Já ouviu falar no golpe do carro roubado? Saiba mais sobre ele!

Publicado em 13/05/2021 / Atualizado em 20/05/2021

Já ouviu falar no golpe do carro roubado que inventaram nos últimos meses?

Os golpistas não perdem tempo e estão sempre buscando uma forma diferente para atacar. Mas agora parece que eles terão um pouco mais de trabalho se tentarem aplicar a mesma fraude. 

Estamos nos referindo a um estelionato que veio a público no começo deste ano, em SP, e fez com que o Detran do estado suspendesse o acesso às fotos de vistoria dos veículos registrados por lá. 

Para entender melhor sobre o assunto e evitar cair em alguma fraude parecida, é só continuar a leitura deste artigo! 

Golpe do carro roubado e a suspensão de fotos de vistoria de veículos 

O golpe foi registrado em Campinas alguns meses atrás. Mesmo que você não seja de São Paulo, vale a pena entender sobre esse tipo de fraude para se prevenir contra situações semelhantes. 

Não foram só duas ou três vezes que o estelionato aconteceu. Bandidos ficavam de olho em donos que anunciavam nas redes sociais que seus carros haviam sido roubados. Nessas publicações, geralmente continham o número da placa e imagens do automóvel para que as pessoas conseguissem identificá-lo. 

A partir disso, os golpistas entravam em contato com o proprietário, alegando que sabiam o paradeiro do veículo e pediam uma quantia em dinheiro para devolvê-lo. Para convencer o dono, eles ainda utilizavam as fotos de vistoria do carro baixadas no site do Detran. 

E se foram retiradas do Detran, quem vai duvidar, não é mesmo? Mas foi por conta desses crimes que o Departamento de Trânsito decidiu pela suspensão do acesso às imagens de vistoria. 

Segundo Juan Sanches, diretor de veículos do órgão estadual, não disponibilizar as imagens no portal e aplicativo do Detran-SP é uma forma de proteger o dono do automóvel contra golpes e fraudes. As fotos podem ser acessadas agora somente pelo proprietário através de um login e senha. 

3 golpes muito comuns aplicados no meio veicular 

A aplicação de golpes envolvendo veículos é mais recorrente do que imaginamos. Por isso, vale a pena ficar atento às fraudes que mais costumam ser cometidas: 

Carro dublê 

Carro dublê ou clonado, como é conhecido, é uma espécie de golpe normalmente usado para disfarçar um automóvel que não atende aos requisitos legais para circular. Os fraudadores já possuem técnicas para clonar a numeração sem levantar suspeitas e, assim, vendem veículos duplicados, totalmente irregulares. 

Você pode ler mais sobre o assunto em nosso post completo: Veículo clonado: como funciona? O que fazer nessa situação?

Anúncios de venda online de carros falsos 

A venda de veículos online não é mais novidade, a prática tem ganhado cada vez mais força. No entanto, é importante ficar de olho aos golpistas de plantão. Existem muitos anúncios na internet com preços abaixo dos que são praticados no mercado. 

Quando a pessoa demonstra interesse no automóvel e faz toda a negociação, é solicitado um valor como adiantamento. Depois do pagamento, o comprador descobre que o carro sequer existe e que as imagens divulgadas eram falsas. 

Golpe do sinal 

Esse é um dos casos que ocorrem com maior frequência. O golpista anuncia o veículo na internet também com um valor que chama atenção (abaixo do que é vendido no mercado). Ao marcar o encontro com o interessado, ele pede um sinal, ou seja, um depósito adiantado. 

Para isso, é passada a conta de um laranja para o comprador enviar o dinheiro. A justificativa usada é que há outros interessados no automóvel. Acontece que a entrega do veículo não acontece e a pessoa ainda perde o dinheiro.

Leia mais sobre o assunto em: O que não fazer na revenda de carros seminovos e usados.

Atenção, portanto, é ponto essencial quando se trata de negociação com veículos. Tenha cuidado para não passar por situações como essas.

