Super carros elétricos: a nova tendência do setor automotivo

Apesar de ainda não serem tão dominantes e acessíveis no Brasil, a história dos veículos eletrificados não tem nada de recente e já é bem avançada em outros países. A verdade é que agora estamos nos deparando com uma nova tendência no setor automotivo: os super carros elétricos

São diversos modelos sendo produzidos e esperados pelo público. Por isso, no post de hoje vamos falar um pouco sobre como funciona o sistema elétrico, por que ele ainda é uma opção de difícil aquisição no Brasil e apresentar alguns dos lançamentos mais aguardados no mercado. 

Para conferir, é só continuar a leitura! 

Como funciona o sistema dos carros elétricos

Os automóveis elétricos foram pensados como uma substituição sustentável aos modelos movidos por combustíveis fósseis. Isso porque eles provocam muito menos gases poluentes, diminuindo o impacto ambiental. 

A grande diferença é que eles funcionam através de uma corrente elétrica, contando com 4 componentes essenciais: bateria, inversor, sistema para recuperar energia e motor de indução. 

A bateria, como sabemos, é a peça responsável por fazer o armazenamento de energia que o carro precisa para rodar. Já o inversor transforma a corrente elétrica contínua em alternada e a transfere para o motor de indução. Essa carga elétrica levada ao motor é o que permite o veículo se mover. 

Outro ponto importante a ser ressaltado sobre os automóveis eletrificados é a ausência de ruídos. Por usar eletricidade, o mecanismo do motor sofre bem menos atrito do que um motor de combustível. Dessa forma, a aceleração e a condução do veículo ficam muito mais leves. 

Por que os veículos elétricos ainda são inacessíveis no Brasil 

Não que eles não tenham chegado por aqui, já temos opções de grandes marcas disponibilizadas no país, como Nissan Leaf, Renault Zoe, Chevrolet Bolt, BMW i3, Audi E-tron, entre vários outros. 

No entanto, mesmo para os modelos considerados mais simples, os valores são bem diferentes se comparado com os veículos de combustível. 

Essa precificação alta dos carros elétricos no Brasil pode ser explicada por alguns fatores. Primeiro, as indústrias para essa tecnologia ainda passam por várias fases de testes. Segundo, não existe um grande estímulo governamental para esse nicho. E em terceiro lugar, estruturar pontos de recarga pelo país é um desafio e tanto.

Os lançamentos mais esperados do mercado de veículos elétricos 

Alguns lançamentos de automóveis elétricos merecem destaque. A seguir, listamos os modelos que estão sendo bem comentados:

  • Tesla Model S 2021: muito mais luxuoso por dentro do que a versão atual, sua autonomia chega a quase 840 km.
  • Mini Cooper SE da BMW, com autonomia de 230 km e potência de 184 cv.
  • E-transit e Mustang Mach-E da Ford 
  • Volvo XC40 Recharge 
  • Hummer EV e Cadillac LYRIC da GM.

E então, o que achou deste conteúdo? Para ler outras matérias com dicas, curiosidades, informações e consultas veiculares, é só continuar acompanhando nosso blog e nos seguir nas redes sociais. Até a próxima!

POSTS RELACIONADOS

Olá, posso ajudar?