7 Cuidados com o carro no inverno

Até mesmo os veículos estão passíveis de sofrerem com as mudanças climáticas. Por isso, é preciso ter alguns cuidados com o carro no inverno. 

Como o Brasil é um país tropical, com períodos muito maiores de calor, muitos motoristas simplesmente não se atentam a estes pontos durante a época do frio. 

Sabendo disso, no post de hoje, selecionamos 7 cuidados básicos para preservar as boas condições do automóvel. Afinal de contas, esses danos podem gerar complicações a longo prazo e interferir em uma negociação de compra ou venda posteriormente. 

Quer saber como cuidar do carro no inverno? Então, continue a leitura! 

Confira agora 7 cuidados com o carro no inverno 

Da gasolina no reservatório ao aquecedor, todo cuidado com o veículo no inverno serve para garantir seu bom funcionamento e a segurança de quem for conduzi-lo. Portanto, veja agora os principais fatores que devem ser observados: 

1. Verifique a calibragem dos pneus 

Vamos começar pelos pneus. É muito importante verificar a pressão dos pneus, pois eles tendem a ficar descalibrados em épocas muito geladas (principalmente para quem dirige sobre o gelo e neve, ainda que sejam condições raras no Brasil).

Não se esqueça de seguir os valores de calibragem indicados pela fabricante do veículo. 

2. Atenção ao dar partida

É muito comum tentar dar partida no inverno e o carro não ligar, especialmente os que são movidos a álcool. 

É justamente por isso que alguns veículos contam com o tanque reservatório para adicionar gasolina e facilitar ao ligar. 

3. Sistema de arrefecimento 

Certifique-se de que o ventilador, os controles de temperatura e os desembaraçadores estão funcionando normalmente. Isso porque se a temperatura estiver muito baixa, o líquido do arrefecimento pode congelar.

Caso aconteça, o motor pode ficar prejudicado. Sendo assim, é essencial fazer a substituição do líquido regularmente, seguindo as indicações da fabricante, e manter o sistema aditivo na proporção adequada. 

4. Lembre-se de verificar as condições da bateria 

A bateria pode perder desempenho em climas muito frios, já que precisa se esforçar mais. 

Para evitar situações de estresse, o recomendado é fazer revisões regulares, evitar dar partida com outros componentes ligados, como luz, som, para poupar a energia. Se sentir necessidade, limpe os terminais da bateria para garantir uma conexão adequada.

5. Higienize o veículo internamente, principalmente o aquecedor 

Normalmente, dirigimos com os vidros todos fechados. Esse ato, que parece tão inofensivo, para proteger contra o frio, pode trazer malefícios à saúde. A falta de circulação e troca do ar, faz com que fungos e bactérias se acumulem. 

A preocupação com a limpeza interna deve dobrar quando pensamos no aquecedor. Como o item costuma ser pouco utilizado (já que na maior parte do ano faz calor por aqui), essa concentração de bactérias tende a aumentar, podendo causar problemas respiratórios. 

6. Certifique-se de as luzes estão funcionando 

Geralmente, há muita presença de neblina no inverno. Por isso, observe se todos os faróis estão funcionando. Lembre-se que as luzes são fundamentais para garantir a visibilidade do motorista e evitar que ocorram acidentes. 

7. Se necessário, leve o veículo a uma oficina 

Se perceber qualquer irregularidade com o automóvel, não hesite em levá-lo a uma oficina de sua confiança. 

Medidas preventivas são sempre bem-vindas e geram economia a longo prazo, ainda mais se você estiver pensando em negociar o carro no futuro. 

Essas são apenas dicas gerais. É válido ficar sempre de olho nas recomendações da montadora para reforçar os cuidados com o carro no inverno. 

Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você. Se quiser ler outras matérias como essa, é só acessar nosso blog semanalmente e seguir as nossas redes sociais. Até a próxima! 

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui embaixo que responderemos o mais breve possível!

POSTS RELACIONADOS

Olá, posso ajudar?