Quer saber o que acontece com IPVA atrasado? Então você está no lugar certo! Neste post, vamos explicar as consequências que o não pagamento do imposto pode gerar ao proprietário do veículo.
Continue a leitura para conferir tudo!
O que acontece com IPVA atrasado? Entenda
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é um tributo obrigatório que todo proprietário de qualquer veículo automotor deve pagar anualmente.
No entanto, várias pessoas acabam atrasando ou falhando com o compromisso financeiro. O que muitos esquecem é que o não pagamento do IPVA pode implicar diferentes consequências. Saiba mais:
Para o dono do carro: se a pessoa esquecer de pagar o imposto e não buscar regularizar a situação dentro do prazo, ela pode ter seu CPF inscrito no Cadin, o Cadastro Informativo de Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais, conhecido também como dívida ativa.
Para o automóvel: se o IPVA estiver atrasado, não é possível renovar o licenciamento anual do veículo. E como sabemos, essa é a documentação que autoriza a circulação do automóvel. Conduzir sem o licenciamento pode resultar em uma infração de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e na apreensão do veículo, gerando ainda mais custos ao proprietário.
(Leia também: O que você precisa saber sobre a busca e apreensão de veículo?).
Sobre a dívida: enquanto a dívida não for negociada, é gerada uma multa diária, fazendo com que o valor aumente. No estado de São Paulo, por exemplo, aplica-se 0,33% de multa diariamente, podendo chegar até o limite de 20% sobre o valor do IPVA, mais a aplicação de juros correspondente à taxa Selic.
Atrasei o pagamento do IPVA! Como regularizar a situação?
É importante enfatizar que, mesmo que o atraso seja de apenas um dia, haverá multa. Mas os processos são diferentes para o caso de atraso e quando o nome do proprietário já foi parar no Cadin. No segundo, é preciso renegociar a dívida.
Agora, para quitar a conta atrasada, basta acessar o portal da Secretaria da Fazenda ou o Detran do seu estado e emitir uma nova guia de pagamento. O valor estará atualizado, já somado com a multa, e com uma nova data de vencimento.
Como verificar se o veículo possui débitos?
Além do site do Detran e da Secretaria da Fazenda, é possível contar com a ajuda de empresas especializadas em consultas veiculares, como a Autolist, para identificar todas as dívidas relacionadas ao carro.
Especialmente para você, que trabalha com a revenda de veículos, a consulta Débitos é ideal para conhecer o histórico do automóvel que você colocará à venda. Mais do que isso, ela traz um alerta de restrições que podem interferir na transferência do veículo.
Já pensou na dor de cabeça que você e o seu cliente teriam se ele comprasse um carro que não pode ser transferido posteriormente? Por isso, é importante ficar bastante atento.
E então, achou que esse conteúdo foi útil? Para ler outros materiais como esse, acesse nosso blog semanalmente e siga nossas redes sociais. Até a próxima!