10 modelos de veículos que mais valorizaram no final de 2020

Publicado em 28/01/2021 / Atualizado em 08/09/2021

O ano de 2020 com certeza entrou para a história e ficará marcado para sempre. Todos os ramos do mercado foram impactados de alguma forma, e com o setor automotivo não poderia ser diferente. Houve altos e baixos e algumas ocorrências um tanto atípicas, como a valorização de veículos seminovos

Seguindo a ordem natural dos acontecimentos — ainda que contra a vontade de qualquer comprador — o carro, a partir do momento que sai da concessionária, já inicia seu processo de depreciação. 

No entanto, nos últimos meses de 2020, alguns modelos de automóveis seminovos registraram um índice de valorização, e é sobre isso que vamos falar no post de hoje! 

Para conferir os veículos que mais valorizaram no final do ano passado e os que mais desvalorizaram, é só continuar a leitura! 

Entendendo o contexto: veículos que mais valorizaram em 2020

Desde que a pandemia do coronavírus começou, o setor automotivo sofreu bastante oscilações. Os primeiros meses foram caracterizados por uma retração pesada no número de vendas de carros novos. A maior desde 1999.

Isso se deu por conta do aumento dos preços dos carros 0km. Com o mercado parado e os valores altos, as vendas sofreram uma queda brusca. O Gol da Volkswagen é um exemplo dos carros que ficaram mais caros nesse período.  

Por essa razão, a demanda pelos veículos seminovos cresceu. As pessoas, em busca de preços mais acessíveis, recorreram a eles, que aqueceram o mercado e ainda tiveram alguns modelos mais valorizados. 

Modelos de carros que mais valorizaram no final do ano passado 

De acordo com um levantamento da KBB, estes foram os automóveis com maior índice de valorização:

1. Toyota RAV-4 (12,47%)
2. Mercedes-AMG GT (8,52%)
3. BMW M2 (7,38%)
4. Mercedes-AMG G 63 (7,23%)
5. Mercedes-Benz GLE (6,58%)
6. Volkswagen Tiguan Allspace (6,16%)
7. Mercedes-Benz Classe A Sedan (5,95%)
8. Mercedes-AMG C 63 (5,49%)
9. Audi Q3 (3,37%)
10. Land Rover Range Rover Vogue (2,70%)

O quadro mostra que a maioria dos carros que valorizaram são versões premium ou importadas. Como o preço dos veículos de fora seguiu a valorização do dólar, a procura pelos seminovos cresceu. 

Outro seminovo que também foi parar na lista dos mais valorizados é o famoso Onix, o modelo mais vendido do Brasil em 2020, que em novembro já ultrapassava mais de 100 mil unidades vendidas. 

Veículos que registraram maior depreciação em 2020

Para alguns modelos, o cenário não foi o mesmo. Confira abaixo os automóveis que tiveram maior porcentagem de depreciação no ano anterior: 

1. Jaguar XF (-24,60%)
2. Fiat Weekend (-23,74%)
3. Audi A6 (-21,16%)
4. Citroën C4 Lounge (-20,88%)
5. Suzuki Jimny Sierra (-20,29%)
6. Audi A3 Sedan (-19,32%)
7. Mercedes-AMG CLA 45 (-18,50%)
8. Mercedes-Benz Classe S (-16,47%)
9.Mercedes-Benz Classe E (-16,19%)
10. BMW Série 7 (-15,99%)

Saiba como acompanhar a depreciação de veículos

Como todos sabemos, os carros sofrem depreciação naturalmente. Mas você já pensou em acompanhar como se dá essa perda de valor ao longo do tempo, além dos cálculos da tabela FIPE? Ou melhor, você já pensou em ter uma ajuda na hora de fazer a precificação de carros da sua revenda?

Com a Histórico Precificador, uma das soluções veiculares disponíveis pela AutoList, é possível! A consulta apresenta 3 quadros para analisar a desvalorização de determinado modelo de automóvel em um prazo de até um ano. Cada bloco traz as seguintes informações:

O primeiro: dados gerais do veículo, como ano, modelo, marca, categoria, chassi, local de fabricação, tipo de carroceria, país, etc.

O segundo: preço médio do automóvel levando em conta o período que está sendo analisado. Por exemplo, se o carro já tiver mais de 1 ano no mercado, será considerado o tempo de 1 ano; se ele tiver menos do que isso, a análise vai mostrar desde quando ele está rodando. 

