Mercado automotivo 2022: quais as expectativas?

Já tentou imaginar como ficará o mercado automotivo em 2022 depois de tudo o que aconteceu ao longo destes dois anos de pandemia? 

Apesar do cenário desfavorável, o setor se mantém otimista e espera se recuperar dos prejuízos obtidos (ou pelo menos de parte deles). 

Se você quer entender melhor sobre a situação do segmento e o que esperar para o ano seguinte, é só continuar a leitura deste post! 

Mercado automotivo 2022: quais as previsões para o próximo ano?

Representantes do ramo ainda estão receosos e não parecem demonstrar muitas expectativas para o ano que vem. Isso se esclareceu após o Congresso AutoData Perspectivas 2022 que acontece no mês de outubro tradicionalmente para falar sobre as previsões do próximo ano..

A maioria dos fabricantes de veículos, fornecedores e outros nomes que representam o setor concorda que poderemos ter um período de muitas incertezas, principalmente pela falta de componentes, como os semicondutores, as altas taxas de juros, inflação e afins. 

No entanto, há também quem confie em uma possível retomada. É o que diz o presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). Luiz Carlos Moraes acredita que, ainda que haja alguns problemas de produção, o ano que vem será melhor do que 2021 e prevê uma “normalização” no segundo semestre de 2022. Isso, é claro, se a logística e fornecimento de peças começarem a se estabilizar. 

O que mais podemos esperar para o ano que vem 

Enquanto o mercado não tem uma recuperação completa, existem outras estimativas: 

  • A procura por seminovos e usados deverá continuar alta, exatamente por conta da baixa produção de carros novos e a consequente demora na entrega. 
  • A tendência é que as vendas online também sigam aquecidas. Os consumidores se adaptaram bem a essa modalidade. 
  • Os carros elétricos e híbridos tendem a ganhar mais força. Já são diversos modelos com lançamento programado. 

E então, o que achou deste conteúdo? Você acabou de conferir uma previsão para o mercado automotivo em 2022. Continue acompanhando nosso blog e nos siga nas redes sociais para ler outras matérias!

POSTS RELACIONADOS

Olá, posso ajudar?