Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wordpress_autolist/blog/wp-includes/functions.php on line 6114
O que é chassi remarcado: como identificar?
ÁREA DO CLIENTE
<strong>O que é chassi remarcado: o que você precisa saber?</strong>

O que é chassi remarcado: o que você precisa saber?

Com certeza você já ouviu falar ou sabe o que é chassi remarcado. Porém, apesar de ser um termo comum, muita gente negligencia essa informação ou não entende a importância de regularizá-la. 

Por isso, hoje vamos explicar exatamente o que é a remarcação do chassi e como essa característica pode influenciar na depreciação do veículo. Continue a leitura para conferir tudo! 

O que é chassi remarcado: entenda mais sobre o assunto 

Não é difícil identificar um chassi remarcado, já que ele é representado pela sigla REM e aparece no próprio documento do carro. 

Acontece que essa informação indica que o automóvel teve suas características originais danificadas. Daí a essencialidade de conhecer o histórico do veículo antes de fechar negócio. 

E quando falamos em negociação, é preciso ter em mente que, verificar se houve ou não remarcação, é uma informação fundamental tanto para quem vai vender, quanto para quem vai comprar.

Afinal, é direito do consumidor receber todos os esclarecimentos a respeito do carro que deseja adquirir. Mais do que isso, o chassi remarcado está entre a lista de fatores que desvalorizam o veículo. 

Qual a importância do chassi para o carro?

O chassi é formado por 17 caracteres alfanuméricos, chamados de Vehicle Identification Number (VIN). Essa sequência funciona como uma espécie de DNA para o carro. Por isso, todo automóvel possui um código próprio, marcado de fábrica.

Cada elemento que o compõe tem um significado: 

  • Região geográfica e país de fabricação
  • Ano em que foi fabricado
  • Local em que foi produzido
  • Modelo do veículo
  • Montadora e tipo de carroceria
  • Número de série.

O que pode danificar o chassi 

A oxidação é um dos principais fatores que provocam dano ao chassi. Isso se dá devido ao acúmulo de água no assoalho, que pode corroer e oxidar a peça, fazendo com que os caracteres fiquem ilegíveis. 

Além disso, acidentes de trânsito e casos de roubo e furto também são causas comuns. Dependendo do impacto da batida, a numeração pode ficar comprometida. No segundo exemplo, a sequência dos caracteres normalmente é adulterada para que não consigam perceber que se trata de um roubo. 

Essas são situações nas quais a remarcação é recomendada. Entretanto, a restauração precisa ser autorizada pelo Detran e feita por uma empresa credenciada. Para isso, é necessário apresentar o comprovante de propriedade do veículo. 

Quais as consequências da remarcação para o dono do veículo 

O maior problema da remarcação é a perda de valor de mercado, que pode chegar a até 30% em relação a tabela Fipe, dificultando a venda do automóvel. 

(Leia mais em: Como é calculada a tabela Fipe).

Outro ponto negativo é que o aceite securitário se torna mais difícil. Muitas seguradoras não oferecem cobertura para carros que tiveram o chassi remarcado. 

Por tudo isso é que a consulta veicular é importantíssima. Analisando o automóvel, você tem acesso a informações indispensáveis, que podem evitar problemas no futuro. 

E então, achou que este conteúdo foi útil? Para ler outros materiais como esse, acompanhe nosso blog e nos siga nas redes sociais. Até a próxima! 

Ficou com alguma dúvida? Escreva seu comentário aqui embaixo!

POSTS RELACIONADOS