Se você acompanha nosso blog, já deve ter visto nossa matéria que fala sobre a diferença entre alinhamento e balanceamento. Ambos os temas costumam vir acompanhados da cambagem. Mas você sabe o que é cambagem de pneu? Sabe como ela funciona e para que serve?
Neste post, vamos explicar exatamente sobre isso! Continue a leitura para saber mais!
O que é cambagem de pneu: como funciona?
Conhecida como regulagem do camber, a cambagem tem como finalidade distribuir o peso do veículo pela banda de rodagem. Para isso, o serviço é realizado no camber, o ângulo de inclinação da roda, a fim de equilibrar os esforços laterais dos pneus em curvas.
Sabe quando um pneu se desgasta mais de um lado do que do outro? Isso acontece porque as rodas estão curvadas. Essa situação é bastante comum em carros que circulam por vias com muitos buracos. Dessa forma, o serviço irá regular a distância entre a parte superior e inferior dos pneus.
Aliás, a desregulagem do ângulo de cambagem pode causar a perda de controle do veículo, diminuir a vida útil dos pneus e ainda aumentar o consumo do combustível. No entanto, antes de realizar o procedimento, é preciso verificar se o modelo do seu carro aceita esse tipo de serviço.
Essa informação pode ser obtida por meio do SAC da fabricante do automóvel. De acordo com o analista técnico do Centro de Experimentação e Segurança Viária do Brasil (Cesvi Brasil), Diego Lazari, “veículos que não dispõem desse sistema de regulagem de cambagem não devem se submeter a este serviço simplesmente pela oferta. A análise deve partir da verificação e ajuste dos demais componentes do conjunto da suspensão.”
Alguns carros da Volkswagen fabricados no Brasil, por exemplo, não permitem o ajuste da cambagem. Portanto, vale a pena se informar.
Entenda os tipos de cambagem
Provavelmente você vai encontrar quatro classificações de cambagens por aí: a cambagem nula, positiva, negativa e desigual. Saiba o que significa cada uma delas:
Cambagem nula
Quando as rodas do automóvel estão em ângulo reto com o solo, damos o nome de cambagem nula.
Cambagem positiva
Nesse caso, as rodas estão mais próximas na parte inferior do que na superior, ou seja, ficam inclinadas para fora, como se estivessem abertas, causando desgaste no ombro externo dos pneus.
Cambagem negativa
Ao contrário da anterior, aqui as rodas estão voltadas para dentro. Isto é, elas ficam mais próximas uma da outra na parte superior dos pneus e geram desgaste interno.
Cambagem desigual
Essa acontece quando o veículo começa a puxar o volante mais para um lado do que para o outro. Normalmente, ele pende mais para a roda que está com o ajuste de camber positivo.
Você acabou de conferir o que é cambagem. Para acessar outros conteúdos como esse, não deixe de acompanhar nosso blog e nossas redes sociais. Toda semana publicamos diferentes materiais que podem ser úteis para o seu dia a dia! Até a próxima!
Ficou com alguma dúvida? Escreva seu comentário aqui embaixo!