O terceiro: um gráfico com o valor do veículo na vertical e os meses do ano na horizontal. Caso o modelo consultado possua mais de uma variação, aparecerá mais uma linha. 

E então, o que achou deste conteúdo? Você acabou de conferir os veículos que mais valorizaram em 2020. Se quiser ler outros como esse, basta acompanhar nosso blog e nos seguir nas redes sociais. E se tiver alguma dúvida, é só nos escrever um comentário!

Notícias relacionadas
2021 fecha com mais de 15 milhões de vendas de carros usados!
O setor de carros usados cresceu muito nos últimos tempos. Só em 2021 foram registrados mais de 15 milhões de vendas de carros usados! Saiba mais!
Carros de repasse: veja como trabalhar com eles!
Carros de repasse sempre deixam dúvidas para os revendedores de veículos. Será que vale a pena trabalhar com eles? Saiba mais agora mesmo!
Reciclagem automotiva: como é feito o desmonte de peças
Você sabe como as peças automotivas usadas são recicladas no Brasil? Confira agora como funciona cada etapa do processo e os principais tipos de reciclagem utilizados no segmento automobilístico!
Conheça 8 fatores que influenciam a desvalorização de um carro
Zero, usado ou seminovo, todo veículo perde valor assim que sai da concessionária ou garagem. Essa desvalorização do carro é natural e inevitável, por mais que doa aceitar. No entanto, existem alguns fatores que podem influenciar esse processo.
Como dar baixa no desmanche de veículo: saiba mais!
Saiba como dar baixa no desmanche de veículo, quais documentos são necessários e quanto tempo demora para finalizar o processo! Acesse agora e confira!
Entenda qual a melhor época para comprar e vender carros seminovos
Quer saber qual é a melhor época do ano para comprar e vender carros seminovos? Acesse agora para conferir!
Saiba o que é e como aumentar sua rentabilidade com a venda direta
Saiba o que é exatamente e como funciona a venda direta de veículos, um tipo de negócio que pode ser muito rentável para sua revenda!
Seguro auto recusado: por que isso acontece? Quais os motivos?
Teve o seu seguro auto recusado e não sabe por que isso aconteceu? Confira quais os principais motivos que podem causar a recusa da contratação do serviço!
Como consultar um veículo pelo CPF ou CNPJ: entenda como funciona!
Saiba como consultar um veículo pelo CPF ou CNPJ e veja o que está registrado na documentação do seu cliente!
Veículo com passagem por leilão, até onde vale a pena comprar um?
Você sabia que um veículo com passagem por leilão tem grande desvalorização no mercado? Grande parte, 20% em relação a tabela FIPE.

#AutoDicas

Como saber se o veículo tem passagem por leilão e sua gravidade?
A consulta Leilão Prime traz informação de 7 banco de dados diferentes, os quais englobam desde passagens por leilões registros de locadoras e mercado securitário. Além disso a consulta verifica a classificação do veículo.
Confira a consulta ideal
Existe alguma forma de saber se o veículo foi sinistrado?
Sim. Através da consulta Acidentes e Procedência, terá o apontamento da existência, ou não, do acionamento do sinistro.
Confira a consulta ideal
Por que saber se um veículo tem passagem por Roubo e Furto?
O veículo com passagem por Roubo e Furto sofre grande desvalorização, podendo chegar até 30% de sua tabela FIPE.
Confira a consulta ideal
Como faço para saber se o veículo é assegurável independentemente do condutor?
Através da consulta Radar Securitário você recebe uma avaliação com mais de 15 seguradoras a respeito da aceitação do seguro, preço médio e aceitação da FIPE.
Confira a consulta ideal
Consigo verificar as restrições do veículo sem o RENAVAM?
Em nossa consulta de Débitos você identifica todos os tipos de restrições, tais como alienação fiduciária (financiamento), RENAJUD, dados cadastrais estaduais e muito mais.
Confira a consulta ideal
Posso ter problemas de transferência do veículo por conta do proprietário anterior?
Sim, pois caso o proprietário atual do veículo esteja envolvido em algum processo, você terá chances de ter problemas na transferência. Através da consulta RENAJUD, você verifica a existência e número do processo.
Confira a consulta ideal