Você precisa conhecer: 6 novas tecnologias automotiva

Publicado em 09/08/2021 / Atualizado em 12/08/2021

A tecnologia automotiva evolui de forma inacreditável. Se alguns anos atrás não nos passava pela cabeça a possibilidade de fazer um espelhamento do celular para a central multimídia, imagina só o que está por vir… 

A verdade é que o segmento não para de inovar e já existem várias novidades na área. Por isso, no post de hoje você vai conferir 6 dessas super tecnologias que foram ou estão sendo projetadas. Continue a leitura para saber mais! 

Tecnologia automotiva: 6 novidades que devem chegar para ficar! 

Grandes marcas do mercado trabalham incessantemente para trazerem componentes e sistemas inteligentes que muitas vezes nem pensamos ser possível. Acompanhe, então, algumas inovações que provavelmente vão nos surpreender:

Quebra-sol inteligente 

Esse já faz parte do nosso dia a dia há tempos. Porém, ainda que o quebra-sol convencional ou para-sol, como também chamado, ajude a reduzir o incômodo causado pelo sol no momento de dirigir, ele também pode diminuir o campo de visão do motorista. 

Por essa razão, a marca Bosch teve a ideia de criar um para-sol eletrônico, o Virtual Visor, composto por uma tela LCD, com uma câmera que fica voltada para o condutor.  

A inteligência artificial utilizada para o quebra-sol elétrico consegue identificar se a incidência do sol está atrapalhando a visão do motorista, que tende a fechar e forçar os olhos, para gerar um bloqueio da luz. 

Som ambiente sem alto-faltante 

É até difícil imaginar ouvir som sem alto-falante, não é? 

Desenvolvida a partir da parceria da Continental com a Sennheiser, uma empresa alemã de sistemas de áudio, a proposta elimina os alto-falantes e usa apenas vibrações para emitir sons. Para isso, são necessários dois atuadores eletromecânicos que fazem com que os componentes do veículo vibrem e, assim, emitam o som no volume que a pessoa desejar. 

Mais um fator que merece destaque sobre essa inovação, é a diminuição de cabeamento elétrico e itens no interior do automóvel, o que, consequentemente, o deixará mais leve. 

Veículo movido a água 

Talvez você já tenha ouvido falar sobre o QUANT e-Sportlimousine, o carro esportivo projetado pela empresa NanoFLOWCELL, que utiliza água salgada para gerar energia e movimentar os motores. 

Embora pareça uma realidade distante, o modelo recebeu autorização para rodar nas ruas da Alemanha e pela Europa. 

O mais interessante é que o automóvel foi planejado através de uma tecnologia embasada em um estudo da NASA nos anos 70, nomeado de NanoFLOWCELL Ag. 

A grande vantagem do veículo, portanto, é a autonomia elétrica de até 600 km, muito maior do que os carros elétricos comuns. Essa diferença se dá pela bateria química usada no QUANT e-Sportlimousine, enquanto os modelos tradicionais normalmente contam com baterias de íon de lítio.  

Banco antissono 

Em parceria com a Woodbridge e o Centro Multidisciplinar de Sonolência e Acidentes (CEMSA), a empresa Marcopolo teve a ideia de criar um assento com função antissono para afastar o sono dos condutores.

Conhecida como Antisleep, a poltrona provoca vibrações eletrônicas, refrigeração e aquecimento para “distrair o sono” e aumentar o estado de alerta do motorista. 

Carro com itens reciclados 

Outra invenção que está sendo estudada, e que está em desenvolvimento, é o Fisker Ocean, um carro da montadora Fisker Inc, que possui tapetes feitos com garrafas PETs e com redes recicladas de pesca, elementos construídos a partir de camisetas recicladas e borrachas de vedação feitas com pneus usados

Apesar de ainda ser um projeto e demandar testes, é bem provável que este seja o futuro para muitas peças automotivas. 

