A prefeitura de São Paulo anunciou que os proprietários de veículos elétricos e híbridos terão um desconto maior no IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).
No fim de setembro, o prefeito Ricardo Nunes assinou o documento de ampliação do incentivo para carros elétricos, híbridos ou a hidrogênio no estado. Desde 2014, já é oferecido um desconto para os modelos eletrificados que são emplacados por lá, no entanto, esse valor aumentou.
Para saber mais sobre a novidade, continue a leitura deste post!
Carros elétricos ganham desconto de 50% no IPVA em SP: entenda!
O desconto que já era concedido desde 2014, mas em um percentual mais baixo, passou para 50%. A novidade é que essa porcentagem independe do valor do veículo.
Antes, esse benefício era válido somente para carros de até R$150 mil. Agora, qualquer carro híbrido ou elétrico pode usufruir dessa dedução de custo. Seguindo a nova norma, os donos dos automóveis elétricos podem ser restituídos com até R$3.300.
Como disse Nunes, na abertura do 30° Congresso e ExpoFenabrave, que aconteceu nos dias 21 e 22 de setembro:
“A prefeitura de São Paulo está abrindo mão de sua cota do IPVA para veículos elétricos. Pessoas que adquirirem veículos elétricos na cidade de São Paulo, e que os emplacarem aqui, terão direito ao desconto da parte que caberia ao município”, disse Nunes, na abertura do 30º Congresso e Expo Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
Quer dizer que a prefeitura de São Paulo não ficará com os 50% do imposto ao qual tem direito.
O objetivo dessa redução no imposto é estimular a eletrificação da frota urbana e conquistar uma cidade mais limpa em relação à emissão de gases poluentes, como os que são liberados pelos carros movidos a combustão.
Entre os principais agentes poluentes emitidos pelos combustíveis fósseis, estão:
Monóxido de carbono (CO), óxidos de nitrogênio (NOx), hidrocarbonetos (HC), óxidos de enxofre (SOx), material particulado (MP), entre outros.
Os planos para o futuro…
Os planos para a expansão da eletrificação não são somente para os veículos particulares. Ricardo Nunes também compartilhou sua expectativa de substituir pelo menos 30% da frota de ônibus a diesel da capital Paulista por ônibus elétricos, a partir de 2024.
Apesar de haver muito caminho pela frente, principalmente por conta dos preços, os automóveis elétricos estão chegando ao mercado brasileiro aos poucos. Espera-se que esses valores se tornem mais acessíveis à medida que a tecnologia avança e a popularidade aumenta.
E então, gostou deste conteúdo? Acesse nosso blog para conferir outros materiais como esse!
Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui embaixo!