O que você precisa saber sobre veículo com passagem por São Paulo

Publicado em 24/09/2020 / Atualizado em 08/09/2021

O que você sabe sobre veículo com passagem por São Paulo? Aliás, você já parou para pensar sobre o assunto alguma vez? Alguém um dia já te perguntou se os carros que você compra ou revende possui placa de São Paulo?

Muita gente não sabe, mas 60% da frota nacional de automóveis é originada em SP ou já teve passagem pelo estado. Por essa razão, é importante ficar atento a alguns pontos, principalmente em relação à transferência do veículo. 

Pensando nisso, para o post de hoje, preparamos um conteúdo exclusivamente sobre o tema e listamos alguns fatores básicos que devem ser observados. Quer saber mais? É só continuar a leitura para conferir! 

3 pontos importantes sobre veículo com passagem por São Paulo 

Como dissemos, grande parte da frota de veículos do Brasil tem origem em São Paulo. Para ser mais exato, 28,94% dos carros registrados no país, são de SP. 

Isso quer dizer que, muito provavelmente, os carros que você vende ou compra tiveram placa ou passaram pelo estado, ou seja, eles possuem antecedentes, que precisam ser considerados e nós te explicamos o porquê! Veja:

Pode interferir na transferência e licenciamento

Para fazer a transferência e o licenciamento de um carro vindo de São Paulo, é solicitada uma vistoria auto para detectar se há qualquer tipo de problema com ele. Essa avaliação vai mostrar basicamente os seguintes pontos: 

  • Sinais identificadores do veículo
  • Documentação
  • Equipamentos obrigatórios e de segurança
  • Características do automóvel.

Dependendo da situação, a vistoria poderá ser aprovada, aprovada com pendência ou reprovada

A partir dessa análise, ainda, você tem acesso a um registro que apresenta quantos donos esse mesmo carro já teve. Em tese, saber a quantidade de antigos proprietários pode influenciar na decisão de compra do cliente. Mas este nem sempre é um ponto definitivo, é claro.

Histórico de roubo e furto

Principalmente para entender se o carro sofreu grande depreciação, analisar se há histórico de roubo e furto é outro aspecto fundamental. 

A propósito, se quiser saber mais sobre essa perda de valor que acontece com os automóveis, leia nossa matéria completa do blog: 8 fatores que influenciam na desvalorização de um carro. 

Restrição tributária, judicial, financeira e multas 

Todos esses pontos precisam ser verificados atentamente, pois podem inviabilizar o processo de transferência de um carro com placa ou passagem por São Paulo. Registros de multas e débitos abertos podem, inclusive, ser consultados no próprio Detran do estado. 

Como ter acesso a todas essas informações?

Para ter acesso a todos esses dados e entender as reais condições do veículo, basta fazer uma consulta veicular. Para carros com passagem por São Paulo, especificamente, você pode recorrer a consulta de Histórico por km – SP. 

A partir dela, é possível identificar a quilometragem colhida durante o tempo de uso do automóvel no estado e os antigos proprietários, como dissemos.

No momento de uma venda, por exemplo, informar esse dado ao cliente, que se preocupa com quilometragem adulterada, é uma ótima forma de deixá-lo mais à vontade com a negociação e passar mais credibilidade a sua loja. 

O melhor dessa avaliação, é que ela não precisa ser feita frequentemente. Somente quando houver um veículo com placa ou passagem pelo estado de SP.  

E então, esse conteúdo foi útil para você? Para ler outras matérias com dicas e temas do meio veicular, basta acompanhar nosso blog e nos seguir nas redes sociais. Toda semana temos uma nova publicação para você! 

Ficou com alguma dúvida? É só nos deixar um comentário abaixo! 


Notícias relacionadas
Super carros elétricos: a nova tendência do setor automotivo
Entenda como funcionam os carros elétricos, por que eles ainda são inacessíveis no Brasil e os lançamentos mais esperados do momento!
Nova CNH começa a valer em junho de 2022: confira as mudanças!
A nova CNH começa a valer a partir de junho de 2022. Saiba agora as principais mudanças referentes ao documento!
O mercado de carros seminovos durante a pandemia do coronavírus
A chegada do coronavírus mudou o mercado, de maneira geral, e o hábito de consumo das pessoas. Saiba agora como anda o mercado de carros seminovos durante a pandemia!
Manutenção veicular: conheça as principais e para que servem
Conheça os principais tipos de manutenção veicular e entenda cada uma delas!
Conheça as classificações e os principais tipos de sinistro de carro
Sinistro de carro, como sabemos, é o nome utilizado para referenciar veículos que tenham sofrido ou causado algum dano estrutural, recuperável ou não. Mas você conhece as classificações e os tipos de sinistro? Confira agora!
Mercado automotivo 2022: quais as expectativas?
Confira agora quais as previsões para o mercado automotivo em 2022!
10 modelos de veículos que mais valorizaram no final de 2020
Um levantamento feito nos últimos meses do ano passado, revelou uma situação atípica no setor automotivo: alguns veículos seminovos foram valorizados. Confira agora quais são os modelos!
Confira 5 dicas de como valorizar o carro na hora da venda!
Saiba como valorizar o carro na hora da venda! Confira 5 dicas práticas que preparamos para te ajudar!
Entenda por que indicar o seguro auto ao seu cliente
Você indica o seguro auto aos seus clientes quando fecha uma venda? Confira agora a importância de conscientizá-los sobre as vantagens do serviço!
Veja os 5 carros 0km que ficarão mais caros em 2022!
Está pensando em trocar de veículo neste ano? Então confira agora 5 carros 0km que ficarão mais caros em 2022!

#AutoDicas

Como saber se o veículo tem passagem por leilão e sua gravidade?
A consulta Leilão Prime traz informação de 7 banco de dados diferentes, os quais englobam desde passagens por leilões registros de locadoras e mercado securitário. Além disso a consulta verifica a classificação do veículo.
Confira a consulta ideal
Existe alguma forma de saber se o veículo foi sinistrado?
Sim. Através da consulta Acidentes e Procedência, terá o apontamento da existência, ou não, do acionamento do sinistro.
Confira a consulta ideal
Por que saber se um veículo tem passagem por Roubo e Furto?
O veículo com passagem por Roubo e Furto sofre grande desvalorização, podendo chegar até 30% de sua tabela FIPE.
Confira a consulta ideal
Como faço para saber se o veículo é assegurável independentemente do condutor?
Através da consulta Radar Securitário você recebe uma avaliação com mais de 15 seguradoras a respeito da aceitação do seguro, preço médio e aceitação da FIPE.
Confira a consulta ideal
Consigo verificar as restrições do veículo sem o RENAVAM?
Em nossa consulta de Débitos você identifica todos os tipos de restrições, tais como alienação fiduciária (financiamento), RENAJUD, dados cadastrais estaduais e muito mais.
Confira a consulta ideal
Posso ter problemas de transferência do veículo por conta do proprietário anterior?
Sim, pois caso o proprietário atual do veículo esteja envolvido em algum processo, você terá chances de ter problemas na transferência. Através da consulta RENAJUD, você verifica a existência e número do processo.
Confira a consulta ideal