Como evitar o problema?

Publicado em 02/09/2021 / Atualizado em 09/09/2021

Estava dirigindo tranquilamente e de repente o veículo parou no meio da estrada? Ou os faróis, os vidros elétricos e o rádio simplesmente começaram a falhar? Essas ocorrências são bem características de uma pane elétrica. 

Aliás, você sabe por que e como isso acontece? Neste post, vamos te explicar o que fazer e como evitar uma pane elétrica no carro. É só continuar a leitura para conferir! 

Pane elétrica no carro, por que acontece? 

A pane elétrica é uma situação bastante comum e que pode acontecer sem dar muitos avisos prévios — principalmente quando não se sabe nada sobre o histórico do veículo e como ele foi usado por seus proprietários anteriores

A origem do problema se dá no sistema de alimentação do automóvel, normalmente envolvendo a bateria e o alternador, peça responsável por recarregá-la. Do menor ao maior indício, provavelmente os demais componentes elétricos do carro começarão a falhar. 

Por isso, se você desconfiar ou perceber que existe algo fora do normal, é importante ficar atento a qualquer sinal que o veículo mostrar. 

Como ocorre a pane elétrica: atente-se aos sinais!

Uma pane pode ocorrer por variados motivos. O mais constante e fácil de identificar é a bateria descarregada. Outra causa frequente é o rompimento ou ressecamento da correia do alternador, que pode demandar a troca ou reparo parcial da peça. 

Além desses, o problema também pode estar relacionado a um curto-circuito do sistema elétrico, causado por um fusível queimado, à falha na injeção eletrônica, à bomba de combustível, que talvez não esteja conseguindo transferir o combustível com a pressão ideal, ao superaquecimento da bobina, entre outros. 

Nesses casos, duas recomendações simples para entender o que está havendo (e se há realmente algo errado), é observar se o carro, ao tentar dar partida, liga de primeira ou demora mais do que o habitual e se as luzes do painel estão funcionando corretamente. 

O que fazer e como evitar uma a pane elétrica

Algumas medidas precisam ser seguidas em uma situação como essa. Por exemplo:

  • Em primeiro lugar, encoste o carro 
  • Em seguida, coloque o triângulo de segurança na pista e sinalize para os outros motoristas
  • Depois, respire fundo, mantenha a calma e solicite ajuda de um profissional
  • Não faça “chupeta” antes de se certificar de que a causa é realmente a bateria descarregada. 

Para todos os possíveis motivos da pane elétrica, a melhor forma de impedi-los é manter as revisões do veículo e manutenções preventivas em dia. Assim, você evita dores de cabeça e ainda economiza.  

E então, este conteúdo foi útil? Para ler outras matérias com temas relacionados, é só acompanhar nosso blog e nos seguir nas redes sociais. E se tiver alguma dúvida, basta nos escrever um comentário abaixo. Até a próxima! 

Notícias relacionadas
Veja como é calculada a tabela Fipe e como consultá-la!
Mesmo para quem já está habituado com o mercado de veículos, explicar como é calculada a tabela Fipe, no momento de uma venda ou qualquer tipo de negociação, pode ser um tanto complicado. Afinal, muita gente ainda tem dúvidas sobre o assunto. E você? Já sabe como funciona?
O mercado de carros seminovos durante a pandemia do coronavírus
A chegada do coronavírus mudou o mercado, de maneira geral, e o hábito de consumo das pessoas. Saiba agora como anda o mercado de carros seminovos durante a pandemia!
Veículo com alta quilometragem, vale a pena investir?
A busca pelos usados e seminovos tem aumentado bastante nos últimos tempos. Isso porque é possível encontrar carros bons e bem conservados por um valor mais acessível. Mas será que vale a pena adquirir um veículo com alta quilometragem? Confira a seguir!
O que você precisa saber sobre a busca e apreensão de veículo
Entenda agora como funciona o processo de busca e apreensão de veículo, como saber se o automóvel foi financiado e como resolver a situação!
Garantia de motor e caixa: como funciona? O que diz a lei?
A garantia de motor e caixa é um ponto que sempre causa dúvidas aos consumidores e revendedoras. Entenda agora como funciona na prática e o que diz a lei!
Como consultar um veículo pelo CPF ou CNPJ: entenda como funciona!
Saiba como consultar um veículo pelo CPF ou CNPJ e veja o que está registrado na documentação do seu cliente!
O que você precisa saber sobre a LGPD para sua revenda de veículos
Entenda qual a proposta da LGPD (Lei Geral da Proteção de Dados) e o que deve ser adaptado em sua revenda!
Precificação de carro: como definir valores na hora da revenda
A precificação de carro é uma etapa muito importante para uma loja de revenda. Saiba, portanto, como definir os melhores valores para os veículos do seu negócio
Saiba mais sobre a categoria de carros premium usados
A categoria de carros premium usados tem crescido cada vez mais. Confira agora as principais marcas dessa classificação, como ela surgiu e seus diferenciais!
O que é multa Renainf? Saiba tudo sobre ela!
Já ouviu falar em multa Renainf? A seguir, vamos te explicar o que é essa infração, como ela funciona e como consultá-la. Confira!

#AutoDicas

Como saber se o veículo tem passagem por leilão e sua gravidade?
A consulta Leilão Prime traz informação de 7 banco de dados diferentes, os quais englobam desde passagens por leilões registros de locadoras e mercado securitário. Além disso a consulta verifica a classificação do veículo.
Confira a consulta ideal
Existe alguma forma de saber se o veículo foi sinistrado?
Sim. Através da consulta Acidentes e Procedência, terá o apontamento da existência, ou não, do acionamento do sinistro.
Confira a consulta ideal
Por que saber se um veículo tem passagem por Roubo e Furto?
O veículo com passagem por Roubo e Furto sofre grande desvalorização, podendo chegar até 30% de sua tabela FIPE.
Confira a consulta ideal
Como faço para saber se o veículo é assegurável independentemente do condutor?
Através da consulta Radar Securitário você recebe uma avaliação com mais de 15 seguradoras a respeito da aceitação do seguro, preço médio e aceitação da FIPE.
Confira a consulta ideal
Consigo verificar as restrições do veículo sem o RENAVAM?
Em nossa consulta de Débitos você identifica todos os tipos de restrições, tais como alienação fiduciária (financiamento), RENAJUD, dados cadastrais estaduais e muito mais.
Confira a consulta ideal
Posso ter problemas de transferência do veículo por conta do proprietário anterior?
Sim, pois caso o proprietário atual do veículo esteja envolvido em algum processo, você terá chances de ter problemas na transferência. Através da consulta RENAJUD, você verifica a existência e número do processo.
Confira a consulta ideal