Pane elétrica no carro: o que fazer? Como evitar o problema?

Estava dirigindo tranquilamente e de repente o veículo parou no meio da estrada? Ou os faróis, os vidros elétricos e o rádio simplesmente começaram a falhar? Essas ocorrências são bem características de uma pane elétrica. 

Aliás, você sabe por que e como isso acontece? Neste post, vamos te explicar o que fazer e como evitar uma pane elétrica no carro. É só continuar a leitura para conferir! 

Pane elétrica no carro, por que acontece? 

A pane elétrica é uma situação bastante comum e que pode acontecer sem dar muitos avisos prévios — principalmente quando não se sabe nada sobre o histórico do veículo e como ele foi usado por seus proprietários anteriores

A origem do problema se dá no sistema de alimentação do automóvel, normalmente envolvendo a bateria e o alternador, peça responsável por recarregá-la. Do menor ao maior indício, provavelmente os demais componentes elétricos do carro começarão a falhar. 

Por isso, se você desconfiar ou perceber que existe algo fora do normal, é importante ficar atento a qualquer sinal que o veículo mostrar. 

Como ocorre a pane elétrica: atente-se aos sinais!

Uma pane pode ocorrer por variados motivos. O mais constante e fácil de identificar é a bateria descarregada. Outra causa frequente é o rompimento ou ressecamento da correia do alternador, que pode demandar a troca ou reparo parcial da peça. 

Além desses, o problema também pode estar relacionado a um curto-circuito do sistema elétrico, causado por um fusível queimado, à falha na injeção eletrônica, à bomba de combustível, que talvez não esteja conseguindo transferir o combustível com a pressão ideal, ao superaquecimento da bobina, entre outros. 

Nesses casos, duas recomendações simples para entender o que está havendo (e se há realmente algo errado), é observar se o carro, ao tentar dar partida, liga de primeira ou demora mais do que o habitual e se as luzes do painel estão funcionando corretamente. 

O que fazer e como evitar uma a pane elétrica

Algumas medidas precisam ser seguidas em uma situação como essa. Por exemplo:

  • Em primeiro lugar, encoste o carro 
  • Em seguida, coloque o triângulo de segurança na pista e sinalize para os outros motoristas
  • Depois, respire fundo, mantenha a calma e solicite ajuda de um profissional
  • Não faça “chupeta” antes de se certificar de que a causa é realmente a bateria descarregada. 

Para todos os possíveis motivos da pane elétrica, a melhor forma de impedi-los é manter as revisões do veículo e manutenções preventivas em dia. Assim, você evita dores de cabeça e ainda economiza.  

E então, este conteúdo foi útil? Para ler outras matérias com temas relacionados, é só acompanhar nosso blog e nos seguir nas redes sociais. E se tiver alguma dúvida, basta nos escrever um comentário abaixo. Até a próxima! 

POSTS RELACIONADOS

Limite diário atingido

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse quis urna id libero sollicitudin hendrerit. Pellentesque velit enim, vestibulum ut turpis ut, commodo condimentum orci. Curabitur semper, sem quis sodales lacinia, lorem nisi rhoncus felis, et molestie erat libero sed felis.

Reunindo informações.... Analisando histórico.... Buscando restrições.... Gerando relatório...

Aqui estão algumas informações básicas do veículo consultado:

PLACA

CHASSI

ANO MODELO

MODELO

COR

LEILÃO

DÉBITOS

SINISTROS

ACIDENTES

Faz consultas com frequência?

Temos planos com soluções completas para você que é garagista ou atua em outra área do setor automotivo e faz consultas veiculares com frequência! Converse agora com os nossos consultores para saber mais!

Olá, posso ajudar?