Pane seca: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

Não deveria ser assim, mas andar com o carro na reserva já se tornou um costume para muitas pessoas. Esse mau hábito pode trazer problemas não só ao tráfego, como causar a chamada pane seca que, além de comprometer o motor do veículo, ainda pode gerar multa ao condutor. 

Você sabia disso? No post de hoje vamos explicar os prejuízos de dirigir com o carro na reserva. Acompanhe! 

As consequências causadas pela pane seca 

Como dissemos, a pane seca pode acarretar alguns problemas para o veículo e para o condutor. Entenda: 

Para o carro 

O componente que mais sofre após a pane é a bomba de combustível. Isso porque ela é responsável por levar o álcool ou gasolina do tanque para o sistema de injeção. A peça fica mergulhada no combustível para garantir a lubrificação e uma temperatura ideal. Quando não há gasolina ou etanol, ela superaquece e queima. 

Além da bomba, o sistema de injeção é outra parte que pode ser prejudicada. Ao circular na reserva, as sujeiras e impurezas que se acumulam no fundo do tanque acabam passando para ele. 

Para o motorista 

Muita gente se esquece que a pane seca também gera multa ao condutor, pois provoca risco no trânsito. Segundo o artigo 180 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a infração pode render 4 pontos na carteira e um valor de R$130,00. 

Como evitar a pane seca: o que deve ser observado?

A resolução é simples: manter o veículo sempre abastecido, próximo ou acima de ¼ da capacidade do tanque. 

No entanto, é importante verificar também se não há algum outro motivo por trás, como consumo excessivo do combustível ou se o marcador no painel está funcionando de modo incorreto. Por isso, se perceber que o automóvel está “bebendo mais gasolina” do que o normal, é preciso investigar o que está acontecendo. O mesmo vale para o marcador. 

E então, curtiu este conteúdo? Para conferir outros posts como esse, continue acompanhando nosso blog e nos siga nas redes sociais! 

E se tiver alguma dúvida, nos deixe um comentário!

POSTS RELACIONADOS

Olá, posso ajudar?