O ano de 2020 com certeza entrou para a história e ficará marcado para sempre. Todos os ramos do mercado foram impactados de alguma forma, e com o setor automotivo não poderia ser diferente. Houve altos e baixos e algumas ocorrências um tanto atípicas, como a valorização de veículos seminovos.
Seguindo a ordem natural dos acontecimentos — ainda que contra a vontade de qualquer comprador — o carro, a partir do momento que sai da concessionária, já inicia seu processo de depreciação.
No entanto, nos últimos meses de 2020, alguns modelos de automóveis seminovos registraram um índice de valorização, e é sobre isso que vamos falar no post de hoje!
Para conferir os veículos que mais valorizaram no final do ano passado e os que mais desvalorizaram, é só continuar a leitura!
Entendendo o contexto: veículos que mais valorizaram em 2020
Desde que a pandemia do coronavírus começou, o setor automotivo sofreu bastante oscilações. Os primeiros meses foram caracterizados por uma retração pesada no número de vendas de carros novos. A maior desde 1999.
Isso se deu por conta do aumento dos preços dos carros 0km. Com o mercado parado e os valores altos, as vendas sofreram uma queda brusca. O Gol da Volkswagen é um exemplo dos carros que ficaram mais caros nesse período.
Por essa razão, a demanda pelos veículos seminovos cresceu. As pessoas, em busca de preços mais acessíveis, recorreram a eles, que aqueceram o mercado e ainda tiveram alguns modelos mais valorizados.
Modelos de carros que mais valorizaram no final do ano passado
De acordo com um levantamento da KBB, estes foram os automóveis com maior índice de valorização:
1. Toyota RAV-4 (12,47%)
2. Mercedes-AMG GT (8,52%)
3. BMW M2 (7,38%)
4. Mercedes-AMG G 63 (7,23%)
5. Mercedes-Benz GLE (6,58%)
6. Volkswagen Tiguan Allspace (6,16%)
7. Mercedes-Benz Classe A Sedan (5,95%)
8. Mercedes-AMG C 63 (5,49%)
9. Audi Q3 (3,37%)
10. Land Rover Range Rover Vogue (2,70%)
O quadro mostra que a maioria dos carros que valorizaram são versões premium ou importadas. Como o preço dos veículos de fora seguiu a valorização do dólar, a procura pelos seminovos cresceu.
Outro seminovo que também foi parar na lista dos mais valorizados é o famoso Onix, o modelo mais vendido do Brasil em 2020, que em novembro já ultrapassava mais de 100 mil unidades vendidas.
Veículos que registraram maior depreciação em 2020
Para alguns modelos, o cenário não foi o mesmo. Confira abaixo os automóveis que tiveram maior porcentagem de depreciação no ano anterior:
1. Jaguar XF (-24,60%)
2. Fiat Weekend (-23,74%)
3. Audi A6 (-21,16%)
4. Citroën C4 Lounge (-20,88%)
5. Suzuki Jimny Sierra (-20,29%)
6. Audi A3 Sedan (-19,32%)
7. Mercedes-AMG CLA 45 (-18,50%)
8. Mercedes-Benz Classe S (-16,47%)
9.Mercedes-Benz Classe E (-16,19%)
10. BMW Série 7 (-15,99%)
Saiba como acompanhar a depreciação de veículos
Como todos sabemos, os carros sofrem depreciação naturalmente. Mas você já pensou em acompanhar como se dá essa perda de valor ao longo do tempo, além dos cálculos da tabela FIPE? Ou melhor, você já pensou em ter uma ajuda na hora de fazer a precificação de carros da sua revenda?
Com a Histórico Precificador, uma das soluções veiculares disponíveis pela AutoList, é possível! A consulta apresenta 3 quadros para analisar a desvalorização de determinado modelo de automóvel em um prazo de até um ano. Cada bloco traz as seguintes informações:
O primeiro: dados gerais do veículo, como ano, modelo, marca, categoria, chassi, local de fabricação, tipo de carroceria, país, etc.
O segundo: preço médio do automóvel levando em conta o período que está sendo analisado. Por exemplo, se o carro já tiver mais de 1 ano no mercado, será considerado o tempo de 1 ano; se ele tiver menos do que isso, a análise vai mostrar desde quando ele está rodando.
O terceiro: um gráfico com o valor do veículo na vertical e os meses do ano na horizontal. Caso o modelo consultado possua mais de uma variação, aparecerá mais uma linha.
E então, o que achou deste conteúdo? Você acabou de conferir os veículos que mais valorizaram em 2020. Se quiser ler outros como esse, basta acompanhar nosso blog e nos seguir nas redes sociais. E se tiver alguma dúvida, é só nos escrever um comentário!