E então, gostou deste conteúdo? Para ler outras matérias como essa, com dicas e soluções veiculares, é só ficar de olho em nosso blog e nos seguir nas redes sociais. Até a próxima! 

Notícias relacionadas
Tipos de vistoria automotiva: veja os principais e o que eles avaliam
Saber as reais condições do veículo na hora de fechar um negócio é essencial. Confira agora os principais tipos de vistoria automotiva e para que servem!
5 dicas de como aumentar as vendas no final do ano
O final do ano chegou! Quer saber como aumentar as vendas da sua revenda de veículos? Dá uma olhadas nas dicas práticas que preparamos!
Carros de repasse: veja como trabalhar com eles!
Carros de repasse sempre deixam dúvidas para os revendedores de veículos. Será que vale a pena trabalhar com eles? Saiba mais agora mesmo!
Saiba como funciona a consulta de Proprietários Anteriores da AutoList
Saiba mais sobre a consulta de Proprietários Anteriores da AutoList e confira o que mudou com a nova regulamentação da Lei Geral de Proteção de Dados!
10 modelos de veículos que mais valorizaram no final de 2020
Um levantamento feito nos últimos meses do ano passado, revelou uma situação atípica no setor automotivo: alguns veículos seminovos foram valorizados. Confira agora quais são os modelos!
Confira as principais dúvidas sobre a CNH digital
Apesar de ser válida como documento oficial em todo o território nacional desde 2018, ainda existem muitas dúvidas sobre a CNH digital. Confira, então, as principais perguntas sobre a nova versão da carteira de habilitação!
3 Situações que podem atrapalhar a transferência de veículo
Algumas situações podem impedir a transferência de veículos. Confira agora quais são e veja também as consequências acarretadas por uma transferência incorreta.
Garantia de motor e caixa: como funciona? O que diz a lei?
A garantia de motor e caixa é um ponto que sempre causa dúvidas aos consumidores e revendedoras. Entenda agora como funciona na prática e o que diz a lei!
Restrições judiciais de veículo: o que você precisa saber
Com certeza você já ouviu falar do Renajud, mas você conhece todos os tipos de restrições judiciais de veículo? Sabe como elas funcionam, por que ocorre o bloqueio e como identificá-las? Confira tudo agora!
O que você precisa saber sobre a LGPD para sua revenda de veículos
Entenda qual a proposta da LGPD (Lei Geral da Proteção de Dados) e o que deve ser adaptado em sua revenda!

#AutoDicas

Como saber se o veículo tem passagem por leilão e sua gravidade?
A consulta Leilão Prime traz informação de 7 banco de dados diferentes, os quais englobam desde passagens por leilões registros de locadoras e mercado securitário. Além disso a consulta verifica a classificação do veículo.
Confira a consulta ideal
Existe alguma forma de saber se o veículo foi sinistrado?
Sim. Através da consulta Acidentes e Procedência, terá o apontamento da existência, ou não, do acionamento do sinistro.
Confira a consulta ideal
Por que saber se um veículo tem passagem por Roubo e Furto?
O veículo com passagem por Roubo e Furto sofre grande desvalorização, podendo chegar até 30% de sua tabela FIPE.
Confira a consulta ideal
Como faço para saber se o veículo é assegurável independentemente do condutor?
Através da consulta Radar Securitário você recebe uma avaliação com mais de 15 seguradoras a respeito da aceitação do seguro, preço médio e aceitação da FIPE.
Confira a consulta ideal
Consigo verificar as restrições do veículo sem o RENAVAM?
Em nossa consulta de Débitos você identifica todos os tipos de restrições, tais como alienação fiduciária (financiamento), RENAJUD, dados cadastrais estaduais e muito mais.
Confira a consulta ideal
Posso ter problemas de transferência do veículo por conta do proprietário anterior?
Sim, pois caso o proprietário atual do veículo esteja envolvido em algum processo, você terá chances de ter problemas na transferência. Através da consulta RENAJUD, você verifica a existência e número do processo.
Confira a consulta ideal