Você precisa conhecer: 6 novas tecnologias automotiva

A tecnologia automotiva evolui de forma inacreditável. Se alguns anos atrás não nos passava pela cabeça a possibilidade de fazer um espelhamento do celular para a central multimídia, imagina só o que está por vir… 

A verdade é que o segmento não para de inovar e já existem várias novidades na área. Por isso, no post de hoje você vai conferir 6 dessas super tecnologias que foram ou estão sendo projetadas. Continue a leitura para saber mais! 

Tecnologia automotiva: 6 novidades que devem chegar para ficar! 

Grandes marcas do mercado trabalham incessantemente para trazerem componentes e sistemas inteligentes que muitas vezes nem pensamos ser possível. Acompanhe, então, algumas inovações que provavelmente vão nos surpreender:

Quebra-sol inteligente 

Esse já faz parte do nosso dia a dia há tempos. Porém, ainda que o quebra-sol convencional ou para-sol, como também chamado, ajude a reduzir o incômodo causado pelo sol no momento de dirigir, ele também pode diminuir o campo de visão do motorista. 

Por essa razão, a marca Bosch teve a ideia de criar um para-sol eletrônico, o Virtual Visor, composto por uma tela LCD, com uma câmera que fica voltada para o condutor.  

A inteligência artificial utilizada para o quebra-sol elétrico consegue identificar se a incidência do sol está atrapalhando a visão do motorista, que tende a fechar e forçar os olhos, para gerar um bloqueio da luz. 

Som ambiente sem alto-faltante 

É até difícil imaginar ouvir som sem alto-falante, não é? 

Desenvolvida a partir da parceria da Continental com a Sennheiser, uma empresa alemã de sistemas de áudio, a proposta elimina os alto-falantes e usa apenas vibrações para emitir sons. Para isso, são necessários dois atuadores eletromecânicos que fazem com que os componentes do veículo vibrem e, assim, emitam o som no volume que a pessoa desejar. 

Mais um fator que merece destaque sobre essa inovação, é a diminuição de cabeamento elétrico e itens no interior do automóvel, o que, consequentemente, o deixará mais leve. 

Veículo movido a água 

Talvez você já tenha ouvido falar sobre o QUANT e-Sportlimousine, o carro esportivo projetado pela empresa NanoFLOWCELL, que utiliza água salgada para gerar energia e movimentar os motores. 

Embora pareça uma realidade distante, o modelo recebeu autorização para rodar nas ruas da Alemanha e pela Europa. 

O mais interessante é que o automóvel foi planejado através de uma tecnologia embasada em um estudo da NASA nos anos 70, nomeado de NanoFLOWCELL Ag. 

A grande vantagem do veículo, portanto, é a autonomia elétrica de até 600 km, muito maior do que os carros elétricos comuns. Essa diferença se dá pela bateria química usada no QUANT e-Sportlimousine, enquanto os modelos tradicionais normalmente contam com baterias de íon de lítio.  

Banco antissono 

Em parceria com a Woodbridge e o Centro Multidisciplinar de Sonolência e Acidentes (CEMSA), a empresa Marcopolo teve a ideia de criar um assento com função antissono para afastar o sono dos condutores.

Conhecida como Antisleep, a poltrona provoca vibrações eletrônicas, refrigeração e aquecimento para “distrair o sono” e aumentar o estado de alerta do motorista. 

Carro com itens reciclados 

Outra invenção que está sendo estudada, e que está em desenvolvimento, é o Fisker Ocean, um carro da montadora Fisker Inc, que possui tapetes feitos com garrafas PETs e com redes recicladas de pesca, elementos construídos a partir de camisetas recicladas e borrachas de vedação feitas com pneus usados

Apesar de ainda ser um projeto e demandar testes, é bem provável que este seja o futuro para muitas peças automotivas. 

E então, gostou deste conteúdo? Para ler outras matérias como essa, com dicas e soluções veiculares, é só ficar de olho em nosso blog e nos seguir nas redes sociais. Até a próxima! 

POSTS RELACIONADOS

Olá, posso ajudar?