Qual a diferença entre alinhamento e balanceamento

Você sabe a diferença entre alinhamento e balanceamento? Por serem geralmente oferecidos juntos nas oficinas, as pessoas tendem a sempre associar os serviços. Mas a verdade é que, embora sejam igualmente importantes para a preservação do veículo, cada um tem a sua própria função. 

Para não restar mais dúvidas, hoje vamos explicar o que é e para que serve cada um deles. Confira! 

Saiba a diferença entre alinhamento e balanceamento de uma vez por todas 

Como dissemos, os dois serviços são essenciais, mas não são iguais. Veja a diferença entre eles: 

Alinhamento 

Também chamado de paralelismo do eixo, o alinhamento serve para ajustar o ângulo das rodas em relação ao volante, mantendo-as retas e firmes em solo. Além disso, ele contribui com a durabilidade e desempenho dos pneus.   

É mais ou menos assim: o procedimento visa o ajuste dos ângulos da suspensão para que eles atinjam o grau específico de cambagem e convergência e divergência. 

A cambagem, para explicar melhor, é a inclinação da roda no plano vertical. Já a convergência e divergência estão ligadas à direção que os pneus apontam.

Balanceamento 

O balanceamento, por sua vez, tem a função de equilibrar as rodas do carro, fazendo que elas rodem uniformemente, sem vibrar. Quando o peso da roda e do pneu não é distribuído de maneira correta, o serviço é requerido para compensar essa desigualdade de peso.

Para isso, o mecânico utiliza uma máquina de balanceamento que consegue detectar os pontos mais leves e pesados. A partir daí, são colocados pesos de chumbo interna ou externamente para contrabalancear a roda.  

Como saber se o veículo precisa de alinhamento e por que fazer

Sabe aquela sensação de que o carro está “puxando” mais para um lado do que para o outro, mesmo com o volante estando reto? Pois, então, essa condição já é um grande indício de que o veículo está precisando de ajuste. 

Fazer o alinhamento é fundamental para evitar o desgaste dos pneus e para preservar os componentes da suspensão. Outro ponto que vale a pena ressaltar é que a falta do alinhamento, pode aumentar o consumo de combustível. 

E o balanceamento, quando fazer? 

Não existe uma regra, mas o serviço é recomendado a cada 10 mil quilômetros rodados, por exemplo. No entanto, se você notar que o automóvel está fazendo algum barulho incomum em determinada velocidade, ou se sentir que o volante está vibrando, vale a pena dar uma olhada. 

Ficar atento a esses pontos é imprescindível não só para a conservação dos pneus, mas para a própria segurança e para ter mais conforto ao dirigir. 

E então, este conteúdo foi útil para você? Continue acompanhando nosso blog e nossas redes sociais para ler outras matérias como essa! 

Ficou com alguma dúvida? É só escrever um comentário abaixo!

POSTS RELACIONADOS

Veículo não encontrado

Não localizamos nenhum veículo para placa informada converse com nosso time para tentar ajudar.

Limite diário atingido

Seu limite diário para consumo sem custo foi atingido, mais não se preocupe.
Temos planos que encaixam com sua necessidade, entre em contato com nosso time de especialistas.

Reunindo informações.... Analisando histórico.... Buscando restrições.... Gerando relatório...

Aqui estão algumas informações básicas do veículo consultado:

PLACA

CHASSI

ANO MODELO

MODELO

COR

LEILÃO

DÉBITOS

SINISTROS

ACIDENTES

Faz consultas com frequência?

Temos planos com soluções completas para você que é revendedor, concessionária ou atua em outra área do setor automotivo e faz consultas veiculares com frequência! Converse agora com os nossos consultores para saber mais!

Olá, posso ajudar?