Mercado automotivo 2022: quais as expectativas?

09/12/2021

Já tentou imaginar como ficará o mercado automotivo em 2022 depois de tudo o que aconteceu ao longo destes dois anos de pandemia? 

Apesar do cenário desfavorável, o setor se mantém otimista e espera se recuperar dos prejuízos obtidos (ou pelo menos de parte deles). 

Se você quer entender melhor sobre a situação do segmento e o que esperar para o ano seguinte, é só continuar a leitura deste post! 

Mercado automotivo 2022: quais as previsões para o próximo ano?

Representantes do ramo ainda estão receosos e não parecem demonstrar muitas expectativas para o ano que vem. Isso se esclareceu após o Congresso AutoData Perspectivas 2022 que acontece no mês de outubro tradicionalmente para falar sobre as previsões do próximo ano..

A maioria dos fabricantes de veículos, fornecedores e outros nomes que representam o setor concorda que poderemos ter um período de muitas incertezas, principalmente pela falta de componentes, como os semicondutores, as altas taxas de juros, inflação e afins. 

No entanto, há também quem confie em uma possível retomada. É o que diz o presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). Luiz Carlos Moraes acredita que, ainda que haja alguns problemas de produção, o ano que vem será melhor do que 2021 e prevê uma “normalização” no segundo semestre de 2022. Isso, é claro, se a logística e fornecimento de peças começarem a se estabilizar. 

O que mais podemos esperar para o ano que vem 

Enquanto o mercado não tem uma recuperação completa, existem outras estimativas: 

  • A procura por seminovos e usados deverá continuar alta, exatamente por conta da baixa produção de carros novos e a consequente demora na entrega. 
  • A tendência é que as vendas online também sigam aquecidas. Os consumidores se adaptaram bem a essa modalidade. 
  • Os carros elétricos e híbridos tendem a ganhar mais força. Já são diversos modelos com lançamento programado. 

E então, o que achou deste conteúdo? Você acabou de conferir uma previsão para o mercado automotivo em 2022. Continue acompanhando nosso blog e nos siga nas redes sociais para ler outras matérias!

Notícias relacionadas
Vistoria cautelar: por que fazer e o que é observado
A vistoria cautelar é um ponto importantíssimo para garantir negociações mais seguras. Saiba por que e como fazê-la e o que é observado na avaliação!
Entenda qual a melhor época para comprar e vender carros seminovos
Quer saber qual é a melhor época do ano para comprar e vender carros seminovos? Acesse agora para conferir!
O que é veículo recuperado: tudo o que você precisa saber!
Quando se fala em carro recuperado, é normal surgir diversas dúvidas. Por isso, preparamos este conteúdo exclusivo para explicar tudo o que você precisa saber!
Confira as mudanças na lei de trânsito e as novas regras da CNH
Em abril de 2021, a Lei 14.071/20 entrou em vigor. Sancionada desde outubro do ano passado, a nova legislação alterou diversos pontos do CTB, principalmente em relação à CNH. Saiba então o que mudou!
2021 fecha com mais de 15 milhões de vendas de carros usados!
O setor de carros usados cresceu muito nos últimos tempos. Só em 2021 foram registrados mais de 15 milhões de vendas de carros usados! Saiba mais!
Veículo clonado: como funciona? O que fazer nessa situação?
Veículo clonado é um tipo de fraude mais comum do que imaginamos. Saiba, portanto, como identificar uma clonagem e o que fazer nessa situação.
Restrições judiciais de veículo: o que você precisa saber
Com certeza você já ouviu falar do Renajud, mas você conhece todos os tipos de restrições judiciais de veículo? Sabe como elas funcionam, por que ocorre o bloqueio e como identificá-las? Confira tudo agora!
O que você precisa saber sobre veículo com passagem por São Paulo
Você sabia que grande parte dos carros registrados no país são do estado de SP? Saiba mais sobre veículo com passagem por São Paulo agora mesmo!
Saiba o que é e como aumentar sua rentabilidade com a venda direta
Saiba o que é exatamente e como funciona a venda direta de veículos, um tipo de negócio que pode ser muito rentável para sua revenda!
Número do chassi do veículo: por que e como consultar?
Você sabe para que serve o número do chassi do veículo? O que ele significa de fato e como consultá-lo? A gente te explica agora mesmo!

#AutoDicas

Como saber se o veículo tem passagem por leilão e sua gravidade?
A consulta Leilão Prime traz informação de 7 banco de dados diferentes, os quais englobam desde passagens por leilões registros de locadoras e mercado securitário. Além disso a consulta verifica a classificação do veículo.
Confira a consulta ideal
Existe alguma forma de saber se o veículo foi sinistrado?
Sim. Através da consulta Acidentes e Procedência, terá o apontamento da existência, ou não, do acionamento do sinistro.
Confira a consulta ideal
Por que saber se um veículo tem passagem por Roubo e Furto?
O veículo com passagem por Roubo e Furto sofre grande desvalorização, podendo chegar até 30% de sua tabela FIPE.
Confira a consulta ideal
Como faço para saber se o veículo é assegurável independentemente do condutor?
Através da consulta Radar Securitário você recebe uma avaliação com mais de 15 seguradoras a respeito da aceitação do seguro, preço médio e aceitação da FIPE.
Confira a consulta ideal
Consigo verificar as restrições do veículo sem o RENAVAM?
Em nossa consulta de Débitos você identifica todos os tipos de restrições, tais como alienação fiduciária (financiamento), RENAJUD, dados cadastrais estaduais e muito mais.
Confira a consulta ideal
Posso ter problemas de transferência do veículo por conta do proprietário anterior?
Sim, pois caso o proprietário atual do veículo esteja envolvido em algum processo, você terá chances de ter problemas na transferência. Através da consulta RENAJUD, você verifica a existência e número do processo.
Confira a consulta ideal