Você sabia que dá para fazer inspeção de veículos de forma digital? Pois é! Isso é resultado do avanço da tecnologia.
Então, se você quer saber como funciona uma vistoria veicular digital, continue neste post, que vamos explicar tudo sobre o assunto!
O que é a vistoria veicular digital?
A vistoria digital é um processo de inspeção de automóveis realizado de maneira eletrônica, com base em tecnologias digitais que coletam e registram informações sobre o estado do veículo.
Para isso, são utilizados dispositivos móveis, câmeras, sensores e aplicativos específicos para fazer uma avaliação eficiente, precisa e rica em detalhes.
(Leia também: Tipos de vistoria automotiva: veja os principais e o que eles avaliam).
Veja as principais vantagens da análise veicular em formato digital
Muitas pessoas ainda ficam em dúvida sobre a eficácia desse tipo de inspeção. Será que ela realmente identifica todos os pontos do veículo?
Uma coisa é fato, a proposta de fazer uma avaliação digital tem como principal objetivo agilizar o processo.
Além disso, oferece diversas outras vantagens, como:
- Desburocratização e redução de papelada
- Praticidade
- Possibilidade de armazenar e acessar facilmente os registros do carro analisado
- Possibilidade de integrar recursos, como geolocalização e datação automática, contribuindo para a autenticidade e confiabilidade das informações coletadas.
Como funciona a avaliação veicular digital? Veja o passo a passo geral!
Entenda agora como acontece o processo digital de vistoria, desde a etapa do agendamento até o envio do resultado.
Agendamento:
O proprietário do carro deve agendar a vistoria por meio do sistema utilizado pela empresa que ele escolheu, que pode ser um aplicativo ou plataforma online.
Identificação do veículo:
Ao chegar para a vistoria, o automóvel é identificado e suas informações são registradas em um sistema.
Uso de dispositivos eletrônicos:
O vistoriador faz uso de dispositivos eletrônicos, como tablets ou smartphones, equipados com câmeras e sensores para fazer a inspeção.
Registro de dados visuais:
São tiradas fotos e vídeos do carro para capturar detalhes importantes, como a carroceria, motor, pneus, vidros, entre outros.
Registro de dados técnicos:
O vistoriador pode inserir informações adicionais em relação à quilometragem, número de chassi e outros dados técnicos relevantes.
Documentação digital:
Documentos relacionados ao veículo, como o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), podem ser digitalizados e associados à vistoria.
Validação e armazenamento:
As informações coletadas são validadas e o resultado é registrado eletronicamente. Esses dados ficam armazenados em um sistema seguro.
Emissão de laudo eletrônico:
Com base nessas informações, é gerado um laudo eletrônico que irá indicar se o carro está em conformidade com as normas estabelecidas.
Envio do resultado:
Por fim, o resultado da inspeção é enviado ao dono do automóvel. Isso pode ser feito através de um aplicativo próprio da empresa vistoriadora ou por e-mail.
Como você acabou de ver, o passo a passo é bastante simples e seguro, tendo em vista que as informações ficam armazenadas em um local seguro. Um dos grandes benefícios de usar essa alternativa é a diminuição de erros.
E então, o que achou da vistoria veicular digital? Esperamos que esse conteúdo seja útil para você. E se quiser ler outras matérias como essa, é só acompanhar o blog da Autolist semanalmente. Até a próxima!
Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui embaixo!