Carro híbrido ou elétrico: qual o melhor? Entenda a diferença!

Os fabricantes estão cada vez mais dedicados ao desenvolvimento de veículos elétricos. Isso porque esse tipo de sistema não depende de combustíveis fósseis, é mais eficiente e consequentemente gera menos danos ambiental. No entanto, quando se fala em carros eletrificados, a dúvida sempre surge: carro híbrido ou elétrico, qual a melhor opção?

Esse questionamento também é seu? Então continue a leitura deste post para entender a diferença entre eles, as vantagens e desvantagens de cada um! 

Carro híbrido ou elétrico: entenda a diferença entre eles!

Antes de mais nada, é importante entendermos a diferença entre o híbrido e o elétrico. É muito simples: 

Veículo híbrido

Os modelos híbridos possuem dois motores que trabalham em conjunto, um movido a bateria e outro movido a combustão. Dependendo da condição de uso, o veículo funciona somente no modo elétrico para economizar combustível.

Quando for preciso mais desempenho, o carro pode rodar com o motor a combustão ou combinar os dois para aumentar a potência. Em outras palavras, uma central eletrônica vai gerenciando qual unidade será utilizada no momento.

Veículo elétrico

Como o próprio sugere, este funciona apenas através da eletricidade. Automóveis elétricos podem ter um ou mais motores, que são alimentados por baterias recarregáveis. Logo, dependem da energia armazenada na bateria — que normalmente é feita de íons de lítio — para rodar.  

Vantagens e desvantagens dos carros híbridos e elétricos 

Assim como qualquer tipo de veículo, estes também apresentam vantagens e desvantagens. Dá uma olhada: 

Híbridos 

Por contar com um motor a combustão capaz de gerar energia para as baterias, o automóvel híbrido não necessita de recarga. Além disso, a manutenção é muito semelhante a de um carro comum, movido apenas a combustível. 

Outra característica é que os híbridos têm melhor desempenho na cidade do que na estrada, principalmente em congestionamentos. Nesse caso, eles utilizam apenas o motor elétrico e, durante as frenagens, as baterias são recarregadas. 

O ponto negativo, no entanto, é que apesar de serem menos nocivos ao ambiente do que os carros a combustão, eles ainda emitem gases poluentes

Elétricos 

O fato de ser sustentável e não agredir o meio ambiente é uma das maiores vantagens dos veículos elétricos. Além do mais, são muito mais silenciosos, evitando também a chamada poluição sonora. 

Seria tudo muito positivo se não fosse a falta de estrutura e investimento para lidar com esse tipo de carro no Brasil, que carece de pontos de recarga para atender aos veículos. 

Outra desvantagem é o tempo para recarregar, que geralmente leva de 6 a 12 horas. 

Ambas as opções possuem prós e contra. Portanto, é válido analisar qual se adapta melhor as suas necessidades e realidade antes de escolher. 

E então, gostou deste conteúdo? Para ler outros materiais como esse, não deixe de acompanhar nosso blog semanalmente e seguir nossas redes sociais! 

Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário aqui embaixo!

POSTS RELACIONADOS

Olá, posso ajudar?