Sem lacre de placa, como evitar o roubo da nova placa Mercosul

Com a chegada da nova placa Mercosul, o uso do lacre que era fixado nos modelos antigos deixou de ser utilizado. O objetivo da troca foi de facilitar a vida do proprietário, no entanto, percebeu-se um aumento nos casos de carros roubados

Por isso, se você adquiriu ou tem um automóvel já com a nova versão, trouxemos uma dica básica de como evitar o roubo da placa Mercosul. Continue a leitura para acompanhar! 

Nova placa Mercosul: como funciona, quando ela deve ser substituída  

Chama-se Mercosul, exatamente por se enquadrar aos padrões do bloco Mercosul. Quer dizer que todos os países que fazem parte desse grupo econômico (Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina), terão as PIV (Placa de Identificação Veicular) padronizadas.  

Contudo, muitos carros ainda estão emplacados com a versão antiga. Mas, embora o uso do novo modelo tenha se tornado obrigatório a partir de 2020, a discussão sobre sua implementação está em pauta desde 2014. 

Assim, dá-se a obrigatoriedade nas seguintes situações: 

  • Para o primeiro emplacamento do veículo
  • Em caso de transferência de município 
  • Para a troca de categoria do veículo. Por exemplo, um táxi que se torna carro de passeio 
  • Se houver danos e problemas de legibilidade que reprovem a placa em uma vistoria.

Quais as mudanças do novo modelo de placa

A nova chapa mantém os 7 dígitos, porém, diferente da anterior, ela possui 4 letras e 3 algarismos. Dessa forma, a possibilidades de combinações das placas passam de 175 milhões para cerca de 450 milhões. 

Outra alteração que pudemos perceber foi a substituição da tarja preta que havia com o nome da cidade por outra azul apenas com o nome do país. As cores dos elementos alfanuméricos também mudam conforme a função do automóvel. Veja: 

  • Preto: veículos particulares 
  • Azul: carros comerciais, de autoescola e táxis 
  • Vermelho: veículos oficiais 
  • Verde: carros de testes 
  • Dourado: veículos diplomáticos 
  • Prata: carros de coleção 

Além disso, o novo modelo conta com gravações a laser, número de série com criptografia e QR Code, com o qual é possível descobrir todos os dados do automóvel e até mesmo informações de clonagem.

Como evitar o roubo da placa Mercosul?

Embora a mudança tenha tido o intuito de trazer melhorias e mais segurança ao dono do veículo, as ocorrências de roubo e furto não cessaram. Há quem diga, inclusive, que o problema aumentou. E o motivo é a ausência do selo e do arame que lacravam a peça no carro, podendo ser retirada agora com mais facilidade. 

Desse modo, muitas pessoas trocam o parafuso que é adicionado no emplacamento por outro para dificultar a ação de bandidos. Entre os mais usados, estão os parafusos sextavados com porcas; parafusos Torx; parafusos Allen. 

Ambas as opções deixam a chapa mais fixa e precisam de chaves específicas para serem removidas, o que tende a gerar mais segurança à PIV. 

E então, gostou deste conteúdo? Para ler outras postagens com dicas, informações e soluções veiculares, é só ficar de olho em nosso blog e seguir as nossas redes sociais! Até a próxima! 

POSTS RELACIONADOS

Veículo não encontrado

Não localizamos nenhum veículo para placa informada converse com nosso time para tentar ajudar.

Limite diário atingido

Seu limite diário para consumo sem custo foi atingido, mais não se preocupe.
Temos planos que encaixam com sua necessidade, entre em contato com nosso time de especialistas.

Reunindo informações.... Analisando histórico.... Buscando restrições.... Gerando relatório...

Aqui estão algumas informações básicas do veículo consultado:

PLACA

CHASSI

ANO MODELO

MODELO

COR

LEILÃO

DÉBITOS

SINISTROS

ACIDENTES

Faz consultas com frequência?

Temos planos com soluções completas para você que é revendedor, concessionária ou atua em outra área do setor automotivo e faz consultas veiculares com frequência! Converse agora com os nossos consultores para saber mais!

Olá, posso ajudar?