Seguro auto: os carros da sua garagem são aceitos por algum?

Você, garagista, revendedor de seminovos e usados, já teve algum prejuízo por carros que não foram aceitos por um seguro auto? Já recebeu reclamações de clientes insatisfeitos após a compra? 

Por mais incomum que pareça, muitas lojas de veículos têm problemas por não saberem se seus automóveis atendem aos requisitos necessários para serem aceitos por uma seguradora. 

O seguro auto, como o próprio nome diz, é um recurso para assegurar o carro e o proprietário caso algum dano ou acidente mais grave aconteça. Muitas pessoas, assim que realizam a compra, pensam na cotação do seguro. 

É por essas e outras razões que é tão importante saber se os veículos que você disponibiliza em sua garagem são aceitos por alguma seguradora. No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre a essencialidade do seguro e listar os principais fatores que podem causar a recusa por parte de algumas empresas. 

E então, ficou interessado pelo conteúdo? É só continuar por aqui com a gente!

Por que você deve falar sobre o seguro auto com seus clientes

O cliente foi até sua loja, gostou de um dos modelos de carros e decidiu comprar. A documentação, forma de pagamento e contrato ficaram acertados, você vendeu e pronto. Sua responsabilidade acaba e você não tem mais nada a ver com isso, certo? Não! Não é bem assim que funciona. 

Você mais do que ninguém sabe que, ao primeiro problema que surgir, o consumidor retornará para ter uma conversa. E nem sempre esse bate-papo é agradável. Portanto, para evitar situações embaraçosas, fale com o seu cliente sobre o seguro auto

Além disso, certifique-se de que os veículos que você oferta podem ser aceitos por seguradoras. E quando não, deixe bem claro para a pessoa sobre as reais condições do automóvel. A escolha em adquirir um bem que pode ou não ser recusado por um seguro deve ser dela. 

Imagine que um de seus carros tenham sido recuperados e nenhuma seguradora o aceite. O cliente demonstra interesse por ele, resolve negociar e somente depois da venda fechada é que ele descobre que não será possível contratar o serviço, pois o automóvel está depreciado, segundo a empresa. Que situação, não? 

A dica é simples: converse franca e abertamente com o comprador, realize uma venda segura e de confiança para não causar dores de cabeça para ambas os lados.

3 fatores que podem interferir na contratação de um seguro auto

Alguns fatores podem explicar o porquê de uma empresa de seguros recusar determinado veículo. Dentre eles, os principais são:  

Carros muito antigos ou que estejam fora de linha 

Esse é um dos mais comuns. Muitas seguradoras se recusam a fazer o seguro por acreditarem que será difícil encontrar peças compatíveis se for preciso algum conserto. 

Veículos com irregularidades 

Quando falamos irregularidades, estamos nos referindo não só a estrutura, mas também a documentação do veículo, multas em aberto, problema com emplacamento e, em alguns casos, até mesmo com chassi adulterado. 

Carros reprovados pela vistoria 

A seguradora solicita uma vistoria para verificar as reais condições do automóvel. Carros com passagem por leilão, com registro de sinistro ou recuperados são avaliados cautelosamente nesse momento. Além disso, a substituição de peças também pode influenciar na decisão da empresa. 

Para saber mais sobre a vistoria, leia nosso conteúdo completo: Tipos de vistoria automotiva: veja os principais e o que eles avaliam.

Viu só por que é importante conversar com o seu cliente? Para evitar complicações, se antecipe! Faça consultas veiculares e verifique se os carros que você vende possuem algo que possa acarretar a recusa de um seguro. 

E então, o que achou desse conteúdo? Se quiser conferir outras matérias como essa, é só ficar ligado no blog da Autolist e nos seguir nas redes sociais. Toda semana temos uma nova publicação! 

Se tiver qualquer dúvida, basta nos deixar um comentário que responderemos o mais breve possível!

POSTS RELACIONADOS

Veículo não encontrado

Não localizamos nenhum veículo para placa informada converse com nosso time para tentar ajudar.

Limite diário atingido

Seu limite diário para consumo sem custo foi atingido, mais não se preocupe.
Temos planos que encaixam com sua necessidade, entre em contato com nosso time de especialistas.

Reunindo informações.... Analisando histórico.... Buscando restrições.... Gerando relatório...

Aqui estão algumas informações básicas do veículo consultado:

PLACA

CHASSI

ANO MODELO

MODELO

COR

LEILÃO

DÉBITOS

SINISTROS

ACIDENTES

Faz consultas com frequência?

Temos planos com soluções completas para você que é revendedor, concessionária ou atua em outra área do setor automotivo e faz consultas veiculares com frequência! Converse agora com os nossos consultores para saber mais!

Olá, posso ajudar?