Precificação de carro: como definir valores na hora da revenda

07/01/2021

A precificação de carro para a revenda é uma etapa muito importante e merece bastante atenção. Alguns fatores chave devem ser levados em conta nesse momento para que você, lojista, faça uma boa venda e o seu cliente também fique satisfeito com sua compra. 

Por conta disso, é necessário fazer uma análise de valores dos veículos que você pretende vender. E para te ajudar nessa tarefa, preparamos este conteúdo com os principais aspectos a serem considerados para definir os preços dos automóveis da sua loja. 

Ficou interessado? Continue a leitura para conferir!

Precificação de carro: 5 fatores para definir valores na sua revenda

Todo veículo apresenta atributos próprios, por isso, é preciso avaliar cada uma dessas particularidades para conseguir estabelecer um valor coerente. Dentre elas, vale ressaltar: 

Ano de fabricação 

Cada carro possui um ano de fabricação, como sabemos. Portanto, verifique quando foi fabricado o automóvel e observe também se ele tem alguma característica de modelos do ano seguinte ao de sua produção.

Marca e versão do veículo 

Toda versão de algum modelo de veículo conta com equipamentos e acessórios que irão classificá-lo como mais básico ou completo. Essas informações te ajudarão a delimitar os preços mais adequados.

Tipo de motor e tipo de combustível 

O motor é uma peça que os consumidores normalmente querem saber a procedência, principalmente se tratando de carros seminovos ou usados. Além disso, o tipo de combustível também é ponto decisivo na hora da compra e para definir preços. 

Vários modelos já saem de fábrica com a opção de biocombustível, outros, porém, ainda utilizam apenas um combustível ou cilindros de GNV. 

Pintura e cor

O estilo da pintura e a cor são mais dois quesitos de avaliação. Para cada modelo, que pode ser sólido, metálico ou perolizado, é atribuído um valor diferente. 

Acessórios originais 

Importante observar se os adereços que compõem o automóvel são originais ou foram adicionados depois. 

A importância da tabela FIPE na precificação de carro

Impossível falar de precificação de carro sem citar a tabela FIPE. Afinal de contas, é com base nela que temos dados mais precisos sobre a desvalorização dos veículos anualmente. 

No entanto, apesar de ser uma fonte confiável e apresentar uma pesquisa séria, a determinação de valores não deve se pautar somente sobre ela. Além dos pontos que citamos anteriormente, é essencial levar em consideração o estado de conservação do automóvel e o mercado. 

Para potencializar a análise, você ainda pode contar com o auxílio da consulta veicular Precificador, que é disponibilizada pela AutoList. O serviço oferece resultados embasados na tabela FIPE, mas de modo muito mais prático e rápido. Que tal aproveitar e experimentar? 

E então, o que achou dessa matéria? Se quiser ler outros artigos com temas relacionados, é só ficar de olho em nosso blog e nos seguir nas redes sociais. Até a próxima!

Avaliar 0

(0)

Notícias relacionadas
O que você precisa saber sobre a LGPD para sua revenda de veículos
Entenda qual a proposta da LGPD (Lei Geral da Proteção de Dados) e o que deve ser adaptado em sua revenda!
Tipos de vistoria automotiva: veja os principais e o que eles avaliam
Saber as reais condições do veículo na hora de fechar um negócio é essencial. Confira agora os principais tipos de vistoria automotiva e para que servem!
Entenda por que indicar o seguro auto ao seu cliente
Você indica o seguro auto aos seus clientes quando fecha uma venda? Confira agora a importância de conscientizá-los sobre as vantagens do serviço!
Como aumentar o lucro da sua loja de veículos: 4 dicas básicas
Que lojista não quer saber como aumentar o lucro da sua loja de veículos, não é verdade? A seguir, vamos te apresentar 4 dicas práticas para isso. Confira!
Quilometragem adulterada: como identificar em um carro seminovo?
Quilometragem adulterada é uma das preocupações de quem vai adquirir um carro. Confira 5 dicas básicas de como identificar se há algo de errado com o veículo!
Conheça as classificações e os principais tipos de sinistro de carro
Sinistro de carro, como sabemos, é o nome utilizado para referenciar veículos que tenham sofrido ou causado algum dano estrutural, recuperável ou não. Mas você conhece as classificações e os tipos de sinistro? Confira agora!
O que aconteceu com a consulta de proprietários anteriores?
Em 2018 a FENASEG interrompeu a disponibilização da informação de proprietários anteriores. Você sabia qual era a origem dessa informação?
Vistoria cautelar: por que fazer e o que é observado
A vistoria cautelar é um ponto importantíssimo para garantir negociações mais seguras. Saiba por que e como fazê-la e o que é observado na avaliação!
Saiba como funciona o comunicado de venda e conheça suas vantagens
Saiba como otimizar seu comunicado de venda. Conheça já as vantagens e diferenciais do nosso novo serviço disponível!
Entenda qual a melhor época para comprar e vender carros seminovos
Quer saber qual é a melhor época do ano para comprar e vender carros seminovos? Acesse agora para conferir!

#AutoDicas

Como saber se o veículo tem passagem por leilão e sua gravidade?
A consulta Leilão Prime traz informação de 7 banco de dados diferentes, os quais englobam desde passagens por leilões registros de locadoras e mercado securitário. Além disso a consulta verifica a classificação do veículo.
Confira a consulta ideal
Existe alguma forma de saber se o veículo foi sinistrado?
Sim. Através da consulta Acidentes e Procedência, terá o apontamento da existência, ou não, do acionamento do sinistro.
Confira a consulta ideal
Por que saber se um veículo tem passagem por Roubo e Furto?
O veículo com passagem por Roubo e Furto sofre grande desvalorização, podendo chegar até 30% de sua tabela FIPE.
Confira a consulta ideal
Como faço para saber se o veículo é assegurável independentemente do condutor?
Através da consulta Radar Securitário você recebe uma avaliação com mais de 15 seguradoras a respeito da aceitação do seguro, preço médio e aceitação da FIPE.
Confira a consulta ideal
Consigo verificar as restrições do veículo sem o RENAVAM?
Em nossa consulta de Débitos você identifica todos os tipos de restrições, tais como alienação fiduciária (financiamento), RENAJUD, dados cadastrais estaduais e muito mais.
Confira a consulta ideal
Posso ter problemas de transferência do veículo por conta do proprietário anterior?
Sim, pois caso o proprietário atual do veículo esteja envolvido em algum processo, você terá chances de ter problemas na transferência. Através da consulta RENAJUD, você verifica a existência e número do processo.
Confira a consulta ideal