Veja por que acompanhar a desvalorização de veículos da sua loja

Publicado em 12/11/2020 / Atualizado em 08/09/2021

Você já sabe que os carros sofrem depreciação naturalmente assim que saem da concessionária, e nós também já mostramos por aqui 8 fatores que influenciam na desvalorização de veículos. Agora, você sabe por que é importante acompanhar essa depreciação ao longo do tempo? 

Saber o quanto os automóveis que você comprou para sua revenda perderam de valor é um ponto essencial na hora de fechar negócios. E é exatamente sobre isso que vamos tratar no post de hoje. 

Continue a leitura e entenda por que e como acompanhar a desvalorização de veículo

Por que acompanhar a desvalorização dos veículos da sua loja 

Trabalhar com a revenda de um produto que se deprecia tão rapidamente é um desafio e tanto. Por essa razão, compreender como se dá essa perda é fundamental. 

O meio mais utilizado para calcular a desvalorização dos carros é a tabela FIPE. Através dela, é possível visualizar e calcular a porcentagem que determinado veículo perdeu no ano. Mas é possível incrementar ainda mais esses dados, e nós já vamos te mostrar como.

Antes disso, precisamos deixar claro o porquê esse acompanhamento é importante. Veja:

Carros no estoque desvalorizam mais!

Independentemente do modelo do automóvel, quanto mais tempo ele passar no estoque, maior será sua desvalorização. Portanto, identifique a base de depreciação dos veículos da sua revenda e comece a pensar em soluções para vender aqueles que estão estocados para não perderem muito. 

Confira a base de desvalorização dos veículos antes de colocá-los a venda em sua loja 

Isso é óbvio. Verificar a situação dos carros que você irá vender em sua loja é imprescindível. Afinal de contas, de nada adianta fazer negócios que não trarão vantagens para você e seu cliente. 

Conheça a consulta Histórico Precificador, a nova solução da AutoList 

A função da Histórico Precificador é mostrar, em um prazo de até um ano, o valor do modelo de um veículo. 

Para isso, a consulta conta com um gráfico que apresenta exatamente o valor da depreciação do automóvel ao longo do tempo. Ao utilizá-la, você se deparará com 3 blocos de informações: 

  • O primeiro: dados gerais do veículo, como: modelo, marca, ano, categoria, chassi, local de fabricação, tipo de carroceria, país, etc. 
  • O segundo: preço médio do carro a partir do tempo que está sendo considerado na análise. Por exemplo, se o automóvel já possui mais de um ano de uso, a consulta levará em conta o período de um ano. Se for menos de um ano, ela analisará somente os meses desde que ele começou a rodar. 
  • O terceiro: por último, você terá acesso ao gráfico que mencionamos há pouco. Esse quadro exibe o valor do veículo na vertical e os meses do ano na horizontal. Caso o modelo tenha mais de uma variação, o gráfico mostrará mais de uma linha. 

Todas essas informações vão te ajudar a encontrar o preço ideal para o automóvel. Desse modo, você conseguirá fazer negociações mais assertivas com seus clientes. Que tal conhecer um pouco mais sobre essa solução? 

E então, o que achou desse conteúdo? Para conferir outros artigos com temas relacionados, é só ficar de olho em nosso blog e nos acompanhar nas redes sociais. Até a próxima!

Notícias relacionadas
Histórico do veículo: confira 6 pontos que devem ser analisados!
As aparências podem enganar! Não basta olhar somente a estrutura do carro no momento de fechar um negócio, o histórico do veículo é capaz de revelar muito mais do que a sua boa estética. Confira, portanto, 6 fatores que devem ser analisados!
Ações de marketing para aumentar as vendas na sua revenda de veículos
Já pensou em utilizar ações de marketing para aumentar as vendas da sua revenda de carros? Confira agora 5 dicas práticas que podem tornar o seu negócio mais visível no meio digital!
Pane elétrica no carro: o que fazer? Como evitar o problema?
Estava dirigindo e o veículo começou a apresentar falhas? Confira agora as principais causas da pane elétrica, o que fazer e como evitá-la!
IPVA: de quem é a responsabilidade do pagamento na revenda?
Na hora de trocar ou comprar um carro, o valor do IPVA é um dos fatores considerados pelo cliente para decidir o modelo. Veja, então, o que fazer em relação ao pagamento do imposto no momento da revenda!
O que você precisa saber sobre veículo com passagem por São Paulo
Você sabia que grande parte dos carros registrados no país são do estado de SP? Saiba mais sobre veículo com passagem por São Paulo agora mesmo!
Veículo com restrições: conheça 4 problemas mais comuns
Saiba quais as principais restrições veiculares e entenda o impacto dessas informações na hora da revenda!
Como consultar o veículo pela placa? O que dá para saber?
Saiba agora como consultar um veículo pela placa e quais informações você pode ter acesso através dessa pesquisa.
Você sabe a diferença entre seguro auto e proteção veicular?
Embora muita gente confunda e pense que os serviços são iguais, existem diferenças entre o seguro auto e a proteção veicular. Entenda agora cada um deles!
Confira os principais tipos de financiamento de carro
Financiar é a melhor alternativa quando não se tem a quantia necessária para pagar um veículo à vista. Mas é preciso entender como funciona o processo. Veja, portanto, os principais tipos de financiamento de carro!
3 Situações que podem atrapalhar a transferência de veículo
Algumas situações podem impedir a transferência de veículos. Confira agora quais são e veja também as consequências acarretadas por uma transferência incorreta.

#AutoDicas

Como saber se o veículo tem passagem por leilão e sua gravidade?
A consulta Leilão Prime traz informação de 7 banco de dados diferentes, os quais englobam desde passagens por leilões registros de locadoras e mercado securitário. Além disso a consulta verifica a classificação do veículo.
Confira a consulta ideal
Existe alguma forma de saber se o veículo foi sinistrado?
Sim. Através da consulta Acidentes e Procedência, terá o apontamento da existência, ou não, do acionamento do sinistro.
Confira a consulta ideal
Por que saber se um veículo tem passagem por Roubo e Furto?
O veículo com passagem por Roubo e Furto sofre grande desvalorização, podendo chegar até 30% de sua tabela FIPE.
Confira a consulta ideal
Como faço para saber se o veículo é assegurável independentemente do condutor?
Através da consulta Radar Securitário você recebe uma avaliação com mais de 15 seguradoras a respeito da aceitação do seguro, preço médio e aceitação da FIPE.
Confira a consulta ideal
Consigo verificar as restrições do veículo sem o RENAVAM?
Em nossa consulta de Débitos você identifica todos os tipos de restrições, tais como alienação fiduciária (financiamento), RENAJUD, dados cadastrais estaduais e muito mais.
Confira a consulta ideal
Posso ter problemas de transferência do veículo por conta do proprietário anterior?
Sim, pois caso o proprietário atual do veículo esteja envolvido em algum processo, você terá chances de ter problemas na transferência. Através da consulta RENAJUD, você verifica a existência e número do processo.
Confira a consulta ideal