Tipos de vistoria automotiva: veja os principais e o que eles avaliam

Publicado em 02/09/2020 / Atualizado em 08/09/2020

Uma vistoria veicular, como sabemos, tem como objetivo detectar possíveis problemas em um carro e constatar suas reais condições de uso. No entanto, é importante se lembrar que existem vários tipos de vistoria automotiva

Não é somente com a estrutura do automóvel que devemos nos atentar. Quando se fala em vistoria, temos de considerar tudo que compõe um veículo: desde a parte física até a documentação. Pensando nisso, para o post de hoje, listamos as 3 principais avaliações para explicar em que consiste cada uma delas. 

Ficou interessado pelo conteúdo? É só continuar a leitura para conferir! 

Saiba para que serve cada um dos tipos de vistoria automotiva

Entender exatamente para que serve cada tipo de vistoria é essencial para orientar o seu cliente e fechar negócios mais seguros. Confira, portanto, as 3 avaliações automotivas mais comuns:

1. Vistoria prévia 

A vistoria prévia é aquela feita quando se contrata um seguro auto. O intuito é verificar a situação geral do veículo para atestar sua regularidade e assegurar a validade da apólice da seguradora.

2. Vistoria cautelar ou de procedência

Essa você já deve tirar de letra (especialmente se acompanha nosso blog). A vistoria cautelar — ou de procedência, como muitos chamam — é uma análise cautelosa, realizada por um perita, para observar a estrutura e originalidade dos componentes de um veículo. 

Aqui é levado em conta os seguintes fatores:

  • Número do chassi e do motor
  • Etiquetas de identificação nos vidros dos carros
  • Placa do automóvel
  • Estrutura geral do veículo 
  • Equipamentos obrigatórios e de segurança 
  • Documentação 
  • Passagem por leilão 
  • Registro de roubo e furto

Para saber mais sobre essa verificação, confira nossa matéria completa: Vistoria Cautelar: por que fazer e o que é observado

3. Vistoria para transferência

Esse tipo de vistoria é solicitado quando há intenção de transferir um veículo para outra pessoa ou endereço, ou quando há alguma alteração nas características de fábrica do automóvel, para detectar adulteração, fraude e qualquer outra irregularidade.  

Em que situações é preciso fazer uma vistoria automotiva 

Agora que já apresentamos as principais opções de vistoria automotiva, veja em quais situações elas são requisitadas: 

  • Como acabamos de dizer, para fazer uma transferência do carro a um novo proprietário ou para outro endereço
  • Ao realizar um financiamento 
  • No momento em que se contrata um seguro 
  • Para apuração de danos provenientes de sinistro 
  • Para verificar o estado real e o histórico do veículo 
  • Para fazer uma venda mais segurança 
  • Em situações judiciais. 

Viu só a importância de fazer e entender cada uma dessas vistorias? Para reforçar essa avaliação, você também pode recorrer às consultas veiculares. Com elas, é possível saber se determinado carro já teve passagem por leilão, se tem registro de roubo e furto, renajud e muito mais. 

E então, o que achou desse conteúdo? Para ler outras postagens como essa, acompanhe nosso blog e nos siga nas redes sociais. Toda semana temos um novo artigo te esperando! 

Ficou alguma dúvida? Nos deixe um comentário que responderemos o quanto antes!

Notícias relacionadas
Confira as mudanças na lei de trânsito e as novas regras da CNH
Em abril de 2021, a Lei 14.071/20 entrou em vigor. Sancionada desde outubro do ano passado, a nova legislação alterou diversos pontos do CTB, principalmente em relação à CNH. Saiba então o que mudou!
Sem lacre de placa, como evitar o roubo da nova placa Mercosul
Fique por dentro de tudo sobre a nova placa Mercosul! Saiba agora o que mudou em relação a anterior, quando ela deve ser substituída e como evitar roubo!
Como consultar um veículo roubado pela placa, entenda!
Conhecer o histórico do automóvel que está em negociação é essencial para evitar cair em golpes. Confira agora como consultar um veículo roubado pela placa!
Já ouviu falar no golpe do carro roubado? Saiba mais sobre ele!
Já ouviu falar no novo golpe do carro roubado que inventaram? Neste post a gente te explica tudo sobre ele e outras fraudes comuns no meio veicular!
Reciclagem automotiva: como é feito o desmonte de peças
Você sabe como as peças automotivas usadas são recicladas no Brasil? Confira agora como funciona cada etapa do processo e os principais tipos de reciclagem utilizados no segmento automobilístico!
Super carros elétricos: a nova tendência do setor automotivo
Entenda como funcionam os carros elétricos, por que eles ainda são inacessíveis no Brasil e os lançamentos mais esperados do momento!
Confira as principais dúvidas sobre a CNH digital
Apesar de ser válida como documento oficial em todo o território nacional desde 2018, ainda existem muitas dúvidas sobre a CNH digital. Confira, então, as principais perguntas sobre a nova versão da carteira de habilitação!
Como dar baixa no desmanche de veículo: saiba mais!
Saiba como dar baixa no desmanche de veículo, quais documentos são necessários e quanto tempo demora para finalizar o processo! Acesse agora e confira!
O que você precisa saber sobre veículo com passagem por São Paulo
Você sabia que grande parte dos carros registrados no país são do estado de SP? Saiba mais sobre veículo com passagem por São Paulo agora mesmo!
Como aumentar o lucro da sua loja de veículos: 4 dicas básicas
Que lojista não quer saber como aumentar o lucro da sua loja de veículos, não é verdade? A seguir, vamos te apresentar 4 dicas práticas para isso. Confira!

#AutoDicas

Como saber se o veículo tem passagem por leilão e sua gravidade?
A consulta Leilão Prime traz informação de 7 banco de dados diferentes, os quais englobam desde passagens por leilões registros de locadoras e mercado securitário. Além disso a consulta verifica a classificação do veículo.
Confira a consulta ideal
Existe alguma forma de saber se o veículo foi sinistrado?
Sim. Através da consulta Acidentes e Procedência, terá o apontamento da existência, ou não, do acionamento do sinistro.
Confira a consulta ideal
Por que saber se um veículo tem passagem por Roubo e Furto?
O veículo com passagem por Roubo e Furto sofre grande desvalorização, podendo chegar até 30% de sua tabela FIPE.
Confira a consulta ideal
Como faço para saber se o veículo é assegurável independentemente do condutor?
Através da consulta Radar Securitário você recebe uma avaliação com mais de 15 seguradoras a respeito da aceitação do seguro, preço médio e aceitação da FIPE.
Confira a consulta ideal
Consigo verificar as restrições do veículo sem o RENAVAM?
Em nossa consulta de Débitos você identifica todos os tipos de restrições, tais como alienação fiduciária (financiamento), RENAJUD, dados cadastrais estaduais e muito mais.
Confira a consulta ideal
Posso ter problemas de transferência do veículo por conta do proprietário anterior?
Sim, pois caso o proprietário atual do veículo esteja envolvido em algum processo, você terá chances de ter problemas na transferência. Através da consulta RENAJUD, você verifica a existência e número do processo.
Confira a consulta ideal