Responsabilidades na revenda de veículos, o que você precisa saber

Publicado em 17/12/2020 / Atualizado em 08/09/2021

Você, como lojista, deve saber que suas responsabilidades na revenda de veículos não terminam quando a venda de um usado ou seminovo é fechada. E o que você tem feito para garantir que o seu negócio e o seu cliente não tenham problemas no futuro? 

Ter a consciência de que o processo não se encerra quando o automóvel é entregue ao comprador é um ponto fundamental. Por isso, para o post de hoje listamos alguns fatores importantes que precisam de atenção.

Continue a leitura para conferir! 

Responsabilidades na revenda de veículos: 3 fatores importantes

Independentemente de se tratar de carro usado ou seminovo, adquirido em uma loja ou diretamente com uma pessoa física, o consumidor possui alguns direitos que não podem ser ignorados. Veja 3 fatores que são responsabilidade do seu negócio na revenda de veículos: 

Garantia 

Mesmo em contratos efetivados com o próprio dono do veículo, o cliente tem direito a 30 dias de garantia. Para as revendedoras, então, esse tempo é maior. A validade normalmente é de 90 dias para automóveis usados mais antigos, que já tenham uma quilometragem considerável e passado por mais de um proprietário. 

Os seminovos, porém, além dos 90 dias, podem receber garantia estendida de até 6 meses para o câmbio e motor. 

Comunicado de venda 

Fazer o comunicado de venda é imprescindível se você não deseja ter dores de cabeça posteriormente. Este é o documento que irá te isentar da responsabilidade de qualquer ocorrência depois de vender o veículo. Por exemplo, infrações, acidentes. 

Para facilitar o processo, publicamos uma matéria completa sobre o aviso de venda disponível pela AutoList. Confira mais em: Saiba como funciona o comunicado de venda e conheça  suas vantagens.

Verificar as peças do veículo

É essencial fazer uma revisão das peças do veículo antes de entregá-lo ao cliente. Como dissemos há pouco, ele tem direito a uma garantia determinada. Caso haja qualquer problema com o automóvel nesse período, a revendedora deve dar todo suporte ao comprador. 

E então, o que achou deste conteúdo? Você acabou de conferir algumas das principais responsabilidades na revenda de veículos que a sua loja precisa ter.

Para ler outros artigos como esse, é só ficar de olho no blog da AutoList e nos seguir nas redes sociais. Toda semana publicamos um novo post com dicas e informações veiculares que podem ser úteis para o seu negócio. Até a próxima!

Notícias relacionadas
O que é multa Renainf? Saiba tudo sobre ela!
Já ouviu falar em multa Renainf? A seguir, vamos te explicar o que é essa infração, como ela funciona e como consultá-la. Confira!
Conheça as diferentes classificações de avarias de leilão
Conheça as diferentes classificações de avarias de leilão e entenda como os veículos leiloados são oferecidos!
Super carros elétricos: a nova tendência do setor automotivo
Entenda como funcionam os carros elétricos, por que eles ainda são inacessíveis no Brasil e os lançamentos mais esperados do momento!
Saiba o que é e como aumentar sua rentabilidade com a venda direta
Saiba o que é exatamente e como funciona a venda direta de veículos, um tipo de negócio que pode ser muito rentável para sua revenda!
Confira as mudanças na lei de trânsito e as novas regras da CNH
Em abril de 2021, a Lei 14.071/20 entrou em vigor. Sancionada desde outubro do ano passado, a nova legislação alterou diversos pontos do CTB, principalmente em relação à CNH. Saiba então o que mudou!
O mercado de carros seminovos durante a pandemia do coronavírus
A chegada do coronavírus mudou o mercado, de maneira geral, e o hábito de consumo das pessoas. Saiba agora como anda o mercado de carros seminovos durante a pandemia!
Saiba mais sobre a categoria de carros premium usados
A categoria de carros premium usados tem crescido cada vez mais. Confira agora as principais marcas dessa classificação, como ela surgiu e seus diferenciais!
O que você precisa saber sobre a busca e apreensão de veículo
Entenda agora como funciona o processo de busca e apreensão de veículo, como saber se o automóvel foi financiado e como resolver a situação!
Histórico do veículo: confira 6 pontos que devem ser analisados!
As aparências podem enganar! Não basta olhar somente a estrutura do carro no momento de fechar um negócio, o histórico do veículo é capaz de revelar muito mais do que a sua boa estética. Confira, portanto, 6 fatores que devem ser analisados!
Veja como é classificada e avaliada a perda total de veículo
Registro de sinistro nem sempre quer dizer que um carro deu PT. Veja o que é e como é classificada a perda total de um veículo, além do passo a passo de como é feita essa avaliação!

#AutoDicas

Como saber se o veículo tem passagem por leilão e sua gravidade?
A consulta Leilão Prime traz informação de 7 banco de dados diferentes, os quais englobam desde passagens por leilões registros de locadoras e mercado securitário. Além disso a consulta verifica a classificação do veículo.
Confira a consulta ideal
Existe alguma forma de saber se o veículo foi sinistrado?
Sim. Através da consulta Acidentes e Procedência, terá o apontamento da existência, ou não, do acionamento do sinistro.
Confira a consulta ideal
Por que saber se um veículo tem passagem por Roubo e Furto?
O veículo com passagem por Roubo e Furto sofre grande desvalorização, podendo chegar até 30% de sua tabela FIPE.
Confira a consulta ideal
Como faço para saber se o veículo é assegurável independentemente do condutor?
Através da consulta Radar Securitário você recebe uma avaliação com mais de 15 seguradoras a respeito da aceitação do seguro, preço médio e aceitação da FIPE.
Confira a consulta ideal
Consigo verificar as restrições do veículo sem o RENAVAM?
Em nossa consulta de Débitos você identifica todos os tipos de restrições, tais como alienação fiduciária (financiamento), RENAJUD, dados cadastrais estaduais e muito mais.
Confira a consulta ideal
Posso ter problemas de transferência do veículo por conta do proprietário anterior?
Sim, pois caso o proprietário atual do veículo esteja envolvido em algum processo, você terá chances de ter problemas na transferência. Através da consulta RENAJUD, você verifica a existência e número do processo.
Confira a consulta ideal