E então, o que achou deste conteúdo? Para ler outras postagens como essa, continue acompanhando o blog da AutoList e nos siga nas redes sociais! Até a próxima!

Avaliar 0

(0)

Notícias relacionadas
Ações de marketing para aumentar as vendas na sua revenda de veículos
Já pensou em utilizar ações de marketing para aumentar as vendas da sua revenda de carros? Confira agora 5 dicas práticas que podem tornar o seu negócio mais visível no meio digital!
Revisão de carro: como preparar os veículos da sua revenda
A revisão de carro é uma forma de garantir melhores negociações para sua revenda. Por isso, listamos 5 fatores que merecem ser avaliados antes da venda acontecer. Confira já!
Veículo clonado: como funciona? O que fazer nessa situação?
Veículo clonado é um tipo de fraude mais comum do que imaginamos. Saiba, portanto, como identificar uma clonagem e o que fazer nessa situação.
O que é e como funciona a dupla transferência de veículo
Saiba agora mesmo o que é a dupla transferência de veículo e entenda como funciona o processo!
Veja o que não fazer na revenda de carros seminovos e usados
A aplicação de golpes ainda é comum no meio veicular. Saiba quais as principais fraudes cometidas e veja o que não fazer na sua revenda de carros seminovos e usados!
Vistoria cautelar: por que fazer e o que é observado
A vistoria cautelar é um ponto importantíssimo para garantir negociações mais seguras. Saiba por que e como fazê-la e o que é observado na avaliação!
Carros de repasse: veja como trabalhar com eles!
Carros de repasse sempre deixam dúvidas para os revendedores de veículos. Será que vale a pena trabalhar com eles? Saiba mais agora mesmo!
Entenda por que indicar o seguro auto ao seu cliente
Você indica o seguro auto aos seus clientes quando fecha uma venda? Confira agora a importância de conscientizá-los sobre as vantagens do serviço!
Confira os principais tipos de financiamento de carro
Financiar é a melhor alternativa quando não se tem a quantia necessária para pagar um veículo à vista. Mas é preciso entender como funciona o processo. Veja, portanto, os principais tipos de financiamento de carro!
Responsabilidades na revenda de veículos, o que você precisa saber
Uma venda não termina quando o cliente faz o pagamento. Saiba quais as responsabilidades na revenda de veículos que você precisa ter!

#AutoDicas

Como saber se o veículo tem passagem por leilão e sua gravidade?
A consulta Leilão Prime traz informação de 7 banco de dados diferentes, os quais englobam desde passagens por leilões registros de locadoras e mercado securitário. Além disso a consulta verifica a classificação do veículo.
Confira a consulta ideal
Existe alguma forma de saber se o veículo foi sinistrado?
Sim. Através da consulta Acidentes e Procedência, terá o apontamento da existência, ou não, do acionamento do sinistro.
Confira a consulta ideal
Por que saber se um veículo tem passagem por Roubo e Furto?
O veículo com passagem por Roubo e Furto sofre grande desvalorização, podendo chegar até 30% de sua tabela FIPE.
Confira a consulta ideal
Como faço para saber se o veículo é assegurável independentemente do condutor?
Através da consulta Radar Securitário você recebe uma avaliação com mais de 15 seguradoras a respeito da aceitação do seguro, preço médio e aceitação da FIPE.
Confira a consulta ideal
Consigo verificar as restrições do veículo sem o RENAVAM?
Em nossa consulta de Débitos você identifica todos os tipos de restrições, tais como alienação fiduciária (financiamento), RENAJUD, dados cadastrais estaduais e muito mais.
Confira a consulta ideal
Posso ter problemas de transferência do veículo por conta do proprietário anterior?
Sim, pois caso o proprietário atual do veículo esteja envolvido em algum processo, você terá chances de ter problemas na transferência. Através da consulta RENAJUD, você verifica a existência e número do processo.
Confira a consulta ideal