Super carros elétricos: a nova tendência do setor automotivo

Publicado em 11/06/2021 / Atualizado em 17/06/2021

Apesar de ainda não serem tão dominantes e acessíveis no Brasil, a história dos veículos eletrificados não tem nada de recente e já é bem avançada em outros países. A verdade é que agora estamos nos deparando com uma nova tendência no setor automotivo: os super carros elétricos

São diversos modelos sendo produzidos e esperados pelo público. Por isso, no post de hoje vamos falar um pouco sobre como funciona o sistema elétrico, por que ele ainda é uma opção de difícil aquisição no Brasil e apresentar alguns dos lançamentos mais aguardados no mercado. 

Para conferir, é só continuar a leitura! 

Como funciona o sistema dos carros elétricos

Os automóveis elétricos foram pensados como uma substituição sustentável aos modelos movidos por combustíveis fósseis. Isso porque eles provocam muito menos gases poluentes, diminuindo o impacto ambiental. 

A grande diferença é que eles funcionam através de uma corrente elétrica, contando com 4 componentes essenciais: bateria, inversor, sistema para recuperar energia e motor de indução. 

A bateria, como sabemos, é a peça responsável por fazer o armazenamento de energia que o carro precisa para rodar. Já o inversor transforma a corrente elétrica contínua em alternada e a transfere para o motor de indução. Essa carga elétrica levada ao motor é o que permite o veículo se mover. 

Outro ponto importante a ser ressaltado sobre os automóveis eletrificados é a ausência de ruídos. Por usar eletricidade, o mecanismo do motor sofre bem menos atrito do que um motor de combustível. Dessa forma, a aceleração e a condução do veículo ficam muito mais leves. 

Por que os veículos elétricos ainda são inacessíveis no Brasil 

Não que eles não tenham chegado por aqui, já temos opções de grandes marcas disponibilizadas no país, como Nissan Leaf, Renault Zoe, Chevrolet Bolt, BMW i3, Audi E-tron, entre vários outros. 

No entanto, mesmo para os modelos considerados mais simples, os valores são bem diferentes se comparado com os veículos de combustível. 

Essa precificação alta dos carros elétricos no Brasil pode ser explicada por alguns fatores. Primeiro, as indústrias para essa tecnologia ainda passam por várias fases de testes. Segundo, não existe um grande estímulo governamental para esse nicho. E em terceiro lugar, estruturar pontos de recarga pelo país é um desafio e tanto.

Os lançamentos mais esperados do mercado de veículos elétricos 

Alguns lançamentos de automóveis elétricos merecem destaque. A seguir, listamos os modelos que estão sendo bem comentados:

  • Tesla Model S 2021: muito mais luxuoso por dentro do que a versão atual, sua autonomia chega a quase 840 km.
  • Mini Cooper SE da BMW, com autonomia de 230 km e potência de 184 cv.
  • E-transit e Mustang Mach-E da Ford 
  • Volvo XC40 Recharge 
  • Hummer EV e Cadillac LYRIC da GM.

E então, o que achou deste conteúdo? Para ler outras matérias com dicas, curiosidades, informações e consultas veiculares, é só continuar acompanhando nosso blog e nos seguir nas redes sociais. Até a próxima!

Notícias relacionadas
Conheça o novo serviço de emissão de CRLV-e da AutoList
Desde 04 de janeiro deste ano, o CRV e CLA foram integrados e se tornaram o CRLV-e, um documento único e digital. Saiba mais sobre ele e como funciona o novo serviço de emissão de CRLV-e da AutoList!
Reciclagem automotiva: como é feito o desmonte de peças
Você sabe como as peças automotivas usadas são recicladas no Brasil? Confira agora como funciona cada etapa do processo e os principais tipos de reciclagem utilizados no segmento automobilístico!
Confira as mudanças na lei de trânsito e as novas regras da CNH
Em abril de 2021, a Lei 14.071/20 entrou em vigor. Sancionada desde outubro do ano passado, a nova legislação alterou diversos pontos do CTB, principalmente em relação à CNH. Saiba então o que mudou!
O que é multa Renainf? Saiba tudo sobre ela!
Já ouviu falar em multa Renainf? A seguir, vamos te explicar o que é essa infração, como ela funciona e como consultá-la. Confira!
Já ouviu falar no golpe do carro roubado? Saiba mais sobre ele!
Já ouviu falar no novo golpe do carro roubado que inventaram? Neste post a gente te explica tudo sobre ele e outras fraudes comuns no meio veicular!
O que aconteceu com a consulta de proprietários anteriores?
Em 2018 a FENASEG interrompeu a disponibilização da informação de proprietários anteriores. Você sabia qual era a origem dessa informação?
Tipos de vistoria automotiva: veja os principais e o que eles avaliam
Saber as reais condições do veículo na hora de fechar um negócio é essencial. Confira agora os principais tipos de vistoria automotiva e para que servem!
Veja o que não fazer na revenda de carros seminovos e usados
A aplicação de golpes ainda é comum no meio veicular. Saiba quais as principais fraudes cometidas e veja o que não fazer na sua revenda de carros seminovos e usados!
10 modelos de veículos que mais valorizaram no final de 2020
Um levantamento feito nos últimos meses do ano passado, revelou uma situação atípica no setor automotivo: alguns veículos seminovos foram valorizados. Confira agora quais são os modelos!
Histórico do veículo: confira 6 pontos que devem ser analisados!
As aparências podem enganar! Não basta olhar somente a estrutura do carro no momento de fechar um negócio, o histórico do veículo é capaz de revelar muito mais do que a sua boa estética. Confira, portanto, 6 fatores que devem ser analisados!

#AutoDicas

Como saber se o veículo tem passagem por leilão e sua gravidade?
A consulta Leilão Prime traz informação de 7 banco de dados diferentes, os quais englobam desde passagens por leilões registros de locadoras e mercado securitário. Além disso a consulta verifica a classificação do veículo.
Confira a consulta ideal
Existe alguma forma de saber se o veículo foi sinistrado?
Sim. Através da consulta Acidentes e Procedência, terá o apontamento da existência, ou não, do acionamento do sinistro.
Confira a consulta ideal
Por que saber se um veículo tem passagem por Roubo e Furto?
O veículo com passagem por Roubo e Furto sofre grande desvalorização, podendo chegar até 30% de sua tabela FIPE.
Confira a consulta ideal
Como faço para saber se o veículo é assegurável independentemente do condutor?
Através da consulta Radar Securitário você recebe uma avaliação com mais de 15 seguradoras a respeito da aceitação do seguro, preço médio e aceitação da FIPE.
Confira a consulta ideal
Consigo verificar as restrições do veículo sem o RENAVAM?
Em nossa consulta de Débitos você identifica todos os tipos de restrições, tais como alienação fiduciária (financiamento), RENAJUD, dados cadastrais estaduais e muito mais.
Confira a consulta ideal
Posso ter problemas de transferência do veículo por conta do proprietário anterior?
Sim, pois caso o proprietário atual do veículo esteja envolvido em algum processo, você terá chances de ter problemas na transferência. Através da consulta RENAJUD, você verifica a existência e número do processo.
Confira a consulta ideal